Casa na Avenida do Restelo, n.º 23 a 23 A

IPA.00025550
Portugal, Lisboa, Lisboa, Belém
 
Casa unifamiliar.
Número IPA Antigo: PT031106321222
 
Registo visualizado 1332 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de planta em L constituído por 2 pisos tendo cobertura a 4 águas de telha. A quebrar a rectilíneadade, pano destacado a N. e corpo em formato semi-hexagonal a E. Fachadas reboacadas a tina cor de rosa com molduras de vãos em cantaria de pedra. Fenestração irregular pautando-se pelas janelas de peitoril e os vãos de iluminação de interior ou caixa de escadas. Acesso ao interior efectuado na fachada que tem frente para a Avenida do Restelo, acesso este efectuado lateralmente em corpo avançado até ao 2º piso, estando assim orientada a N. Esta fachada é caracterizada pelo jogo de panos e vãos tanto de janela como de iluminação, todos diversificados. Fachada E: composta pelo corpo avançado que é caracterizado por janelas triplas por piso que acompanham formato semi-hexagonal do corpo. Fachada S: .....Fachada O.: composta por dois corpos distintos (o original a NO. e o um anexado durante campanha de obras de alteração recentes) Corpo original: 3 janelas de peito com moldura de arco de volta inteira ao nível do 1º piso e janela simples quadrangular no 2º piso. Corpo lateral recente: semelhante ao anterior mas rectilíneo e estilizado.

Acessos

Avenida do Restelo, n.º 23

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Torre de Belém (v. IPA.00004065)

Enquadramento

Urbano, isolado. Casa implantada no centro de jardim sendo este delineado por portão de cantaria de pequenas dimensões circundando toda a propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: colégio de ensino regular

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Carlos Dias, João Guilherme Faria da Costa; Bento de Almeida e Victor Palla (1971)

Cronologia

1943 - propriedade de Manuel Simões Junior; 1952 - Prémio Valmor.

Dados Técnicos

Materiais

Betão armado, cantaria, madeira, mosaico, ferro forjado, vidro

Bibliografia

ACCIAIUOLLI, Margarida, Os anos 40 em Portugal, o País, o Regime e as Artes, Celebração e Restauração, Doutoramento, UNL, 1991; CML, A urbanização de Lisboa, o sítio de Alvalade, Ed. CML. Lisboa, 1948; COSTA, J. P., Bairro de Alvalade: considerações sobre o Urbanismo habitacional, tese de Mestrado, FAUTL, 1997; JANARRA, Pedro, A política urbanística e da Habitação social no Estado Novo:o caso do Bairro de Alvalade de Lisboa- entre o projecto e o concretizado, Mestrado, ISCTE, 1994; FERNANDES, José Manuel, Jornal Expresso, 22 Abril 2006, Lisboa; FERREIRA, Vítor Matias, Uma nova ordem urbana para a Capital do Império, 1938-1948 in O Estado Novo, das origens ao fim da autarcia, 1926-1951, Edições Fragmentos; Lisboa, 1988; LOBATO, Luís Guimarães, A experiência de Alvalade in Revista Técnica, revista de engenharia dos alunos do IST, Lisboa, 209-210, Fevereiro-Março 1951.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa; CML: Arquivo Municipal: Processo de obra

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa; CML: Arquivo Municipal: Processo de obra

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login