Igreja Paroquial de São Tomé de Negrelos / Igreja de São Tomé

IPA.00005138
Portugal, Porto, Santo Tirso, Negrelos (São Tomé)
 
Arquitetura religiosa, manuelina, setecentista e do séc. 20. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor e capela lateral manuelina, com anexo adossado ao lado direito, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço de madeira, sendo em abóbada de combados na capela lateral, uniformemente iluminada por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal do tipo fachada torre com cobertura em coruchéu piramidal; a fachada tem estrutura facetada, com portal de volta perfeita e torre de dois registos, o superior com ventanas de volta perfeita. Fachadas seccionadas em dois registos e em panos, por pilastras toscanas colossais, rasgadas por portas travessas retilíneas. Interior com coro-alto, marcado pelo corpo da torre, tendo batistério e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, de acesso à capela-mor, com retábulo de talha pintada e dourado, barroca joanina, de planta côncava e um eixo. Igreja de construção setecentista, de que resiste a capela-mor e a fachada posterior, tendo óculo quadrilobulado, remodelada no séc. 20, com a ampliação da estrutura, feitura de novas fachadas laterais, do anexo e da fachada principal, integrando torre sineira, apresentando uma decoração superior em módulos de colunas e entablamento, que se elevam a enquadrar nichos e o janelão da fachada, até ao remate da empena reta. As fachadas são secionadas por pilastras, encimadas por pináculos fusiformes. Possui capela lateral manuelina, com acesso por arco de volta perfeita, de arestas biseladas e de pequenas dimensões, contendo retábulo incaracterístico, mas tendo, exteriormente, um alpendre fechado, marcado por colunas com capitéis de inspiração coríntia e contendo sala da Confraria, com janela de ângulo; possui pedra de armas. As estruturas retabulares da nave são de feitura recente, contrastando com o retábulo-mor de talha joanina, executado por Pedro Salgado de Santa Maria de Landim, semelhante ao existente na Capela do Senhor do Padrão, em Monte Córdova (v. PT011314130099).
Número IPA Antigo: PT011314300007
 
