Pavilhão de Portugal

IPA.00009898
Portugal, Lisboa, Lisboa, Parque das Nações
 
Arquitectura cultural, do séc. 20: Aplicação de azulejos com as cores nacionais (vermelho e verde) na decoração dos pórticos.
Número IPA Antigo: PT031106330618
 
Registo visualizado 1909 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Pavilhão de exposições    

Descrição

Edifício de volumetria horizontal e de implantação paralela à doca composto por dois corpos: um edifício de dois pisos (além da cave); e uma área destinada a actos públicos definida por uma extensa pala de betão apoiada em dois pórticos.

Acessos

Alameda dos Oceanos; Largo Bartolomeu Dias; Rossio dos Olivais (Parque das Nações). VWGS84 (graus decimais) lat.: 38,766559, long.: -9,095099

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 240/2010, DR, 2.ª série, n.º 62 de 30 março 2010

Enquadramento

Urbano. Implanta-se junto à Doca dos Olivais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: pavilhão de exposições

Utilização Actual

Cultural e recreativa: pavilhão de exposições

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Universidade de Lisboa

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Álvaro Siza Vieira (1997) ENGENHEIRO: Segadães Tavares

Cronologia

1998 - inauguração do Pavilhão de Portugal no âmbito da EXPO 98, conforme projeto de Álvaro Siza Vieira; 2003, 31 julho - Despacho de abertura do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 2004 - CMLisboa adquire o Pavilhão de Portugal através da entrega de terrenos municipais à Parque Expo; 2005, 27 janeiro - por despacho do Presidente do IPPAR, foi feita alteração da delimitação do imóvel, de forma a incluir os muros do topo Norte; 2006, 27 abril - proposta de classificação como Imóvel de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção, pela DRLisboa; 26 julho - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR; 2009, 23 setembro - Despacho de homologação da classificação pelo Ministro da Cultura; 2015, 1 de agosto- o governo entrega o Pavilhão à Universidade de Lisboa com a condição desta integrar o Instituto de Investigação Tropical, "prevendo-se que este espaço emblemático da cidade de Lisboa seja palco de diversas iniciativas no âmbito da educação, investigação científica e cultura promovidas pela ULisboa" (anuncia a Universidade); 2016 - a empresa Parque Expo prepara um Centro interpretativo sobre o projeto do Parque das Nações que organiza a Exposição "A Cidade Imaginada"; 2018 - preparação pela Universidade de uma empreitada de reabilitação e requalificação no valor de 9,33 milhões de euros, "vocacionando-o como centro de investigação e promovendo diversas atividades de divulgação de ciência, arquitetura e promoção da lusofonia"; 2023, 29 maio - o governo decreta a reprogramação da empreitada e encargos previstos para 2019-2021 aumentando o valor para 12,1 milhões de euros a ser aplicados em 2024, o valor é suportado pelo orçamento da Universidade onde se inclui a verba pela venda do Palácio Centeno (IPA.00007775); 2025, abril - inauguração do projeto de requalificação, da autoria de Álvaro Siza Vieira igualmente, que inclui a construção de um auditório com 638 lugares divididos a meio pelo palco de 49m2.

Dados Técnicos

Paredes portantes periféricas em betão armado

Materiais

Betão armado, aço,

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Filomena Bandeira 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login