Capela de Santo António

IPA.00022328
Portugal, Vila Real, Peso da Régua, Loureiro
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela seiscentista de planta longitudinal simples, interiormente iluminada pelos vãos axiais e lateral. Fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de verga abatida, encimada por óculo e ladeada por vão rectangular. Fachadas laterais com beirada simples, a lateral esquerda rasgada por fresta na zona do retábulo-mor, e a posterior terminada em empena. Interior desnudo.
Número IPA Antigo: PT011708050062
 
Registo visualizado 2206 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de massa simples e cobertura homogénea, em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento em alvenaria de pedra, com as juntas pintadas de preto. Fachada principal virada a NO., terminada em empena, de betão, coroada por cruz latina de cantaria, de braços quadrangulares, com chanfro; é rasgada por portal de verga abatida, com moldura simples, encimada por óculo polilobado, inferiormente recortado, também moldurado, e ladeado, à direita, por vão rectangular, com rede de ferro; sobre o vão existe cartela em meia-lua inscrita. Fachadas laterais terminadas em cornija de betão, sobreposta por beirada simples, a lateral esquerda rasgada por fresta na zona do retábulo-mor. Fachada posterior cega e terminada em empena. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e tecto em placa de betão, formando masseira.

Acessos

EN. 600

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, na Região Demarcada do Douro, na sub-região do Baixo Corgo, na zona tampão do Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial (v. PT011701040033), num dos montes sobranceiros à cidade da Régua e ao rio Douro, com miradouro sobre os mesmos. Ergue-se junto à estrada nacional, integrado em adro sobrelevado, adaptado ao declive do terreno, pavimentado a xisto e com acesso por escadas. Na zona frontal, o adro é mais amplo, tendo monumento comemorativo ao Heitorzinho (Heitor Mesquita), virado à estrada, em xisto e alvenaria de pedra, rebocada e pintada de branco, integrando placa de bronze com representação do mesmo e com a inscrição POR ESTE CAMINHO PASSOU UMA CRUZ. ERA O HEITORZINHO A IMITAR JESUS. Junto a este existe alpendre, construído nos mesmos materiais, para protecção da queima das velas. O adro é protegido por muro e gradeamento em ferro. Na proximidade existe a Quinta de Santo António e a Quinta de Santa Júlia (v. PT011708050029).

Descrição Complementar

A cartela sobre o vão lateral tem a seguinte inscrição, em 6 regras, ESTA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO MANDOU FAZER MANUEL RODRIGUES HOMEM ADMINISTRADOR SEU FILHO ERCOPIO (?) ANNO 1645.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1645 - data da construção da capela por Manuel Rodrigues Homem; 1758, 15 Abril - referência à capela nas Memórias Paroquiais da freguesia, então pertencente ao concelho de Santa Marta de Penaguião, pelo abade Jorge Ferreira, a que recorria muita gente desta e das freguesias vizinhas no dia do orago; séc. 18, finais / 19, inícios - reforma da capela, nomeadamente na alteração da modinatura do portal; 1898 - a freguesia foi integrada no concelho de Pêso da Régua.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; placa e cornijas de betão; molduras dos vãos e lápide em cantaria de granito; porta de madeira; grade de ferro; rede metálica; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Vila Real nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, 2ª metade - obras de conservação e restauro; construção da placa e beirais em betão; 2008 - arranjo do adro.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login