Núcleo urbano da cidade da Costa da Caparica

IPA.00032792
Portugal, Setúbal, Almada, Costa da Caparica
 
Núcleo urbano sede de freguesia. Cidade situada em costa marítima. Cidade contemporânea.
Número IPA Antigo: PT031503030019
 
Registo visualizado 2224 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Cidade  Cidade contemporânea    

Descrição

Acessos

IC20, Avenida Aresta Branco

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Situado em costa marítima, na unidade de paisagem da Outra-banda. A cidade da Costa da Caparica implanta-se paralelamente ao areal, na margem sul do Tejo, limitada a nascente pela área de paisagem protegida da arriba fóssil da Costa da Caparica . O aglomerado urbano tem vindo a crescer para o interior e ao longo da costa, para sul, pressionando as áreas de exploração agrícola e os pinhais situados junta à costa, em zona arenosa. A Costa da Caparica localiza-se a cerca de 6 km a nascente de Almada, sede de concelho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, meados - início da exploração pesqueira na Costa da Caparica por algarvios e ílhavos que ali se fixavam de outubro a dezembro; de início habitavam em barracas sem condições que queimavam após a safra, ganhando posteriormente mais comodidades, fixa-se em 1800 a primeira casa de "pedra e cal"; 1925 - classsificação da praia da Costa da Caprica como estância de turismo pelo Decreto n.º 11335 de 9 dezembro; 1935 - publicação do hotel da Praia do Sol, onde é referido que a Costa da Caparica "é considerada uma das melhores estâncias de cura da Europa" e que as suas praias "estão na mesma zona climatérica dos Estoris, mas têm a mais do que esta, extensos areais de natureza cálcica" dando-lhe "um valor termoterápico tal que se lhes chega a atribuir classificação única nas praias da Europa"; 1946 - data do plano de urbanização da Costa da Caparica, da autoria dos arquitectos De Groër e Faria da Costa; 1938 - inauguração da Casa dos Pescadores; 2013, 28 janeiro - criação da União das Freguesias de Caparica e Trafaria por agregação das mesmas, pela Lei n.º 11-A/2013, DR, 1.ª série, n.º 19.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

COSTA, Carvalho da, Corografia Portuguesa, Lisboa, 1706, Tomo III, p. 317; LAMAS, José, Plano da Trafaria / Costa da Caparica, Morfologia urbana e desenho da cidade, Lisboa, Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, 1988, pp. 573-578; S.a., A Praia da Costa (Caparica), Estância balnear, de cura, de repouso e de turismo, Lisboa, 193; Costa da Caparica, Praia do Sol, Oferecimento do Hotel Praia do Sol, Lisboa, 1935; Conde dos Arcos, Caparica através dos séculos, 1973.

Documentação Gráfica

DGOTDU: Arquivo Histórico (Plano Geral de Urbanização - Trafaria - Vila Nova - Costa da Caparica, Carlos Duarte, José Lamas - Estudos de Planeamento e Arquitectura, Lda., 1979).

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/REE (REE-0041/009); DGARQ/TT: Memórias paroquiais, vol. 9, nº 113, pp. 769-778; DGOTDU: Arquivo Histórico (Plano Geral de Urbanização - Trafaria - Vila Nova - Costa da Caparica, Carlos Duarte, José Lamas - Estudos de Planeamento e Arquitectura, Lda., 1979).

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login