João Guilherme Faria da Costa

 
Arquiteto / Urbanista (Sintra, 1906 - Lisboa, 1971)
 
 

DADOS FAMILIARES:

Casa com Cristina Maria da Silva Faria da Costa, com quem tem dois filhos Francisco Guilherme Faria da Costa e José João Faria da Costa.

EDUCAÇÃO
E FORMAÇÃO:

193[3/4] — Conclusão do curso de Arquitetura, Escola de Belas-Artes de Lisboa.

1935 — Conclusão do curso de Urbanismo, Institut de Urbanisme de La Université de Paris, onde apresenta como tese de final de curso uma proposta para o Plano de Arranjo, Embelezamento e Extensão da Cidade da Figueira da Foz.

CARGOS
E FUNÇÕES:

1934 — Colabora com Porfírio Pardal Monteiro, António Martins, Fernando Batalha e Rodrigues Lima no projeto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa.

[1934-1938] — Em Paris, trabalha com os mestres urbanistas Alfred Agache e Étienne de Groër, sendo o responsável pelo convite dirigido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) a este último para a elaboração do Plano Geral de Urbanização e Expansão da Cidade de Lisboa (1938-1948).

[1937-1959] — Colabora assiduamente com a Direção-Geral dos Serviços de Urbanização do Ministério das Obras Públicas (DGSU/MOP).

1938 — Ingressa, como arquiteto-urbanista, nos serviços técnicos da CML, onde constitui um gabinete para estudos de urbanização no âmbito do qual delineia, entre outros, o Plano Geral de Urbanização da Encosta da Ajuda (de 1938-1940) e o Plano da Zona a Sul da Avenida Alferes Malheiro (Plano de Alvalade, de 1945), ambos integrados no Plano Geral de Urbanização e Expansão da Cidade de Lisboa.

1958 — Integra a Comissão para o Estudo da Localização da Ponte sobre o braço norte do rio Mondego na Figueira da Foz.

1959-1971 — Partilha ateliê com David Lopes e Jorge Costa Maia, sendo substituído, à data da sua morte, em 1971, pelo seu filho José João Faria da Costa.

ESTUDOS,
PROJETOS
E INTERVENÇÕES:

[c. 1930-1935] — Moradia na Avenida do Atlântico, 180, Praia das Maçãs, Sintra: autor do projeto de construção.

1934 — Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa: colaborador, juntamente com António Martins, Fernando Batalha e Rodrigues Lima, do projeto de construção da autoria de Porfírio Pardal Monteiro.

Até 1938 — Plano da Faixa Marginal do Tejo, Moscavide a Vila Franca de Xira/Seixal ao Montijo:autor do projeto de urbanismo desenvolvido para a DGSU/MOP.

1938 — Plano do Bairro do Areeiro, Lisboa: autor do projeto de urbanismo realizado para a CML, no âmbito do Plano Geral de Urbanização e Expansão da Cidade de Lisboa, desenvolvido pelo Gabinete Técnico da CML sob coordenação de Étienne de Groër.

1938 — Plano de Arranjo e Extensão da Vila de Alcobaça: autor do plano de urbanismo, elaborado para a DSGU/MOP.

1938-1940 — Plano Geral de Urbanização da Encosta da Ajuda, Lisboa: autor do projeto de urbanismo realizado para a CML, no âmbito do Plano Geral de Urbanização e Expansão da Cidade de Lisboa, desenvolvido pelo Gabinete Técnico da CML sob coordenação de Étienne de Groër.

1939 — Avenida dos Palheiros/Avenida Nova, Guimarães: autor do projeto de urbanismo.

1939-1942 — Plano de Urbanização de Portalegre: coautor, com Miguel Jacobetty Rosa, do projeto de urbanismo, elaborado para a DGSU/MOP, constitui um exemplo no quadro regional.

1939-1945 — Bairro de Casas Económicas do Vale de Alcântara, Lisboa: coautor, com Dário Vieira, do projeto de construção de um conjunto de habitação económica, constituído por casas geminadas (tipos A e B), elaborado para a Direção dos Serviços de Construção e Conservação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) — não executado.

