Edifício na Rua São João de Brito, n.º 2

IPA.00025554
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Casa unifamiliar construída no séc. 20.
Número IPA Antigo: PT031106421224
 
Registo visualizado 1204 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Moradia / Vivenda  

Descrição

Edifício de plantas irregular composto por 3 pisos e com cobertura efectuada a 4 águas. Revestido a reboco de cor branca e com embasamento na base do 1º piso a percorrer todas as fachadas. Fachada principal:orientada a SE tem 2 panos sendo o central de maiores dimensões com acesso através de porta de madeira com moldura de pedra e vestíbulo ao centro. Restante fachada composta por janelas de peitoril bem como pano menor a E. No extremo O. varandas em patamar curvilíneo que se desenvolvem para a fachada lateral. Esta é composta pelas mesmas e outro pano destacado com varandas rectangulares a servirem as duas janelas de peitoril por piso. Fachada posterior: com escadas de serviço em betão armado ao centro encaixando em corpo avançado que culmina em chaminé a O. No pano da esq., marquises a servir as zonas de serviço do edifício. Fachada lateral E.: com 4 janelas de peitoril por piso de várias dimensões.

Acessos

Rua São João de Brito, n.º 2; Rua Conde de Arnoso, n.º 1 a 1A. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,755415, long.: -9,136642

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado. Enquadrado na Zona Especial de Protecção à Igreja de São João de Brito e junto do Jardim Infantil Público. Nas proximidades, conjunto de outras moradias multifamiliares do mesmo autor.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Assistencial: centro de acolhimento infantil

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: João Guilherme Faria da Costa; António dos Santos Mattos Gomes (1986); Luís Filipe dos Santos (1993); ENGENHEIRO: José Carvalho dos Santos (civil)

Cronologia

1986- ocupa o edifício o "Internato Infantil de Santa Joana" pertencente à Santa Casa da Misericórdia.

Dados Técnicos

Materiais

Betão armado, madeira, caixilhos metálicos e de alumínio, vidro, azulejo e mosaico

Bibliografia

ACCIAIUOLLI, Margarida, Os anos 40 em Portugal, o País, o Regime e as Artes, Celebração e Restauração, Doutoramento, UNL, 1991; CML, A urbanização de Lisboa, o sítio de Alvalade, Ed. CML. Lisboa, 1948; COSTA, J. P., Bairro de Alvalade: considerações sobre o Urbanismo habitacional, tese de Mestrado, FAUTL, 1997; JANARRA, Pedro, A política urbanística e da Habitação social no Estado Novo:o caso do Bairro de Alvalade de Lisboa- entre o projecto e o concretizado, Mestrado, ISCTE, 1994; FERNANDES, José Manuel, Jornal Expresso, 22 Abril 2006, Lisboa; FERREIRA, Vítor Matias, Uma nova ordem urbana para a Capital do Império, 1938-1948 in O Estado Novo, das origens ao fim da autarcia, 1926-1951, Edições Fragmentos; Lisboa, 1988; LOBATO, Luís Guimarães, A experiência de Alvalade in Revista Técnica, revista de engenharia dos alunos do IST, Lisboa, 209-210, Fevereiro-Março 1951

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa; CML: Arquivo Municipal: Processo de obra

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa; CML: Arquivo Municipal: Processo de obra

Intervenção Realizada

1959 - colocação de garagens, ampliação do vestíbulo de entrada eliminando a despensa, colocação de caixilhos metálicos exteriores a criar jardim de inverno (3º piso); 1986- alterações profundas no interior de forma a adaptar uma moradia multifamiliar a uso institucional; 1993- construção de pavilhão para actividades didácticas

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login