Instituto Oftalmológico Gama Pinto

IPA.00027435
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 
Arquitectura de saúde, oitocentista. Edifício hospitalar de planta em L, rasgado uniformemente por janelas em arco abatido, que iluminam intensamente o interior.
Número IPA Antigo: PT031106141494
 
Registo visualizado 2043 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital    

Descrição

Planta em L, desenvolvendo-se, na fachada posterior, um amplo jardim, com coberturas a quatro águas, amansardado e cortado, regularmente por trapeiras. Edifício de quatro pisos, aproveitando a cave e sótão, com fachadas rebocadas e pintadas de rosa, percorridas por alto soco de cantaria de calcário em silharia fendida, rasgado pontualmente a aproveitando o declive na fachada lateral esquerda, por respiradouro jacentes e pequenas janelas de peitoril, todos em arco abatido. Têm cunhais apilastrados e são ritmadas por panos definidos por pilastras em cantaria de calcário, com silharia fendida, rematando em friso rebocado e pintado de rosa e cornija. Fachadas com os dois principais pisos divididos por friso rebocado e pintado de branco, ladeado por outros dois frisos, o superior denteado e o inferior em apainelado negativo, formando as molduras das janelas em arco abatido, rasgadas regularmente. Possui duas portas de verga recta. Na fachada posterior, um jardim de planta rectangular simples, formando quatro canteiros com chafariz central.

Acessos

Rua do Passadiço; Travessa Larga; Travessa do Loureiro

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente / Incluído na Zona de Proteção do Campo dos Mártires da Pátria (v. IPA.00005967)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num amplo quarteirão, de que ocupa toda o lado E., numa zona com forte pendor de inclinação. Surge numa área onde surgiam vários edifícios religiosos e as suas respectivas cercas. As fachadas principal e laterais abrem para vias públicas estreitas e pavimentadas a calçada. Situa-se entre o complexo do Hospital de Santo António dos Capuchos (v. PT031106450153) e o Hospital de Santa Marta (v. PT031106140062). O edifício separa-se da via pública e na fachada principal por um pequeno logradouro, protegido por muro de cantaria de calcário e grades metálicas,

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital

Utilização Actual

Saúde: hospital

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19, década de 80 - construção do edifício, para instalar os Instituto Oftalmológico Gama Pinto, fundado pelo rei D. Luís I e apoiado pelo seu sucessor, o rei D. Carlos I.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; socos, pilastras, pilares, cornijas e degraus em cantaria de calcário; grades em ferro; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2011 (no âmbito da parceria IHRU / UL)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login