Registo visualizado 4048 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave com torre sineira na fachada principal, capela-mor, capela lateral adossado ao lado esquerdo, antecedida por nártex e anexo adossado ao lado direito, de volumes articulados e escalonados, com cobertura a duas, três e quatro águas, sendo em coruchéu piramidal, revestido a cantaria e encimado por esfera e cata-vento, na torre sineira. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por socos de cantaria, seccionadas por pilastras toscanas colossais, firmadas por pináculos fusiformes, e rematadas em frisos e cornijas. Os vãos são retilíneos, com molduras simples e remates em cornijas. Fachada principal virada a O., tri-facetada, com a zona central revestida a cantaria aparente de granito, rematada em empena reta, com pequeno ângulo central e definida por dois registos definidos por cornija, o inferior rasgado por portal em arco de volta perfeita, assente em pilastras e finos colunelos, que se prolongam em duas arquivoltas, unidas por fecho saliente, ornado por acanto; está ladeado por quatro colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, grupadas, sobre plintos paralelepipédicos almofadados, que sustentam fragmentos de entablamento, encimados por pináculos e pelo segundo registo. Este é formado por janelão de volta perfeita e fecho saliente, ladeado por dois nichos de volta perfeita, cada um deles enquadrado por duas colunas semelhantes às inferiores, assentes em plintos paralelepipédicos; a estrutura abre para sacada em cantaria com guarda balaustrada e bacia ornada por dentículos, assente em duas consolas. Sobre o janelão, nicho de volta perfeita, ladeado por duas colunas, que rematam em frontão triangular. Sobre a estrutura, é visível a torre sineira, de dois registos separados por friso e cornija, o inferior cego e ostentando mostrador do relógio, circular, e o superior com as ventanas em arcos de volta perfeita, com fechos e impostas salientes, com a moldura a prolongar-se inferiormente, formando falsos brincos. Remata em friso, cornija e balaustrada, com pináculos nos ângulos. As faces laterais são semelhantes, de dois registos separados por frisos de cantaria, revestidas a azulejos, em monocromia, brancos, com frisos em bicromia, a azul e branco. Nos registos inferiores, surgem duas janelas em capialço, encimadas por painéis de azulejo figurativo; nos superiores, duas janelas semelhantes, encimadas por painel que inscreve a cruz de Cristo. Fachada lateral esquerda secionada por cinco panos e dois registos, dois deles cegos, surgindo, no terceiro e quinto, porta de verga reta, encimada por janela; no primeiro tramo, pequena fresta ao nível do primeiro registo. Corpo da capela-mor com porta de verga reta e janela. Fachada lateral direita secionada por cinco panos e dois registos, o primeiro e terceiro com janela, surgindo, neste, porta travessa de verga reta. Tem adossado corpo anexo, de dois pisos, com acesso por escadas na face O., tendo, na face S., cinco vãos em cada piso, compondo uma porta e nove janelas, todas com molduras recortadas; na face E., dois andares de duas janelas com molduras recortadas. À face O., tem adossado o alpendre da capela lateral, esta em cantaria de granito aparente, com janela na face O., protegida por grades de ferro, sendo o alpendre fechado por muro de cantaria de granito com acesso frontal, onde se apoiam cinco colunas de fustes lisos e capitéis de inspiração coríntia, e duas colunas embebidas aos muros, com capitéis mais simples; sustentam entablamento e dois registos de muro em cantaria, secionados por cornijas, tendo, no ângulo SO, janela de ângulo, com dois vãos retilíneos protegidos por grades de ferro, ostentando colunelo e flanqueada por pilastras assentes em mísulas de acantos. Na face O., possui pedra de armas. O alpendre tem teto plano, rebocado e pintado de branco e pavimento em lajeado de granito, onde surgem várias cantarias lavradas e uma lápide sepulcral, armoriada; para este, abre porta de verga reta. Fachada posterior em empena sem retorno, com cruz latina sobre plinto volutado no vértice, rasgada por óculo quadrilobulado. