Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00009742
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Arco da Calheta
 
Arquitectura religiosa, revivalista e ecléctica. Capela revivalista novecentista de planta longitudinal simples, com fachada principal em empena, portal de arco pleno encimado por óculo e ladeado por vãos de arco pleno, tendo no interior retábulos eclécticos na capela-mor e dispostos diagonalmente em relação ao arco triunfal.
Número IPA Antigo: PT062201010007
 
Registo visualizado 208 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal rectangular com torre sineira quadrada adossada a S. e corpo a E., com disposição de massas verticais e coberturas escalonadas em telhados de duas águas e coruchéu piramidal na torre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento, molduras dos vãos e cunhais e cornija da frontaria e torre pintados a cinzento. Frontispício orientado a O., rematado em empena de cornija saliente encimada por Cruz de Cristo em cimento; portal em arco de volta perfeita, com bandeira superior, ladeado por duas janelas de arco de volta inteira com gradeamento de ferro. Encima o portal óculo circular com moldura em cimento. A torre sineira, sensivelmente recuada, tem três registos, tendo no primeiro vão a O. e a E. em arco de volta perfeita, em cujo centro se desenvolve uma escada em caracol; no segundo registo ostenta janela rectangular e termina em cornija saliente, sobrepujada por balaustrada; no terceiro registo, de corpo mais estreito, tem uma sineira por face, encimada por frontão ondulado, com pináculos nos ângulos, e esfera armilar de ferro rematando o coruchéu, forrado a azulejos, figurando a Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. Na fachada lateral S., rasga-se na nave portal, em arco de volta perfeita com entablamento e bandeira superior, e a um nível superior, janela rectangular com gradeamento de ferro. O corpo que se adossa ostenta ao nível térreo duas portas de verga recta simples, encimados por duas janelas rectangulares com gradeamento de ferro e é percorrido por beiral em telha marselha. A fachada posterior termina em empena. INTERIOR de espaço diferenciado, com embasamento pintado a cinzento, pavimento de tacos de madeira e tecto de masseira em madeira. Na nave, coro-alto com balaustrada de madeira e tendo no sub-coro tecto pintado e junto ao portal, do lado do Evangelho, pia de água benta em cantaria pintada. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras de ângulo boleado, encimado por entablamento, pintado a marmoreados, ladeado por dois retábulos, postos de ângulo, idênticos, com nicho ladeado por mísulas com imagens, circunscritos por colunas aspiraladas e coroados por frontão interrompido. Capela-mor mais elevada, com um degrau de acesso, apresentando uma pia de água benta, de cantaria pintada, de ambos os lados. No lado do Evangelho, porta de acesso ao interior do Lar de Nossa Senhora da Conceição. Sobre supedâneo forrado de madeira e precedido por três degraus de cimento, retábulo com três maquinetas facetadas, a do meio albergando a imagem do orago, separadas por colunas e sobre sotabanco.

Acessos

Arco da Calheta, Sítio das Amoreiras, EM das Amoreiras

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, meia encosta, tendo adossado a N. o Lar de Idosos de Nossa Senhora da Conceição. O imóvel apresenta adro murado a O. e E. e a S. por balaustrada e calcetado em pedra de calhau rolado, tendo data inscrita de 1953. O acesso efectua-se pela EM das Amoreiras ou pela EM do Ladeiro e Lamaceiros. A O. e a cerca de 100 metros encontra-se a Igreja de São Bráz (v. PT062201010016).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE: João Belo (1953).

Cronologia

1911 - construção da capela em comemoração das bodas de ouro do Dogma da Imaculada Conceição; 1911, 27 Dezembro - sagração e fundação pelo pároco José Marcelino de Freitas (AUGUSTO DA SILVA, Padre Fernando, AZEVEDO, Carlos, 1921).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra, madeira, argamassa, blocos de betão, ferro, vidro, placas de fibrocimento, telha marselhesa.

Bibliografia

SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, 1921; SILVA, Padre Fernando Augusto da, Subsídios para a História da Diocese do Funchal, vol. I, Funchal, 1946; DRAC, O Concelho da Calheta - Um Contributo para a sua História, Funchal, 1998.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

FIPAC: 1953 - calcetamento do adro pelo mestre João Belo; construção da torre sineira; 1987 - substituição do soalho; reconstrução da cobertura interior e exterior.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login