1940 — Estrada Marginal Lisboa/Cascais, acesso ao Estádio do Jamor, Oeiras: autor do projeto de urbanismo.

1940-1943 — Estrada Marginal Lisboa/Cascais, troço de Paço de Arcos, Oeiras: autor do projeto de urbanismo.

1941 — Edifício na Avenida António Augusto Aguiar, Lisboa: autor do projeto de construção, obra promovida pela firma Manuel Lisboa, Lda.

1941 — Mercado de Belém, Lisboa: autor de um estudo-base para a elaboração de um projeto de construção — não executado.

1942 — Urbanização do local do novo edifício dos Paços do Concelho de Figueiró dos Vinhos: autor do projeto de urbanismo.

1943 — Cabines/balneários para a praia de Carcavelos, Cascais: autor do projeto de construção do equipamento a instalar junto às escadas de acesso à Avenida Marginal.

1943 — Moradia na Quinta das Lindas, em Barcarena, Oeiras: autor do projeto de construção, obra encomendada por Jacques Manoel Pinto.

1943-1944 — Paços do Concelho de Sintra: autor de um projeto de ampliação do edifício, obra promovida pela Câmara Municipal de Sintra.

1944 — Quinta de São Sebastião Belas, Sintra: autor do projeto de arranjo dos jardins e espaços exteriores.

1944 — Edifícios na Rua dos Jerónimos, n.ºs 6-14, Lisboa: autor do projeto de construção.

1944-1945 — Moradia no sítio do Torrão na Trafaria, Almada: autor do projeto de construção, obra encomendada por João Lopes da Silva.

1944-1945 — Habitação do caseiro e anexos em moradia no sítio do Torrão na Trafaria, Almada: autor do projeto de construção, obra encomendada por Ewald Mickley.

1944-1945 — Restaurante/esplanada na Praia das Maçãs, Sintra: autor do projeto de construção, obra promovida pela firma Menezes e Peral, Lda.

1944-1945 — Vivendas na área urbanizada da Praia de Santo Amaro, Oeiras: autor do projeto de construção.

1939-1953 — Base Aérea do Montijo / Base Aérea n.º 6 / Centro de Aviação Naval de Lisboa, Montijo: autor dos projetos de construção da caserna e refeitório dos praças e messe dos oficiais.

1944-1946 — Arruamento na Praia das Maçãs, Sintra: autor do projeto de urbanismo encomendado pelos herdeiros de José Antunes dos Santos.

1944-1947 — Plano de Urbanização da Amadora: autor do plano de urbanismo elaborado para a DGSU/MOP;

1944-1948 — Cine-teatro da Portela, Cinema Carlos Alberto, Sintra: autor do projeto de construção, obra promovida pela firma Sintra Cinema, Lda.

1945 — Marginal do Funchal: autor de um estudo de remodelação.

1945 — Moradia no lote n.º 4 da Quinta do Arrabalde, Sintra: autor do projeto de construção.

1945 — Teatro-cine Luiza Todi, Setúbal: autor do projeto de remodelação.

1945-1947 — Plano da Zona a Sul da Avenida Alferes Malheiro / Bairro de Alvalade, Lisboa: autor do projeto de urbanismo elaborado para a CML, no âmbito do Plano Geral de Urbanização e Expansão da Cidade de Lisboa, desenvolvido pelo Gabinete Técnico da CML sob coordenação de Étienne de Groër.

1945-1946 — Praça do Infante, Monumento ao Infante e fonte decorativa, Funchal: autor dos projetos de urbanismo e de construção.

1945-1955 — Edifício “Casino” na Praia das Maçãs, Sintra: autor do projeto de construção.

1946 — Tribunal Comarcão do Funchal: autor do anteprojeto de construção — não executado.

1946 — Casas para pobres — Litoral: Tipos A, B e C, Pombal: autor de projetos-tipo de construção elaborados para a Câmara Municipal de Pombal.

1946 — Quartel de Infantaria n.º 1 da Amadora: autor do projeto de construção.

1946 — Plano de Urbanização do Casal de São José da Urca e Arranjos de Jardins, Sintra: autor do projeto de urbanismo.

