Castro da Azougada / Povoado fortificado da Azougada

IPA.00000989
Portugal, Beja, Moura, União das freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro. Povoado fortificado / castro. Vestígios de uma importante indústria de fundição para obtenção de prata, provavelmente extraída pela copelação do chumbo (Gamito, 1990). Não foram encontrados materiais romanos (Lima, 1988).
Número IPA Antigo: PT040210070012
 
Registo visualizado 466 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Vestígios de fortificações em pedra e uma linha de taludes defensivos semi-aterrados em volta do cabeço. São ainda visíveis os sinais de escavações realizadas há alguns anos.

Acessos

A partir de Moura, por Est. alcatroada para N. até ao monte da Horta da Várzea. A partir daí, por Est. de terra batida, 1 Km. para O..

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 29/90, DR n.º 163 de 17 julho 1990 *

Enquadramento

Rural, outeiro, isolado. O castro ocupa um cômoro entre a margem esquerda do rio Ardila e o Barranco da Azougada, talhado a pique do lado do rio, com uma encosta suave, marcada por 3 aterros, do lado E. Terreno acidentado, vegetação envolvente de azinheiras e oliveiras.

Descrição Complementar

Espólio recolhido à superfície e em sondagem no segundo aterro por José Fragoso de Lima: objectos em pedra - mó de granito, peso de tear, machados, tampa sepulcral; objectos cerâmicos de várias épocas, destacando-se taças áticas de verniz vermelho e de figuras vermelhas e negras, bem como os vasos de cerâmica ibérica com barras a vermelho sobre engobe branco; objectos metálicos - armas de ferro (facas, lanças, espadas), objectos de bronze (fecho de cinturão e "obeloi", arreios de cavalos, selos, objectos rituais).

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 06 - 04 a.C. - apogeu do desenvolvimento do povoado, diminuindo o seu poder económico durante os séculos seguintes.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

LIMA, José Fragoso de, Monografia Arqueológica do Concelho de Moura, Moura, 1988 (tese de licenciatura, Faculdade de Letras de Lisboa, 1944); GAMITO, Teresa Júdice, O concelho de Moura na Proto-História, in Moura na Época romana, Cadernos do Museu Municipal de Moura, nº 1, Moura, 1990.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*DOF... povoado da Idade do Ferro.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login