Jardim Amália Rodrigues / Jardim do Alto do Parque

IPA.00027094
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Arquitectura recreativa. Jardim pós-modernista expresso no cuidado do tratamento da forma, e na existência de um tema.
Número IPA Antigo: PT031106501477
 
Registo visualizado 2227 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim   Jardim   Pós-modernista    

Descrição

Jardim de planta irregular, trapezoidal, apresentando o seu maior comprimento na direcção NE. - SO. , sendo este o sentido escolhido para a descrição deste espaço. Encontramos, nas imediações do limite NE, aproximadamente a meio da largura do jardim neste local, o ponto mais alto do jardim, ocupado por uma zona de estar de planta circular onde se encontra uma estátua da autoria do escultor Mestre Lagoa Henriques. Esta zona é envolta a N. e a E. por caminhos de trajecto circular, traçado segundo as curvas de nível, cortados por outros ortogonais que os ligam à periferia nascente deste espaço. A O. este desnível é vencido por meio de muretes de suporte em pedra seca, também de trajecto circular, construídos em cubos paralelipipédicos em granito. Este desnível confina com um grande lago, também de planta circular, situando-se na sua margem N. um bar com esplanada com planta semi-circular. Deste lago, parte em linha recta para o extremo SE. do jardim uma linha de água em canal aberto, pontuada por um alinhamento de choupos, atravessada por uma ponte em madeira. No extremo do eixo definido pela Avenida da Liberdade situa-se um anfiteatro aberto sobre a vista do Rio Tejo. Este anfiteatro também de planta semi-circular apresenta caminhos que acompanham as curvas de nível onde estão implantados bancos em metal, sem costas, cuja planta acompanha dos caminhos. Estes caminhos interligan-se por outros muito mais curtos de posição ortogonal. Ao fundo do anfiteatro situa-se uma meia-laranja em calçada portuguesa. A NO. do anfiteatro, a uma cota superior está implantado um restaurante de planta rectangular. A SO. deste encontra-se um desnível florestado a que se segue um relvado onde se inscreve um caminho circular cortado de lado a lado do jardim por um outro , rectilíneo, direcção E.-O.

Acessos

Rua Marquês da Fronteira, Avenida Cardeal Cerejeira

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente

Enquadramento

Jardim localizado num cabeço e zonas declivosas mais próximas. Situa-se no topo do eixo definido pela Avenida da Liberdade (PT031106140228), frente ao limite NO. do Parque Eduardo VII (PT031106500415), ligando-o á mancha de monsanto, estando por isso inscrito neste corredor verde.

Descrição Complementar

Ao fundo da linha de água definida pelo canal a céu aberto situa-se um elemento escultórico em metal representando a "Maternidade", da autoria do escultor Fernando Botero datada de 1999.

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO PAISAGISTA; Gonçalo Ribeiro Telles (1997).

Cronologia

1997- projecto do jardim pelo Arquitecto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e sua posterior execução; 1999 - data da realização do elemento escultórico "Maternidade" da autoria de Fernando Botero.

Dados Técnicos

Modelação do terreno de forma a tirar o melhor partido do local e permitir a construção de um anfiteatro.

Materiais

Inertes - calçada, muro de pedra seca e blocos da margem do lago em calcário; calçada, muro de pedra seca e valeta de drenagem em granito; elementos escultóricos e papeleiras em metal; deck da cafetaria, passadiço do lago e estrutura de pérgula em madeira; muro de suporte e margens da vala a céu aberto em betão. Vegetais: árvores - Oliveira, pinheiro manso, palmeira das vassouras, coupo-branco, choupo-negro, catalpa e cipreste; arbustos - alecrim, lantana, piracanta, folhado.

Bibliografia

CARAPINHA, Aurora e TEIXEIRA , J. Monterroso, A Utopia com os Pés na Terra. Gonçalo Ribeiro Telles, Lisboa 2003. pp269.

Documentação Gráfica

IHRU: Arquivo Pessoal Gonçalo Ribeiro Telles

Documentação Fotográfica

IHRU/SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Camara 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login