1946 — Campo de Jogos na Costa da Caparica, Almada: autor do projeto de construção, obra promovida pela Junta Central da Casa dos Pescadores.

1946 — Bairro dos Pescadores da Costa da Caparica, Almada: projeto de urbanismo e de construção.

1946-1953 — Plano de Urbanização do Agrupamento Costa da Caparica, Trafaria, Cova do Vapor, Almada: coautor, com Étienne de Groër, dos projetos de urbanismo.

1946-1947 — Edifício da Capitania do Porto do Funchal: autor do projeto de construção, obra promovida pela Comissão Administrativa das Novas Instalações para a Marinha.

1946 — Edifício na Avenida Heliodoro Salgado, n.º 55, Sintra: autor do projeto de construção, obra promovida por José Baeta & Irmão.

c. 1946 — Edifício na Rua Câmara Pestana, n.º 3, Sintra: autor do projeto de construção.

1946 — Anteplano Geral de Urbanização da Vila de Coruche: autor do anteprojeto de urbanismo realizado para a DGSU/MOP.

1946 — Avenida 24 Julho/Praça do Comércio, Lisboa: autor de um estudo de urbanismo para o eixo de ligação, elaborado para a DGSU/MOP, o estudo contém uma gare marítima prevista no local da atual estação fluvial (esta de Nuno Teotónio Pereira), com ligação superior pedonal do Cais do Sodré — não executado.

1946-1956 — Plano de Urbanização da Chamusca: coautor, com Étienne de Groër, do plano de urbanismo elaborado para a DGSU/MOP.

1947 — Santuário do Monte de Santa Luzia: autor dos projetos de urbanização e requalificação da envolvente do templo, e de construção para a conclusão do santuário, nomeadamente na reposição do adro previsto no projeto inicial de Ventura Terra (1896).

1947 — Moradia na Quinta da Condessa da Póvoa à Estrada de Benfica, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomenda por José Augusto Martinho.

1947 — Novas instalações da Serralharia Camões na Travessa da Reboleira, Amadora: autor do projeto de construção.

1947 — Bairro das Casas Económicas de Vale Escuro / Bairro da Companhia Lisbonense dos Chauffeurs, Lisboa: autor dos projetos de urbanismo e de construção do conjunto de habitação económica, obra promovida pela Direção dos Serviços de Construção e Conservação da DGEMN.

1947 — Restaurante/esplanada na Quinta da Boa Viagem à Cruz Quebrada, Oeiras: autor do projeto de construção.

1947 — Plano de Urbanização para Chimoio, Moçambique: autor de um estudo para um projeto de urbanismo elaborado para a Sociedade Algodoeira de Portugal.

1947-1953 — Bairro da Encosta da Ajuda / Bairro do Restelo, Lisboa: autor dos projetos de urbanismo e de construção do conjunto de moradias unifamiliares de habitação económica, num total 452 habitações, obra promovida pela Direção dos Serviços de Construção e Conservação da DGEMN, e integrada na área do Plano Geral de Urbanização da Encosta da Ajuda.

1948 — Edifício na Alameda das Linhas de Torres, Lisboa: autor do projeto de construção, obra promovida pela Administração Civil de Imobiliários, Lda.

1948 — Edifício-sede da Companhia Colonial de Navegação, Rua da Prata, n.º 32, Lisboa: autor do projeto de ampliação e adaptação do edifício.

1948 — Edifício na Rua Castilho, n.º 54, Lisboa: autor do projeto de remodelação, obra encomendada por Maria Adelaide Veiga de Campos Henriques.

1948 — Mercado em Alvalade, Lisboa: autor do anteprojeto para um mercado na zona a sul da Avenida Alferes Malheiro.

1948 — Plano de Urbanização da Figueira da Foz: coautor, com Étienne de Groër, do plano de urbanismo elaborado para a DGSU/MOP.

1948 — Plano de Urbanização de Pombal: coautor, com Étienne de Groër, do plano de urbanismo, elaborado para a DGSU/MOP.

1948 — Bairro para Famílias Pobres, Pombal: autor do projeto de urbanismo e construção.