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão, em bicromia, a azul e branco, com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, em madeira, divididas em apainelados e assentes em cornijas de cantaria; pavimento da nave em tijoleira com corredor central em cantaria, protegido por passadeira vermelha. As janelas e portas estão encimadas por sanefas de talha pintada de branco e dourado, formando espaldar recortado e lambrequins. Portal axial protegido por guarda vento de madeira e vidro martelado e colorido. Coro-alto assente em viga de cantaria, pilares e modilhões do mesmo material, com guarda de madeira vazada, sendo secionado pela torre sineira, pela qual tem acesso; dele partem as escadas em cantaria, de acesso aos sinos. No lado do Evangelho, no sub-coro, o batistério inserido em nicho de volta perfeita e encimado por cruz latina, em cantaria, tendo pia com pequena coluna e taça facetada, com cruz latina gravada. Confrontantes, as capelas retabulares colaterais dedicadas a São José e Nossa Senhora de Fátima (Evangelho) e ao Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus (Epístola). No lado do Evangelho, entre as estruturas, o púlpito quadrangular, com bacia de granito assente em consola e guarda plena galbada, em talha pintada de branco e dourada, ornada por concheados e cartelas; tem acesso por porta de perfil trilobulado, encimado por guarda-voz de talha pintada de branco e dourada, formando um estrutura de rocalhas, encimada por cornijas, concheados, festões de flores e remate vazado, sobrepujado por pomba. No lado da Epístola, um vão em arco de volta perfeita e de arestas biseladas acede à Capela lateral do Santíssimo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e encimado por sanefão de talha pintada de branco, dourado e vermelho, formando uma armação de enrolamentos e acantos, de onde pendem falsos drapeados, sustentados por anjos de vulto. Capela-mor com supedâneo de três degraus, com maciço de cantaria no lado do Evangelho, tendo ambão de talha pintada de branco e dourado e credencias; ao centro, a mesa de altar, de talha pintada de branco e dourada, paralelepipédico e com o frontal apainelado, decorado por cartelas, concheados e acantos, com sanefa marcada. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, azul e dourada, de planta côncava e um eixo definido por duas colunas torsas, percorridas por espira fitomórfica, com o terço inferior marcado, assentes em anjos atlantes. Ao centro, tribuna de perfil trilobulado, de boca rendilhada e drapeados a abrir em boca de cena, tendo trono expositivo de três degraus, com interior ornado por apainelados e cobertura em falsa cúpula; está ladeada por apainelados côncavos, os interiores com entrelaçados e decoração de acantos e laçarias, e os intermédios com cartelas e mísulas, encimadas por baldaquinos de onde pendem drapeados, a abrir em boca de cena. A estrutura remata em arquivolta recortada, ornada por querubins e cartelas, ladeado por painéis com anjos de vulto, enrolamentos e acantos, sobrepujada por sanefa de lambrequins e drapeados. Sob a zona lateral, as portas de acesso à tribuna. Ao centro, sobre estrutura facetada, o sacrário ornado por acantos e ladeado por anjos e drapeados a abrir em boca de cena, flanqueado por quarteirões e remate em cornija, tendo a porta ornada por Cristo Redentor. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia, com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris de madeira, tendo teto plano, pintado de branco, e pavimento cerâmico.

