Ermida de São José

IPA.00009595
Portugal, Lisboa, Vila Franca de Xira, União das freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz
 
Arquitectura religiosa, barroca Ermida de planta longitudinal, em cruz latina, de nave única, de razoáveis proporções, marcada pela grande altura dos corpos da nave e transepto em contraste com a capela-mor e pelas linhas austeras e despojamento decorativo no qual se destaca apenas o revestimento azulejar do interior, setecentista. Apresenta grande semelhança com a contemporânea Ermida de Alcamé (v. PT031114090100), igualmente localizada na Lezíria e provavelmente traçada pelo mesmo Arquitecto, em particular na fachada principal e planimetria, mas não exibindo o jogo de volumes e superfícies curvas contrapostas a superfícies rectas aí patente, evidenciando um programa mais consonante com a arquitetura militar maneirista.
Número IPA Antigo: PT031114090040
 
Registo visualizado 113 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Acessos

EN10, em direcção a Porto Alto

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, destacado em plena Lezíria Grande do Tejo. A SE., localiza-se a contemporânea Ermida de Nossa Senhora de Alcamé (v. PT031114090100). Envolvente dedicada maioritariamente a áreas de pastagens / forragens e de cultura, sendo predominante a do arroz (650 hectares) seguida de 140 hectares de milho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: José Manuel de Carvalho e Negreiros (1751 - 1815) (atr.)

Cronologia

1744 - data do mais antigo documento que se conhece referente às lezírias do Tejo e no qual consta que as terras agrícolas de D. João V na bacia do Tejo compreendiam propriedades sitas na Valada, Alpeca, Barrocas da Redinha, Azambuja, Salvaterra e Benavente; 1747 - 1752 - construção da ermida, especialmente destinada aos operários agrícolas que aqui igualmente se abrigavam por altura das cheias que com frequência assolavam os terrenos das Lezírias; o templo terá sido encomendado pelo 1º Patriarca de Lisboa D. Tomás de Almeida ao arquiteto José Manuel de Carvalho e Negreiros responsáveis pela contemporânea Ermida de Nossa Senhora de Alcamé (v. PT031114090100)

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Exposição"Memórias de pedra e cal", Museu Municipal da Vila Franca de Xira, 2001

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Helena Rodrigues 2005 / Rosário Gordalina 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login