Lota de Olhão

IPA.00025838
Portugal, Faro, Olhão, Olhão
 
Arquitectura comercial, do Séc. 20. Lota destinada à transacção de pescado em grosso. Composição arquitectónica característica do período maduro do Movimento Moderno (pós-guerra), na sua aplicação industrial, bem expressa, por exemplo, na importância assumida pelo módulo estrutural (pórtico) no partido plástico do conjunto.
Número IPA Antigo: PT050810030061
 
Registo visualizado 2047 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Entreposto comercial  Lota  

Descrição

Acessos

Avenida das Forças Armadas

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implantado no limite E. do núcleo urbano antigo de Olhão, no lado O. do cais comercial da cidade, desenvolvendo-se segundo a dominante N.-S. entre o plano de água e a Av. das Forças Armadas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: lota

Utilização Actual

Comercial: lota

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1956 - conclusão dos trabalhos de construção da nova doca e do novo cais comercial de Olhão; 1974, 24 Outubro - o Decreto 552/74 transfere a competência do Serviço de Lotas e Vendagem da Junta Central das Casas dos Pescadores para a Secretaria de Estado das Pescas; 1989, 4 Janeiro - a Portaria n.º 9 institui o Regulamento Geral de Funcionamento das Lotas; 1990, 27 Março - o Decreto-Lei n.º 107/90, do Ministério da Agricultura e Pescas, integra o Serviço de Lotas e Vendagem na Docapesca, Portos e Lotas, S.A., e estabelece os estatutos desta empresa (sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos), a qual resulta da transformação da Docapesca - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S.A. A empresa então criada tem a seu cargo, entre outros, a prestação de serviços da primeira venda de pescado em regime de exclusividade, no continente (www.docapesca.pt).

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

http://www.docapesca.pt, 3 Setembro 2007

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Agarez 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login