Edifício na Rua do Arco do Chafariz das Terras, n.º 15

IPA.00025557
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial.
Número IPA Antigo: PT031106171229
 
Registo visualizado 1317 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Edifício de planta rectangular de volumetria paralelepipédica composto por duas fachadas sendo a principal orientada a O. Rebocada a tinta de tons amarelos e verde nos extremos tem embasamento de cantaria emparilhada em todo o 1º piso. De 4 pisos semelhantes, sendo o 1º distinto poiass serve garagem do edifício à esq. e de uso comercial (com acesso a cave) à dir. Ao centro, pequena floreira em moldura de cantaria com enquadrando porta de entrada de ferro ao centro. Restantes 3 pisos compostos por varandas (em que em quase todos os casos fechadas em marquises de alumínio) comuns a ambos os fogos de cada piso. Estes têm paredes oblíquas com duas janelas de sacada por fogo, criando movimento à fachada. Remate em cornija dupla com cobertura a telhado de duas águas.

Acessos

Rua do Arco do Chafariz das Terras, n.º 15

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção conjunta do Museu Nacional de Arte Antiga (v. IPA.00003153), da Igreja de São Francisco de Paula (v. IPA.00002621), do Convento das Trinas do Mocambo (v. IPA.00003151) e do Chafariz da Esperança (v. IPA.00004943) *1 / Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811)

Enquadramento

Urbano, adossado. Integra frente de quarteirão O da R. do Arco de Chafariz das Terras. Terreno de declive ligeiramente acentuado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: David Lopes (1955); João Guilherme Faria da Costa (atr., 1955). ENGENHEIRO: Nuno Leitão Abrantes.

Cronologia

1955 - projecto encomendado pelos proprietários Manuel dos Santos Pereira Sampaio e Silvério Lourenço, aos arquitectos David Lopes e, provavelmente, a João Guilherme Faria da Costa.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Betão armado, cantaria, mármore, mosaico hidraulico, madeira, vidro, alumínio, ferro fundido, azulejo

Bibliografia

ACCIAIUOLLI, Margarida, Os anos 40 em Portugal, o País, o Regime e as Artes, Celebração e Restauração, Doutoramento, UNL, 1991; CML, A urbanização de Lisboa, o sítio de Alvalade, Ed. CML. Lisboa, 1948; COSTA, J. P., Bairro de Alvalade: considerações sobre o Urbanismo habitacional, tese de Mestrado, FAUTL, 1997; JANARRA, Pedro, A política urbanística e da Habitação social no Estado Novo:o caso do Bairro de Alvalade de Lisboa- entre o projecto e o concretizado, Mestrado, ISCTE, 1994; FERNANDES, José Manuel, Jornal Expresso, 22 Abril 2006, Lisboa; FERREIRA, Vítor Matias, Uma nova ordem urbana para a Capital do Império, 1938-1948 in O Estado Novo, das origens ao fim da autarcia, 1926-1951, Edições Fragmentos; Lisboa, 1988; LOBATO, Luís Guimarães, A experiência de Alvalade in Revista Técnica, revista de engenharia dos alunos do IST, Lisboa, 209-210, Fevereiro-Março 1951

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa, NP25 Pt99; CML: Arquivo de Obras, processo de obra nº29367

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa, NP25 Pt99; CML: Arquivo de Obras, processo de obra nº29367

Intervenção Realizada

Observações

*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login