Igreja Paroquial de Messejana / Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

IPA.00009809
Portugal, Beja, Aljustrel, Messejana
 
Arquitectura religiosa, barroca, rococó, neoclássica. Igreja paroquial de nave e capela-mor, totalmente abobadada, que responde à tipologia comum nos templos da Ordem Militar de Santiago durante a época barroca, aqui interpretada com uma linguagem mais festiva, característica da segunda metade do séc. 18. Retábulo-mor com elementos rococó. Capela lateral do lado do Evangelho com ressaibos da linguagem neoclássica. Destaca-se pela planimetria austera, pela invulgar cabeceira de testeira semi-circular, pela grande vivacidade rítmica que lhe é imposta pelas pilastras e cunhais rematados por fogaréus. São também dignos de nota os retábulos de talha dourada e policromada.
Número IPA Antigo: PT040201030016
 
Registo visualizado 187 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nave e capela-mor, mais estreita, de testeira semi-circular, a que se adossam à direita uma capela lateral e a sacristia e à esquerda a torre sineira, capela lateral e dependência de arrumos. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas no nártex, na nave, na capela-mor e na dependência, de uma água na sacristia e na capela lateral do lado esquerdo, em domo na capela lateral do lado direito e em domo bolboso na torre sineira. Fachada principal orientada, antecedida por nártex rasgado por arco de volta perfeita e rematado por cornija e beirado; adossado ao frontespício o volume da nave, de um pano definido por cunhais e rematado por platibanda com empena curva ao centro e encimada por cruz latina de cantaria sobre plinto e fogaréus no coroamento dos cunhais. Ao centro rasga-se janelão engradado de verga curva com moldura de cantaria, enquadrada na empena. No interior do nártex abre-se portal de cantaria de verga recta. À esquerda eleva-se a torre sineira, de um pano definido por cunhais, dividido em quatro registos por molduras relevadas, rasgando-se no último olhal em arco de volta perfeita, emoldurado e assente em pilastras; remate em platibanda com urnas sobre plintos no coroamento dos cunhais; domo bolboso com medalhão circular em argamassa relevada, rematada por pára-raios. Alçado N. com o volume do nártex rasgado por arco de volta perfeita, rematado por beirado. Volume da nave de um pano definido por cunhais, rematado por cornija e platibanda, com fogaréus no coroamento dos cunhais. Ao centro rasga-se janelão engradado com moldura de cantaria, à direita do qual se destaca o volume da torre sineira, de esquema idêntico ao descrito no alçado O. À esquerda sobressai o volume cego de uma capela lateral rematada por beirado. Segue-se o volume da capela-mor, rematado por cornija e duplo beirado e rasgado por janelão de verga recta com moldura de cantaria, ao qual se adossa o volume cego de uma dependência, rematado por cornija e beirado, com cunhal no ângulo NE. Alçado E. rematado por cornija e duplo beirado, rasgado por janela engradada com moldura de cantaria, tendo à direita o volume da dependência, de um pano definido por cunhais e rematado por cornija e beirado, sobre o qual se eleva empena. Portal de verga recta de cantaria caiada, antecedido por escada de cinco degraus e sobrepujado por janela engradada de verga recta. À esquerda adossa-se o volume cego da sacristia, com remate rampeado. Alçado S. com o volume do nártex rasgado por arco de volta perfeita e rematado por beirado, seguido do volume da nave, com três panos definidos por pilastras e rematado por cornija e platibanda com fogaréus no coroamento das pilastras; no pano central rasga-se portal lateral de cantaria de verga recta adintelada, sobrepujado por janelão engradado com moldura de cantaria de verga recta adintelada; no terceiro pano adossa-se o volume de uma capela lateral, rasgado por pequena janela quadrada; segue-se o volume da capela-mor, a que se adossa o volume da sacristia, de um pano definido por cunhais, rematado por cornija e beirado, sobre o qual se eleva espadana com olhal em arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, ladeado por volutas e encimado por frontão triangular; o pano é rasgado por uma porta de verga recta com moldura de cantaria, antecedido por três degraus e por uma janela com moldura de cantaria. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço que arranca de cornija. Portal resguardado por painel de madeira e ladeado por pias de água benta de cantaria. Coro-alto alto protegido por balaustrada de madeira e assente em 3 arcos de asa de cesto, sendo os das ilhargas moldurados inserindo-se do lado do Evangelho o baptistério, resguardado por grade de madeira e com fonte baptismal de cantaria e pintura a óleo sobre tela que representa o " Baptismo de Cristo ". Da parte do Evangelho abre-se a porta de acesso à torre sineira e ao coro-alto alto, seguida de arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, onde se inscreve a capela lateral com altar de alvenaria e banqueta de talha dourada e policromada, sobrepujado por janelão emoldurado. Segue-se o púlpito com bacia e balaustrada de cantaria e portal de verga recta adintelada com moldura de cantaria e remate de argamassa, cuja porta de acesso se situa à direita. No falso transepto, definido por degrau e teia de madeira apainelada, rasga-se, do mesmo lado, arco de volta perfeita emoldurado com chave saliente e assente em pilastras, revestido por pintura mural e resguardado por gradeamento de ferro forjado, que dá acesso a capela lateral coberta por abóbada de berço que arranca de cornija; mesa de altar e retábulo de talha dourada e policromada com nicho central, ladeado por pilastras com decoração de gregas, palmas e motivos fitomórficos. Do lado da Epístola rasga-se portal lateral emoldurado, sobrepujado por janelão emoldurado, a que se segue confessionário. Dentro do falso transepto abre-se arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras com decoração almofadada e encimado por brasão de armas integrado em cartela de argamassa relevada com motivos vegetalistas; grade de ferro forjado apoiada em lápides sepulcrais; no interior, coberto por cúpula assente em trompas, mesa de altar com banqueta de talha dourada e policromada com maquineta em que se guarda a imagem do " Senhor dos Passos ". Arco triunfal de volta perfeita emoldurado com chave saliente e assente em pilastras com bases de cantaria. Capela-mor antecedida por degrau, coberta por abóbada de berço que arranca de pilastra. De cada um dos lados abre-se porta de verga recta adintelada com moldura de cantaria e armário com portas de madeira; ao cimo janela emoldurada. Altar-mor precedido por três degraus de cantaria com retábulo de talha dourada e policromada, com camarim e trono flanqueado por colunas pseudo-salomónicas que suportam frontão curvo interrompido, encimado por cartela com a cruz da Ordem de Santiago da Espada, sobrepujada por baldaquino; sacrário na base; peanhas laterais encimando portas de acesso ao camarim. Sacristia com arcaz de madeira com ferragens de latão, sobrepujado por nicho com moldura de chave saliente assente em pilastras; lavabo de cantaria.

Acessos

Rua do Castelo

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado, em destaque numa encosta, próximo das ruínas do antigo Castelo (v. PT040201030003) e do Pelourinho (v. PT040201030001) circundado por um adro arborizado, no topo de um arruamento.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, meados - construção da igreja; 1809 - construção da capela lateral do lado do Evangelho; séc. 19 - edificação do nártex.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, telhado de telha de canudo, pavimentos interiores de tijoleira, retábulos de talha dourada e policromada, pinturas murais.

Bibliografia

LOBATO, João Rodrigues, Aljustrel. Monografia, Aljustrel, 1983; DIAS, Maria da Graça, "Ermidas e Capelas do Concelho de Aljustrel", Vipasca, vol. 2, Aljustrel, 1993

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
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