1949 — Plano de Remodelação da Baixa Pombalina, Lisboa: autor do projeto de urbanismo, efetuado para a CML, no qual desenvolve os princípios traçados no primeiro Esquisse de l’Amenagement des Environs Immediats du Rossio (1939), de Étienne de Groër, definindo uma via circular em torno do núcleo pombalino, com vários troços em túnel e praças à superfície para articulação da rede viária — não executado.

1949 — Edifício de rendimento tipo IV na Rua I, lotes n.º 27 e 28, Almada: autor do projeto de construção.

1949-1959 — Restaurante na Praia de Carcavelos, Cascais: autor do projeto de construção.

1949 — Moradia no sítio do Rodízio na Praia das Maçãs, Sintra: autor do projeto de construção, obra encomendada por Frederico Lopes Alves.

1949 — Moradias para quatro famílias no Algueirão, Sintra: autor do projeto de construção, obra encomendada por João Jorge Doroteia.

1949 — Zona Comercial a Sul da Avenida Alferes Malheiro, lotes n.ºs 37 e 38, Lisboa: autor do projeto de construção.

1949-1952 — Bairro de Casas Económicas, Amadora: autor do projeto de construção.

1949-1955 — Piscina para a Praia das Maçãs, Sintra: coautor, com Raúl Tojal, do projeto de construção, obra promovida pela Sociedade Sintra Litoral, incluída em dois estudos encomendados pela Câmara Municipal de Sintra: Plano Geral de Arranjo da Praia das Maçãs e Estudo de Valorização da Praia das Maçãs.

1949-1956 — Alfândega do Funchal: autor do projeto de construção, obra promovida pela Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas.

1950 — Moradia na Avenida Santa Joana Princesa, n.º 6, e lotes n.ºs 4 e 13, Lisboa: autor dos projetos de construção, obras promovidas pelas HE-FCP.

1950 — Largo do Rato, Lisboa: autor do estudo de retificação, elaborado para a Repartição de Trânsito.

1950 — Moradia na Rua 32-A, lote n.º 18, em Alvalade, Lisboa: autor do projeto de ampliação, obra encomendada por Antero Pinto.

1950-1951 — Barbearia na Rua do Comércio, n.º 6, Lisboa: autor do projeto de construção.

1950-1952 — Moradia na Rua 32-A, lote n.º 15, Alvalade, Lisboa: autor do projeto de construção, obra promovida pelas HE-FCP.

1950-1952 — Edifício-sede da firma de construção civil Carlos Eduardo Rodrigues, junto à Travessa da Praia na zona da Junqueira, Lisboa: autor do anteprojeto de construção.

1950-1960 — Edifício na Rua Pau da Bandeira, n.º 24, Lisboa: coautor, com David Lopes, do projeto de construção.

1951 — Estrada de Benfica, Lisboa: autor do projeto de urbanismo elaborado para a CML.

1951-1952 — Estações do Metropolitano de Lisboa (Rossio, Socorro-Intendente e Praça da Figueira-Socorro): autor dos projetos de construção elaborados para o Metropolitano de Lisboa — não executados.

1952 — Moradia na Avenida J, ao Campo Grande, Lisboa: autor do projeto de construção.

1952 — Casa na Avenida do Restelo, n.ºs 23-23 A, Lisboa: coautor, com Fernando Silva, do projeto de construção, obra encomendada por Américo Serpa e Melo Queiroz, foi Prémio Valmor/Prémio Municipal de Arquitetura do mesmo ano.

1952-1955 — Moradia na Quinta do Junqueiro, lotes n.ºs 35 e 38, na Avenida Jorge V, Carcavelos, Cascais: autor do projeto de construção, obra encomendada por Artur Lopes Nunes.

1953 — Plano de Urbanização da Costa da Caparica: autor do projeto de urbanismo.

1953 — Moradias na Quinta do Junqueiro, Rua F, talhão n.º 66 e Rua B, talhão n.º 12, Carcavelos, Cascais: autor dos projetos de construção.

1953 — Casa na Avenida do Restelo, n.º 8, Lisboa: coautor, com Joaquim Ferreira, do projeto de construção, obra encomendada por Carlos Alfredo e Manuel Cotta.

1953-1954 — Moradia na Avenida do Restelo, n.º 40, Lisboa: autor do projeto de construção.

