Fonte do Largo do Roque e Chafariz do Gado

IPA.00009834
Portugal, Beja, Alvito, Alvito
 
Arquitectura infraestrutural, ecléctica. Chafariz de espaldar com tanque rectangular, de linhas sóbrias marcadas pela busca da monumentalidade e pela afirmação do carácter civil e municipalista da iniciativa da sua edificação.
Número IPA Antigo: PT040203010039
 
Registo visualizado 121 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz formado por paredão dividido em três panos por pilastras de cantaria, encimadas por pinhas de cantaria sobre plintos ligados por gradeamento de ferro forjado. No pano central sobressai uma lápide com inscrição. Fronteiro ao paredão, define-se um espaço rebaixado em relação ao nível do terreiro e delimitado por gradeamento de ferro forjado, apoiado nos ângulos em plintos de cantaria. Dois lanços de escadaria de cinco degraus conduzem a este recinto onde se situa o tanque de cantaria, inscrito no tramo central do paredão, de onde correm quatro bicas nascentes de mascarões de chumbo. Nos panos laterais encaixam poiais cobertos por lajes de pedra. Das pilastras laterais do chafariz nascem lanternas assentes em estruturas de ferro fundido. À direita deste conjunto, a E., no enfiamento do ângulo em cotovelo desenhado pelo muro da cerca, desenvolve-se outro paredão, perpendicular ao descrito, a que se adossa o Chafariz do Gado: tanque de cantaria com divisória central, abastecido por uma bica e guarnecido por seis marcos de pedra com argolas de ferro. Dois muretes perpendiculares ao paredão delimitam um espaço em declive, calcetado e encerrado por doze frades de pedra.

Acessos

Largo General Humberto Delgado / Terreiro de São Sebastião / Largo das Alcaçarias

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Castelo de Alvito (v. PT040203010001)

Enquadramento

Urbano, adossado ao muro da cerca do castelo, abrindo sobre um amplo terreiro

Descrição Complementar

Inscrição na lápide: 1874 / ESTA OBRA FOI FEITA COM O PORDUCTO / DOS PASTOS DOS COITOS DESTA VILLA. / SENDO MEMBROS DA COMMISSÃO ADEMINISTRATIVA / FIRMENIANO MARIA LOBO GONÇALVES / JOAQUIM PEDRO LIMPO TOSCANO / RAFAEL BAPTISTA SOBRINHO / FRANCISCO FIALHO DA SILVA / FRANCISCO DA SILVA ROMANEIRO.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1874 - construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, tanques elementos secundários de cantaria, gradeamentos de ferro forjado, calçada.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal. -Distrito de Beja, vol. 1, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login