Farolim de Santiago

IPA.00022452
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Arquitectura civil de equipamento, de ferro. Farolim em ferro forjado, de planta circular, composto por soco circular, em cantaria, e corpo de dois registos, o primeiro rasgado por porta e duas janelas rectangulares, e o segundo por tambor metálico e zona superior envidraçada, rodeado por varandim metálico, com remate em catavento metálico.
Número IPA Antigo: PT011609190250
 
Registo visualizado 3172 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Farol    

Descrição

Corpo único de planta circular, desenvolvendo-se verticalmente em dois registos. Massa simples, em ferro, com base saliente assente num soco também circular, em cantaria, e com cobertura em cúpula metálica, rematada por catavento metálico sobre acrotério esférico. Corpo pintado de vermelho, marcado, verticalmente, por prumos metálicos salientes, pintados de branco, que no topo sustentam o varandim do segundo registo. Na fachada virada a E. rasga-se, no registo inferior, porta de verga recta, e nas viradas a O. e E. duas janelas rectangulares, a meia altura e no terço superior, respectivamente. Registo superior, pintado de branco, formado por tambor, superiormente envidraçado e verticalmente seccionado em oito, sendo inferiormente rasgado por porta de verga recta, baixa, de acesso ao varandim que o rodeia, igualmente de planta circular, com pavimento gradeado e guarda em ferro forjado, ornado com motivos vegetalistas e geométricos. INTERIOR pintado de vermelho, com escada helicoidal, de 23 degraus, pintados de vermelho com frisos laterais pretos ou completamente pretos, em torno de eixo central circular, pintado de branco. Segundo registo com pavimento e tecto metálico, albergando óptica de vidro, sobre base metálica.

Acessos

Castelo de Santiago

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Santiago da Barra (v. PT011609190018)

Enquadramento

Urbano, isolado, integração harmónica na foz do Rio Lima, no interior do Castelo de Santiago da Barra, no baluarte NO., em plataforma com pavimento lajeado, sobranceiro aos estaleiros navais de Viana do Castelo.

Descrição Complementar

A óptica, apresenta, inferiormente, placa metálica com a inscrição "PHARE DE CAXIAS / HENRY - LEPAUTE / CONSTRUCTEURS / PARIS - 1884".

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Comunicações: farol

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

CONSTRUTORES: Henry - Lepaute (1884).

Cronologia

1876 - Entrega pela Direcção das Obras Públicas ao Director do Telégrafo Postal de um farolim para montar no interior do Castelo de Santiago da Barra; 1878 - entrada em funcionamento do farolim provido de um aparelho óptico dióptrico, de luz fixa vermelha, tendo como fonte luminosa um candeeiro a petróleo; 1884 - data da placa metálica sob a óptica, assinalando ter sido construída por Henry Lepaute; 1888 - demolição do primitivo farolim e substituição do aparelho óptico por um catadióptrico de 5ª ordem, de luz branca; 1916 / 1918 - interrupção do funcionamento do farolim durante o período da I Grande Guerra Mundial; 1925 - alteração do sistema iluminação para luz de ocultações; 1937 - alteração do funcionamento para luz vermelha e reparação da abóbada da Igreja de São Domingos, onde está instalada a marca da entrada da barra; 1940 - pedido de electrificação do farolim; 1956 - início do funcionamento com incandescência eléctrica, com equipamento de reserva a gás, com luz ritmada; 1976 - pedida a entrega da casa do faroleiro, existente dentro do Castelo de Santiago da Barra, ao Regimento de Infantaria de Braga; 1980 - entrega da casa do faroleiro da Rua de Monserrate nº 33 à Capitania do Porto de Viana do Castelo; 1986 - substituição do aparelho óptico; 1986 - automatização do sistema de iluminação.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em ferro forjado; soco em cantaria; cúpula envidraçada.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Ministério da Defesa Nacional - Direcção de Faróis

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Ministério da Defesa Nacional - Direcção de Faróis

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login