1953-1956 — Moradia na Avenida do Restelo, lotes n.ºs 31 e 32, Lisboa: autor do projeto de construção.

1953-1959 — Edifício na Rua de Campolide, n.º 305, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por Guilherme Nunes Coelho.

1954 — Edifício no Alto do Carvalhão, n.º 5, Campolide, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por Diamantino Tojal.

1954 — Edifício na Rua D. João de Castro, junto ao n.º 19,Lisboa: autor do projeto de construção.

1954 — Piscina do Tamariz, Cascais: autor de um anteprojeto de construção — não executado.

1954-1955 — Moradias na Quinta do Junqueiro, Rua B, lote n.º 8, Rua E, lote n.º 45 e talhões 6 e 45, Carcavelos, , Cascais: autor dos projetos de construção, elaborados para a Sociedade Quinta do Junqueiro, SARL.

1954-1955 — Moradia na Quinta do Junqueiro, lote n.º 107, Carcavelos, Cascais: autor do projeto de construção, obra promovida pela Companhia das Roças Plateau e Milagrosas.

1954-1955 — Edifício na Avenida D. Afonso Henriques, lote n.º 2, Almada: autor do projeto de construção, obra promovida pelo Banco Pinto & Sotto Mayor.

1955 — Bairro de Casas Económicas na Quinta do Caliça, Amadora: autor do projeto de construção.

1955 — Edifício na Rua da Piedade, n.º 38, Oeiras: autor do projeto de construção, obra encomendada por Benigno João Alves Faria.

1955 — Conjunto de edifícios na Rua Teresa Gomes n.ºs 3-13, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por José Ferreira Maia.

1955 — Moradia nas Marinhas-Banzão, Colares, Sintra: autor do projeto de construção, obra encomendada por José Feliciano de Almeida Martinho.

1955 — Moradia no Alto do Lagoal, lote n.º 3, Caxias, Oeiras: autor do projeto de construção, obra encomendada por Mário Botelho Gonçalves.

1955 — Moradia no Lugar de Montemor, Loures: autor do projeto de construção, obra encomendada por Jorge Veríssimo Duarte.

1955 — Bairro de Santo António, Costa da Caparica, Almada: autor do projeto de urbanismo para a extensão residencial do bairro.

1955 — Edifícios na Rua de D. Diniz n.ºs 20 e 22, Lisboa: autor do anteprojeto de construção, obra encomendada por João dos Santos Beco.

1955-1956 — Moradia na Alameda das Linhas de Torres, n.º 235, Lisboa: autor do projeto de ampliações e alterações.

1955-1957 — Edifício na Rua do Arco do Chafariz das Terras, n.º 15, Lisboa: coautor, com David Lopes, do projeto de construção, obra encomendada por Manuel dos Santos Pereira Sampaio e Silvério Lourenço.

1955-1958 — Edifícios na Rua dos Lusíadas n.ºs 4 a 14, Lisboa: autor do anteprojeto de três prédios de rendimento, obra promovida pela firma F. H. De Oliveira.

1955-1958 — Edifício na Rua da Bandeira, n.º 24 e 24 A, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por Manuel dos Santos Pereira Sampaio e Silvério Lourenço.

1956 — Edifício na Rua Marquês de Fronteira, n.º 171, Lisboa: coautor, com David Lopes, do projeto de construção.

1956 — Zona a Norte do Parque Eduardo VII, Lisboa: autor de um estudo para o arranjo urbanístico.

1956 — Moradia na Rua dos Voluntários da República, Paço de Arcos, Oeiras: autor do projeto de construção, obra encomendada por José Sabido.

1956 — Edifício na Estrada das Amoreiras, n.º 108, Lisboa: autor de um projeto de construção, obra encomendada por Augusto Joaquim Silveira e Manuel Joaquim Silveira.

1956-1959 — Posto de abastecimento da BP na Praia das Maçãs, Sintra: autor do projeto de construção.

1957 — Moradia unifamiliar na Avenida Costa Pinto n.º 477, Cascais: projeto de construção, obra encomendada por Carlos Rafael Ramos Gutierres.

