Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

IPA.00030920
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura educativa, do séc. 20. Faculdade com complexo pavilhonado composto por dois edifícios de massas horizontais e evoluindo em dois e três pisos, tendo, ao centro e articulando ambos os corpos, dois volumes verticais e bastante estreitos.
Número IPA Antigo: PT031106091716
 
Registo visualizado 2176 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Faculdade    

Descrição

Complexo pavilhonado composto por vários corpos, articulados entre si, articulação feita pela zona central, de construção mais recente. O PAVILHÃO PRINCIPAL é de planta rectangular irregular, com um pequeno volume quadrangular adossado ao extremo esquerdo da fachada posterior, evoluindo em três pisos e com coberturas diferenciadas em terraço. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e bege, marcadas por uma composição de retículas de pilares e vigas, com panos ligeiramente recuados e rasgados por janelas rectilíneas, com caixilharias em alumínio simples, pontuado ocasionalmente por elementos de tonalidade vermelha. Nos extremos do corpo, situam-se escadas exteriores em alvenaria rebocada e pintada. Fachada principal virada a SO., com acesso ligeiramente descentrada, formado por portal rectilíneo, protegido por uma pala. INTERIOR com vestíbulo de acesso às várias dependências. CORPO CENTRAL corresponde ao auditório, composto por dois volumes verticais, articulados por um corpo central mais baixo, com coberturas diferenciadas em terraço e fachadas SO. e NE. revestidas a pastilhas negras, sendo as demais marcadas por cinco pisos de vãos rectilíneos, com vigas de betão visíveis. Na base da estrutura amplas escadas de acesso em cantaria, sendo as fachadas que a envolvem em betão aparente. No lado NE., surge um corpo elíptico e envidraçado, de acesso directo ao auditório. INTERIOR com laboratórios, salas de aula e um auditório com 900 lugares. CORPO DO LADO DIREITO corresponde à área de Formação Profissional, de planta em L, evoluindo em dois pisos e com cobertura em terraço, onde surge, mais estreito, um terceiro piso, também ele coberto em terraço. Fachadas revestidas a cantaria, rasgadas por pequenos vãos rectilíneos, ligeiramente recuados.

Acessos

Rua Professora Teresa Ambrósio; Rua Interior; Rua Branca Edmée Marques; Rua Professor António Peres

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no lado S. da Cidade Universitária de Lisboa (v. PT031106090726), numa zona plana, fronteira ao complexo principal da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (v. PT031106091713). A fachada principal abre para a Rua Professora Teresa Ambrósia e acha-se rodeada por vias públicas e zona de estacionamento, bem como por pequenos canteiros rectangulares e relvados.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: faculdade / instituto superior

Utilização Actual

Educativa: faculdade / instituto superior

Propriedade

Pública: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: José Soalheiro, Teresa Castro & Associados, Arquitectos, Lda. (1994). CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGIL - Sociedade de Construção Civil (2001). EMPRESAS: Termifrio - Projectos e Planeamento Industrial, Lda. (1994). ENGENHEIROS: A2P Consult Estudos e Projectos, Lda. (1994); Canha da Piedade (1994); Carlos Fafaiol (1994); Silvino Maio & Lacerda Moreira Engenheiros Associados, Lda. (1994).

Cronologia

Séc. 20, 3.º quartel - construção do edifício principal da Faculdade de Medicina Dentária; 1994 - necessidade de alargar o espaço, com lançamento de um concurso para a construção de um novo espaço de auditório, salas de aula e laboratório; ganha o concurso José Soalheiro, Teresa Castro & Associados, Arquitectos, Lda., tendo como colaborador Ricardo Agarez; os projectos de estabilidade são de A2P Consult Estudos e Projectos, Lda., sendo os projectos de especialidade de: Silvino Maio & Lacerda Moreira Engenheiros Associados, Lda. (instalações eléctricas), Termifrio - Projectos e Planeamento Industrial, Lda. (instalações mecânicas), engenheiro Carlos Fafaiol (instalações acústicas); consultoria técnica do Professor Canha da Piedade; concorreu, ainda, a FSSMGNArquitectos, Lda. (Fernando Sanchez Salvador e Margarida Grácio Nunes); 2001 - construção do edifício pela ENGIL - Sociedade de Construção Civil; 2014, 26 setembro - anúncio da abertura de concurso para a obra de adaptação do Edifício da Formação Profissional da Faculdade de Medicina Dentária a Instalações do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em vigas, pilares e placas de betão; revestimento a pastilha e cantaria; caixilharias de alumínio e vidro simples.

Bibliografia

http://www.arquitectura.pt/forum/f105/projecto-faculdade-de-medicina-dent-ria-lisboa-jstc-and-associados-5690, 22 Março 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2011 (no âmbito da parceria IHRU / UL)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login