Central Recetora da Estação Rádio Naval de Luanda

IPA.00033210
Angola, Luanda, Luanda, Luanda
 
Arquitetura de comunicações, do séc. 20
Número IPA Antigo: AO911103000068
 
Registo visualizado 645 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Militar  Quartel    

Descrição

Conjunto de edifícios habitacionais, compostos por dez edifícios de piso térreo, de planta retangular e geminados (seis deles originalmente destinados a cabos e quatro destinados a sargentos), dois edifícios de planta em T e piso térreo (destinados para oficiais) e um edifício de dois pisos, planta cruciforme e cobertura em telha a duas águas e galerias periféricas de distribuição. A planta deste edifício (o maior em área e originalmente destinado a ser o do aquartelamento) responde à necessidade de uma planta simétrica, de modo a permitir a divisão do mesmo em espaços separados para "europeus" e "indígenas", contendo no piso térreo refeitórios e copas em braços opostos do edifício, sendo o piso superior totalmente dividido e com acessos providenciados por diferentes escadas. Cada um dos espaços, iguais em planta, contem uma camarata com 12 camas, roupeiros e balneários. O edifício da estação recetora (que segundo o projeto deveria ter uma planta em U) apresenta uma planta quadrangular, com um pátio interior.

Acessos

Luanda

Protecção

Enquadramento

Conjunto localizado num grande terreno formando um polígono irregular de grandes dimensões, no exterior da cidade de Luanda, a cerca de 3,3 kms a oeste da Central Emissora da Estação Rádio Naval de Luanda (v. AO911103000067) e a cerca de 9kms a sudoeste do Aeroporto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: quartel

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Luiz Possolo (1960)

Cronologia

1960 - projeto da autoria do arquiteto Luiz Possolo (Direcção dos Serviços de Urbanismo e Habitação - Direcção Geral das Obras Públicas e Comunicações do Ministério do Ultramar) para as centrais recetoras das estações rádio-navais de Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo).

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MILHEIRO, Ana Vaz, SALDANHA, José Luís, Luís Possolo. Um arquitecto do Gabinete de Urbanização do Ultramar, Lisboa, CIAAM, 2012.

Documentação Gráfica

AHU: MU/DGOPC/DSUH/Caixa119

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. Trata-se de um projeto-tipo destinado a ser implantado em Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo), ainda que com implantações diferentes no terreno. Ao contrário do sucedido em Lourenço Marques, o conjunto de edifícios para Luanda foi implantado no terreno de acordo com a planta de implantação no terreno original, não sendo possível aferir se o edifício da estação elétrica previsto pelo projeto foi efetivamente construído. Contrariamente ao ocorrido em Maputo, ambos os terrenos das centrais da Estação Rádio-Naval de Luanda, em torno dos edifícios, foram ocupados por construções habitacionais, erguidas fora do contexto inicial, o que segundo Ana Vaz Milheiro e José Luís Saldanha fez com se perdesse "o perímetro "non aedificandi" da parcela, [achando-se atualmente os edifícios da estação] rodeados de construções intersticiais, de aparência um tanto informal."

Autor e Data

Tiago Lourenço 2012 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica")

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login