1957 — Edifício na Rua Passos Manuel, n.ºs 50-54, Lisboa: coautor, com David Lopes, do projeto de construção, obra encomendada por João António Costa.

1957 — Igreja de São João de Brito, Lisboa: autor de um estudo da zona de proteção.

1957-1959 — Conjunto de cinco moradias situadas na zona de proteção da Igreja São João de Brito, na Rua São João de Brito, n.º 2,n.ºs 3-3A, n.ºs 5-5A e n.ºs 7-7B, e na Avenida Santa Joana Princesa, n.º 2, Lisboa: autor dos projetos de construção, coautor, com David Lopes, dos dois últimos.

1957-1960 — Edifício na Avenida Almirante Reis, n.º 45, Lisboa: autor do projeto de alteração, obra encomendada por António Baptista.

1958 — Edifícios da Praça do Junqueiro, Carcavelos, Cascais: autor do projeto de construção, obra encomendada por Francisco Nunes e sócio.

1958 — Edifício na Rua Bartolomeu Dias, n.ºs 106 e 108, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por Lúcio da Costa Teles, Augusto Joaquim Silveira e Laurindo Rodrigues.

1958 — Garagens de uma moradia na Avenida do Restelo, n.º 7, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por Custódio Neves.

1958 — Palco-coreto no Jardim de D. Amélia, Funchal: autor do projeto de construção.

1958 — Bloco na Rua do Aljube, Lisboa: autor do anteprojeto para a construção um bloco composto por estabelecimentos comerciais no primeiro piso e um hotel-pensão nos restantes.

1958 — Edifícios na Rua dos Lusíadas nºs 4 a 14, Lisboa: autor do anteprojeto de três prédios de rendimento, obra promovida pela firma F.H. de Oliveira.

1958-1959 — Plano de Urbanização do Funchal: coautor, com Miguel Jacobetty Rosa, do projeto de urbanismo realizado para a DGSU/MOP.

1958-1959 — Edifício na Avenida D. Carlos I, n.º 126, Lisboa: coautor, com Jorge Costa Maia e Maria João Eloy, do projeto de construção.

1958-1960 — Bloco da Mãe de Água, Lisboa: coautor, com Joaquim Ferreira, do projeto de construção.

1959 — Plano de Urbanização de Rio Maior: autor do projeto de urbanismo elaborado para a DGSU/MOP.

1959 — Plano de urbanização de Luanda, Angola: autor do projeto de urbanismo elaborado para a DGSU/MOP.

1959 — Motel em Luanda, Angola: autor do projeto de construção, obra promovida pela firma ANGOL — Sociedade de Lubrificantes e Combustíveis SARL.

1959-1960 — Quartel e Posto da Guarda Fiscal, Funchal: autor do projeto de construção.

1960 — Blocos de habitação na Cruz Quebrada, Oeiras: autor do anteprojeto de construção, obra encomendada por Manuel dos Santos Pereira Sampaio.

1966 — Edifício na Avenida Duque de Ávila, n.º 62, Lisboa: coautor, com Joaquim Ferreira, do projeto de construção, obra encomendada por um conjunto de coproprietários, João de Matos, Rafael dos Santos Costa, Abílio Bastos, Carlos Martins, João Victor Andrade Olival, Afonso Landeiro Portugal, Armando Marques Fernandes, José da Silva Costa, Manuel Ferreira Marques, Guilherme Nunes Coelho e Eduardo Rodrigues da Silva.

Projetos não datados:

S.d. — Conjunto residencial a nascente da Avenida D na zona dos Novos Edifícios Universitários (Cidade Universitária), Lisboa: autor de um estudo para um projeto de construção.

S.d. — Edifício na Rua das Furnas, lote n.º 423, prédio C, Lisboa: autor do projeto de construção.

S.d. — Edifício na Rua da São Julião, n.º 86-94, Lisboa: autor do projeto de construção.

S.d. — Edifício na Rua Passos Manuel, n.º 64, Lisboa: autor do projeto de construção.

S.d. — Edifício na Rua Padre António Vieira, n.º 26, Lisboa: autor do projeto de construção.

S.d. — Edifício na Rua do Sacramento à Lapa, Lisboa: autor do projeto de construção.

