Coreto da Beira Rio

IPA.00010631
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Arquitectura civil cultural, Art Deco. Coreto com base de planta octogonal, escada dupla, de granito, adossada à fachada principal, gradeamentos em ferro forjado, com arestas definidas em ventanas, sobrelevadas, em arco pleno, com cobertura em telhado de quatro águas, rematada por acrotério ornado com esfera armilar e catavento zoomórfico.
Número IPA Antigo: PT011609310127
 
Registo visualizado 1826 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cultural e recreativo  Estrutura de lazer  Coreto  

Descrição

Base de planta octogonal, de lados desiguais, assente em soleira de betão, com paramentos rebocados e pintados de azul e branco, nos lados menores integrando grelha de arejamento sobrepujada por friso enxaquetado e com porta de vão rectangular nas fachadas E. e O. As arestas, em empena de cornija contracurvada sobrelevada, são decorada com caravela relevada e cobertura em beiral, coroado por esferas, estando definidas em ventanas, em arco pleno, assente em ombreiras avivadas por motivo decorativo em falsos flautados, dispostos em harpa, sobreposto a segmento da base. A fachada principal, voltada a E., articula dupla escadaria, de lanço único, adossada à fachada, de seis degraus e guarda cimentada, e possui frente às ventanas dois candeeiros de campânula apoiados num suporte curvo. Sobre o plinto da base corre gradeamento em ferro forjado com corrimão de madeira, onde se insere a entrada, cerrada por portão de ferro forjado. Cobertura, em telhado de quatro águas, rematada no vértice por acrotério ornado com esfera armilar e catavento zoomórfico. Pavimento cimentado e tecto oitavado, em ripado de madeira e estuque.

Acessos

Jd. da Beira Rio; Gauss: M-142.500, P-525.200; Fl. 40

Protecção

Enquadramento

Urbano, integração harmónica na periferia do Jardim da Beira Rio, de planta rectangular, alongada, definido por passeios calcetados com cubos graníticos, ladeando um dos arruamentos principais de Viana do Castelo, defronte da marina da foz do Lima. O coreto bordeja a alameda central do Jardim, em saibro compactado, enquadrada por tílias de grande porte e envolto por canteiros relvados e pontuados por tufos de flores.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: coreto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20, 1º terço - ajardinamento do Jardim Público à beira-rio, que foi prolongado e arborizado até à ponte metálica a partir de 1912; 1930, início da década - construção do coreto; séc. 20, 2ª metade - abertura da Av. Central, integrada no Plano de Melhoramentos Municipal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em betão; gradeamento em ferro forjado; escadas de granito; cobertura exterior em telha e interior em madeira e estuque; pavimento cimentado; portas, candeeiros e acrotério metálicos.

Bibliografia

FERNANDES, Francisco José Carneiro, Viana Monumental e Artística. Espaço urbano e património de Viana do Castelo, Viana do Castelo, 1990, p. 115.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login