Acessos

Avenida da Igreja; Rua Patrício Alves Carneiro; Rua Padre Justino Macieira. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,347289; long.: -8,403121

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 33 587, DG, 1.ª série, n.º 63 de 27 março 1944 (Loggia e capela lateral) *1

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em ligeiro declive, a que se adapta, sobranceira a duas vias públicas que cinde, tendo, no lado esquerdo, a Rua Padre Justino Macieira e, no lado oposto, a Rua Patrício Alves Carneiro. Encontra-se implantado em adro pavimentado a tijoleira, fechado por muro em alvenaria rebocada e pintada de branco e capeado a cantaria de granito, que acompanham as escadas do acesso fronteiro, por escadas em cantaria, de perfil facetado; são ladeadas por dois candeeiros de iluminação pública, em metal pintado de cinza. No lado esquerdo e fora do adro, várias árvores de grande porte e, no lado oposto, algumas oliveiras no adro; junto às escadas frontais, dois cruzeiros, em cantaria, assentes em plintos paralelepipédicos, onde surge a cruz, a do lado direito marcada pelos atributos da Paixão de Cristo. Está rodeada por casas de habitação unifamiliares.

Descrição Complementar

Sobre o portal axial, a inscrição relevada: "1943 - DOMUS - DEI - ET - PORTA - CAELI - GEN - 28". Os painéis de azulejo de fachada principal são em bicromia, a azul e branco, com molduras de cantaria, representando a Aparição de Nossa Senhora de Fátima (lado esquerdo) e a Aparição do Menino a Santo António (lado direito). O retábulo de São José é de talha pintada de branco, azul e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas torsas, percorridas por espira fitomórfica, assentes em consolas e encimadas por urnas. Ao centro, nicho em arco abatido, formado pela cornija do remate, criando um apainelado com três mísulas, a central de maiores dimensões, encimada por baldaquino recortado e de lambrequins; o fundo é pontuado por motivos vegetalistas. A estrutura remata em espaldar recortado, ornado por cartela de concheados e rematando em cornija e acantos estilizados. Altar paralelepipédico dividido em três apainelados por molduras douradas em "ferronerie". O retábulo de Nossa Senhora de Fátima é de talha pintada de branco, azul e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas torsas, percorridas por espira fitomórfica e o terço inferior marcado, assentes em consolas e encimadas por acantos, ladeadas por duas falsas pilastras, decoradas por motivos vegetalistas. Ao centro, nicho em arco abatido, formado pela cornija do remate, criando um apainelado com três mísulas, a central de maiores dimensões, encimada por baldaquino recortado e de lambrequins, de onde pendem drapeados. A estrutura remata em espaldar recortado, ornado por festões de drapeados e florais, encimado por anjos de vulto e círculo com as iniciais "AM". Altar paralelepipédico dividido em três apainelados por molduras douradas em "ferronerie". O retábulo de Nossa Senhora das Graças é de talha pintada de branco, azul e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas torsas, percorridas por espira fitomórfica, assentes em consolas e encimadas por urnas. Ao centro, nicho em arco abatido, formado pela cornija do remate, criando um apainelado com três mísulas, a central de maiores dimensões, encimada por baldaquino recortado e de lambrequins, de onde pendem drapeados; o fundo é pontuado por motivos vegetalistas. A estrutura remata em espaldar curvo, ornado por cartela de concheados e rematando em cornija e acantos estilizados. Altar paralelepipédico dividido em três apainelados por molduras douradas em "ferronerie". O retábulo do Sagrado Coração de Jesus é de talha pintada de branco e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas torsas, percorridas por espira fitomórfica e o terço inferior marcado, assentes em consolas e encimadas por acantos, ladeadas por duas falsas pilastras, decoradas por motivos vegetalistas. Ao centro, nicho em arco abatido, formado pela cornija do remate, criando um apainelado com três mísulas, a central de maiores dimensões, encimada por baldaquino recortado e de lambrequins, de onde pendem drapeados. A estrutura remata em espaldar recortado, ornado por festões de drapeados e florais, encimado por anjos de vulto e círculo com coração inflamado. Altar paralelepipédico dividido em três apainelados por molduras douradas em "ferronerie". A Capela do Santíssimo tem as paredes rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por janelas com molduras de perfis distintos, com pavimento em lajeado, revestido a alcatifa vermelha, e cobertura em abóbada de combados, com bocetes ornados por carrancas e florão central, assentes em mísulas angulares. Possui mesa de altar em cantaria, assente em dois pilares e retábulo de talha pintada de branco e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas de talha dourada, torsas e percorridas por espira fitomórfica, assentes em plintos ornados por querubins e encimadas por quarteirões. Ao centro, painel pintado a representar Jerusalém, secionado por friso e ornado por festões dourados. A estrutura remata em espaldar retilíneo, rematado por cornija curva, decorada por folhagem. Altar encimado por sacrário em forma de esfera, decorado por querubins, resplendor e falso domo, onde assenta a mísula do Crucificado.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Pedro Salgado (1731). MESTRE DE OBRAS: Francisco Cremona (atr., séc. 16).

Cronologia

Séc. 11 - primeira referência à povoação; séc. 16 - provável construção da capela lateral, do Santíssimo Sacramento; década de 30 - 40 - construção do alpendre e corpo superior, atribuível a Francisco Cremona; séc. 18 - reconstrução da igreja; 1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa, a paróquia, com 70 vizinhos, é uma vigararia dos Padres da Companhia de Jesus, de Braga, por ser anexa a São Pedro de Roriz, rendendo para o +aroco 80$000 e para os Jesuítas 400$000; 1731, 24 janeiro - feitura do retábulo-mor pelo mestre Pedro Salgado, de Santa Maria de Landim, por 96$800; 1758 - nas Memórias Paroquiais é referido que a paróquia é dedicada a São Tomé e o pároco é cura, apresentado pela Coroa, tendo de côngrua 40$000; 1943 - reconstrução da igreja e feitura das capelas retabulares laterais; 1984 - obras de recuperação do edifício; em vista do técnico da DGEMN é detetada a necessidade de tratar as grades das janelas e portas da Capela do Santíssimo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cunhais, pilastras, pináculos, frisos, cornijas em cantaria de granito; viga, pilares e modilhões do coro-alto em cantaria de granito, com guarda de madeira; portas de madeira; pavimento em ladrilho cerâmico, com corredor em cantaria, sendo lajeado na capela lateral, revestido a alcatifa; cobertura da capela lateral em abóbada de cantaria; coberturas exteriores em telha cerâmica; retábulos de talha pintada; retábulo-mor com talha dourada; guarda-vento de madeira e vidro martelado e colorido; janelas com caixilharias metálicas e vidro colorido.

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1986, vol. III; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portuguesa, Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706, vol. I, p. 369.

Documentação Gráfica

IGESPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA; IGESPAR; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH-1010/236-0024; IGESPAR

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1984 - revisão dos rebocos e pinturas do interior, nomeadamente da capela do Santíssimo; tratamento dos tetos.

Observações

*1 - DOF: Loggia quinhentista e capela manuelina da Igreja de São Tomé de Negrelos.

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login