S.d. — Moradia na Avenida C D do Bairro da Encosta da Ajuda, Lisboa: autor do projeto de construção, obra encomendada por Ayres de Sousa.

S.d. — Plano de Urbanização da zona norte do Parque Eduardo VII, Lisboa: autor de um projeto de urbanismo.

S.d. — Unidade residencial de Carnide, Lisboa: autor do projeto de construção.

RELAÇÕES
PESSOAIS
E PROFISSIONAIS:

— No início da sua atividade colabora com Porfírio Pardal Monteiro, Fernando Batalha e Rodrigues Lima.

— Em Paris convive e colabora com os mestres urbanistas Alfred Agache e Étienne de Groër, voltando a colaborar com este último na elaboração de vários projetos urbanísticos já em Portugal.

— Enquanto funcionário da CML trabalhou com Francisco Keil do Amaral, Inácio Peres Fernandes e Miguel Jacobetty Rosa.

— Enquanto membro (tesoureiro) da Comissão Executiva do I Congresso Nacional de Arquitetura, trabalha com Cottinelli Telmo (presidente), Paulo de Carvalho Cunha (secretário-geral) Porfírio Pardal Monteiro e Miguel Jacobetty Rosa (vogais);

— Elabora ainda projetos em parceria com Dário Vieira, Fernando Silva, Raúl Tojal, Joaquim Ferreira, Maria João Eloy, David Lopes e Jorge Costa Maia (divide ateliê com os dois últimos).

OUTROS
DADOS BIOGRÁFICOS:

1946 — Participa na Primeira Exposição Geral de Artes Plásticas, onde apresenta os projetos Urbanização de São José da Urca e Arranjos de Jardins.

1948 — Participa no I Congresso Nacional de Arquitetura, que decorre em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, organizado pelo Sindicato Nacional dos Arquitetos, fazendo parte da sua comissão executiva como tesoureiro.

1950 — Participa no III Congresso das Capitais, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa.

1952 — Participa no XXI Congresso Internacional de Habitação e Urbanismo, uma organização da Federação Internacional de Habitação e Urbanismo, realizado em Lisboa, por convite do Governo português.

1952 — Recebe o Prémio Valmor/Prémio Municipal de Arquitetura, em conjunto com Fernando Silva, pelo projeto de construção de uma moradia unifamiliar no Restelo.

FONTES
ARQUIVÍSTICAS:

CML: Arquivo Municipal

CMS: Arquivo Municipal/Arquivo Intermédio

DGOTDU: Arquivo Histórico

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa: núcleo documental de cerca de 43 registos com informação textual, documental e iconográfica sobre obras projetadas por este arquiteto, tem como âmbito cronológico 1938-1961 e é constituído por 4,5 ml de documentação textual, 18 espécies fotográficas e 2.743 desenhos técnicos, esboços e esquissos.

BIBLIOGRAFIA
DO AUTOR:

ARQUITECTURA, Out. 1937, n.º 31.

BIBLIOGRAFIA
SOBRE O AUTOR:

A URBANIZAÇÃO do Sítio de Alvalade. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, set. 1948.

ACCIAIUOLI, Margarida — Exposições do Estado Novo: 1939-1940. Lisboa: Livros do Horizonte. 1998.

ACCIAIUOLI, Margarida — Os Anos 40 em Portugal, o País, o Regime e as Artes, Celebração e Restauração. Lisboa: s.n., 1991, dissertação de doutoramento apresentada à Universidade Nova de Lisboa, texto policopiado.

AGAREZ, Ricardo — O Moderno Revisitado. Habitação Multifamiliar em Lisboa nos Anos de 1950. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2009.

ATHOUGUIA, Ruy de; BAPTISTA, Luís V. — Cidade e Habitação Social: O Estado Novo e o Programa das Casas Económicas em Lisboa. Lisboa: Celta Editora, 1999.

BECKER, Annette; TOSTÕES, Ana; WANG, Wilfried (dir.) — Arquitectura do Século XX. Portugal. Lisboa; Munique: Prestel, 1997. COSTA, João Pedro — Bairro de Alvalade: Considerações sobre o Urbanismo Habitacional. Lisboa: s.n., 1997, dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, texto policopiado.

