Ermida de Nossa Senhora do Salto

IPA.00027507
Portugal, Porto, Paredes, Aguiar de Sousa
 
Ermida de construção setecentista, provavelmente de espaço único, com cobertura de madeira em masseira, com retábulo de talha joanina barroca, de planta reta e três eixos. Foi ampliada com um corpo anexo e uma nave, antecedida por alpendre aberto, sustentado por pilares. A fachada principal remata em empena, com os vãos rasgados em eixo, possuindo portal em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes, encimado por fresta.
Número IPA Antigo: PT011310010036
 
Registo visualizado 3289 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave, antecedida por alpendre, capela-mor e anexo, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas no templo e de três no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco pintado de cinza, exceto em parte da fachada principal, em alvenaria de xisto, rematadas em frisos de betão. Fachada principal virada a O., em empena com cruz latina no vértice, rasgada por portal em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes, encimado por registo de azulejo, em bicromia, azul e branco, e por fresta retilínea. O portal é protegido por alpendre aberto, assente em quatro pilares de arestas chanfradas, sobre altos plintos paralelepipédicos, com cobertura de madeira e pavimento em lajeado. Fachada lateral esquerda rasgada, no corpo da nave, por porta travessa de verga reta e moldura simples, com acesso por degraus em leque, e por duas frestas retilíneas, tendo, no corpo da capela-mor, porta de verga reta com acesso por degraus simples, em cantaria. Fachada lateral direita rasgada por duas frestas no corpo da nave e por duas no corpo do anexo à capela-mor. Fachada posterior em empena, rasgada por fresta. INTERIOR com as paredes da nave rebocadas e pintadas, percorridas por alto lambril pintado de cinza, com cobertura em masseira, rebocada e pintada de branco e pavimento cerâmico em tons de castanho matizado, com corredor central em cor de mel. Coro-alto de madeira pintada de castanho com guarda balaustrada e acesso por escadas de madeira no lado do Evangelho, que também permitem aceder ao púlpito quadrangular, de madeira e com guarda plena de madeira pintada de castanho, com a face frontal ornada por falsa almofada em losango. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, tendo, na do lado direito a data "723", estando protegido por grades de ferro. No lado do Evangelho, ranhura para esmolas, encimada pela inscrição: "OFERTAS A NOSSA SENHORA". Capela-mor elevada por um degrau, com paredes e pavimento semelhantes aos da nave, com cobertura de madeira em masseira. No lado da Epístola, porta de verga reta e óculo circular, de acesso ao corredor do anexo, que liga à nave por arco de volta perfeita. Tem retábulo de talha dourada, de planta reta e cinco eixos, definidos por duas colunas torsas, percorridas por espira fitomórfica, e dois quarteirões, assentes em consolas. Ao centro, nicho de volta perfeita envolvido por moldura de acantos, interrompido por amplo fecho de volutas e anjo, que prolonga o remate; os eixos intermédios são de volta perfeita e os exteriores retilíneos, todos contendo painéis pintados. A estrutura remate em painel trapezoidal ornado por acantos, palmetas e possui mesa de altar paralelepipédica. Anexo com as paredes semelhantes às da nave, com teto de madeira, contendo vários ex-votos.

Acessos

Rua Portela da Senhora, no Parque Natural da Senhora do Salto

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Florestal, isolado, implantado em zona montanhosa, bastante escarpada, junto ao Rio Sousa, nas imediações de uma mini-hídrica e da A41. Junto ao Rio, surgem várias casas de habitação em xisto. Tem acesso por ampla escadaria de xisto e caminho de terra batida. No lado direito, a pequena Casa da Cera, tendo, numa cota menos elevada, um monumento comemorativo ao Padre Joaquim Alves Correia. Junto à escarpa, uma placa com inscrição em dourado: "LENDA DA SENHORA DO SALTO / UM CAVALEIRO ANDANTE / DO ALTO DOS PENHASCOS SALTOU / NO SEU SALTO TRIUNFANTE / NOSSA SENHORA O AMPAROU / E O CAVALO AS PATAS MARCOU / (AMIGOS DO SALTO)".

Descrição Complementar

No registo de azulejo de fachada principal, a inscrição "NOSSA SENHORA DO SALTO".

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção da capela, uma vez que surge referida no Catálogo dos Bispos do Porto, publicado em 1742, mas com informação compilada no final do séc. 17; 1723 - provável construção da capela primitiva, conforme data na pilastra do arco triunfal; 1747 - no Dicionário Geográfico, é referido que junto ao Rio Sousa, num bosque, se situa a Ermida de Nossa Senhora do Salto, com festa no dia da Ascensão de Cristo; a imagem é considerada milagrosa, tendo aparecido numa gruta junto ao rio; junto à capela, uma fonte; 1758, 06 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco João da Silva, é referido a Capela de Nossa Senhora do Salto, a que ocorrem muitos romeiros; séc. 19 - provável ampliação da capela e construção do anexo; séc. 20, década 80 - colocação do painel de azulejos sobre o portal e provável reforma da cobertura e remate da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de xisto, rebocadas pelo lado interior e exterior; cobertura em laje aligeirada, revestida a telha de barro tipo marselha; teto da nave rebocado e pintado; teto da capela-mor de madeira; pavimento da nave e transepto em mosaico cerâmico; caixilharias em madeira pintada; grades em ferro; painel de azulejo industrial; retábulo de talha dourada.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; COELHO, Manuel Ferreira, Monografia do Concelho de Paredes, 1 - Freguesia de Aguiar de Sousa, Edição da Câmara Municipal de Paredes, 1988; PINTO, Dr. Ricardo, Paredes - Jóia do Sousa..., Paços Ferreira, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - tratamento de rebocos e pinturas.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2009 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login