COSTA, João Pedro — Bairro de Alvalade: Um Paradigma no Urbanismo Português. Lisboa: Livros do Horizonte, 2002.

COSTA, Rui Seco da — Conceitos e Experimentação de Desenho Urbano em Portugal: do Modernismo à Revisão dos Modelos. Lisboa: s.n., 2006, dissertação de mestrado em Arquitetura apresentada ao Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

FERREIRA, Vítor Matias — “Uma nova ordem urbana para a Capital do Império, 1938-1948”. O Estado Novo, das Origens ao Fim da Autarcia, 1926-1951. Lisboa: Edições Fragmentos, 1988.

FRANÇA, José-Augusto — Lisboa: Urbanismo e Arquitectura. Lisboa: Livros Horizonte, 1997.

FRANÇA, José-Augusto — História da Arte em Portugal: o Modernismo. Lisboa: Editorial Presença. 1997.

GROS, Marielle Christine — "Pequena história do alojamento social em Portugal". Sociedade e Território. Lisboa: mai. 1994, n.º 20, pp. 80-90.

GROS, Marielle Cristine — O Alojamento Social Sob o Fascismo. Porto: Afrontamento, 1982.

HOWEL, Margarida Souza Lôbo — "Casas Económicas: um programa emblemático da política habitacional do Estado Novo". Caminhos do Património 1929-1999. Lisboa: DGEMN, 1999, pp. 151-158.

HOWEL, Margarida Souza Lôbo — Planos de Urbanização — A Época de Duarte Pacheco. Porto: FAUP publicações, 1995.JANARRA, Pedro — A Política Urbanística e da Habitação Social no Estado Novo: o Caso do Bairro de Alvalade de Lisboa, entre o Projecto e o Concretizado. Lisboa: s.n., 1994, dissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

LAMAS, José — Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/JNICT, 1988.

LOBATO, Luís Guimarães — "A experiência de Alvalade". Separata da Técnica. Revista de Engenharia. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 1951, n.ºs 209-210.

MARTINS, João Paulo — “Arquitectura contemporânea na Baixa Pombalina”. Monumentos. Dossiê: Baixa Pombalina. Lisboa: DGEMN, 2004, n.º 21, pp. 142-151.

PEDREIRINHO, José Manuel — Dicionário de Arquitectos Activos em Portugal do Séc. I à Actualidade. Porto: Edições Afrontamento, 1994.RESENDE, Feliciano — Habitações Económicas. Coimbra: Coimbra Editora, 1961.

ROSA, Miguel Jacobetty — “A racionalização na habitação e na urbanização”. 1.º Congresso Nacional de Arquitectura. Maio/Junho 1948. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Arquitectos com o Patrocínio do Governo: Relatório da Comissão Executiva, Teses, Conclusões e Votos do Congresso. 1.ª ed. Lisboa: Sindicato Nacional dos Arquitectos, 1948.

SILVA, Carlos Nunes — "Política urbana em Lisboa: elementos para uma periodização". I Colóquio Temático: o Município de Lisboa e a Dinâmica Urbana (Séculos XVI-XX). Lisboa: CML Imprensa Municipal, 1995, atas das sessões.

SILVA, Carlos Nunes — Política Urbana em Lisboa, 1926-1974. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.

TOSTÕES, Ana — Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50. Porto: FAUP publicações, 1997.

TOSTÕES, Ana — "O Bairro de Alvalade no quadro do desenvolvimento urbano de Lisboa". Lisboa: Conhecer Pensar Fazer Cidade. Lisboa: Centro de Informação Urbana de Lisboa, 2001. TOSTÕES, Ana — “Alvalade, uma experiência pioneira de habitação colectiva. Quando a habitação é capaz de fazer cidade”. Jornal dos Arquitectos. Lisboa: Ordem dos Arquitectos, jan./fev. 2002, n.º 204.

ASSINATURA
E RUBRICA:

PRODUÇÃO:

Paula Tereno, dezembro de 2012

ATUALIZAÇÃO:

Paula Tereno, dezembro de 2013

REVISÃO
CIENTÍFICA:

 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login