Santuário de Garfe / Santuário Rupestre de Garfe / Penedo das Pias

IPA.00009589
Portugal, Braga, Póvoa de Lanhoso, Garfe
 
Santuário rupestre galaico-romano com três tanques escavados em grande penedo, possuindo na proximidade outros penedos com entalhes e alinhamentos provavelmente relacionados com o santuário. Como paralelo mais próximo encontra-se o Santuário Rupestre de Panóias, no concelho de Vila Real (v. PT011714270001). Destacam-se os três tanques escavados num enorme monólito granítico. É curiosa a disposição dos tanques, privilegiando o E. / O. numa clara alusão ao nascimento / morte, e a forma de um deles, em T, com medidas superiores aos outros dois. A existência de um carreiro perceptível pelo desgaste no afloramento, indicia o itinerário de acesso aos tanques. A observação de entalhes e superfícies alinhadas em outros afloramentos graníticos, dispostos na envolvente, sugerem que o santuário será maior e mais complexo.
Número IPA Antigo: PT010309130029
 
Registo visualizado 753 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Santuário rupestre    

Descrição

Santuário rupestre implantado em afloramento granítico, de forma tendencialmente circular e superfície boleada, tendo no topo três tanques, escavados na rocha, o maior em forma de T, orientado no sentido nascente / poente, o segundo mais pequeno e menos profundo, de forma rectangular, paralelo ao primeiro, no lado sul, e o terceiro, também rectangular, colocado perpendicularmente aos dois primeiros, no lado nascente. No rebordo poente do afloramento, perpendicular ao tanque maior, existe uma pia, de contorno rectangular, com o bordo dos lados menores pouco perceptível. O acesso ao topo do penedo, pelo lado sul, é facilitado pela existência de superfícies desgastadas, formando como que escadas. Em alguns afloramentos da envolvência, cobertos por densa vegetação, são perceptíveis entalhes e alinhamentos de outras estruturas provavelmente relacionáveis com o santuário.

Acessos

Garfe, Lugar da Pena

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público / ASA - Área de Sensibilidade Arqueológica, Portaria n.º 322/2020, DR, 2.ª série, n.º 63/2020 de 30 março 2020

Enquadramento

Rural, em encosta de pendor suave voltada à ribeira de Teire, afluente do rio Ave, isolado, a poente do casario da aldeia, numa bouça coberta por carvalhos, codeços, tojos e silvas, rodeado de campos de cultivo e mato. Na envolvência afloram outros penedos encobertos pela vegetação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: santuário rupestre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época romana (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época romana - provável construção do santuário; 1996, 10 dezembro - proposta de classificação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; 2006, 24 abril - proposta da DR do Porto para a abertura da instrução do processo de classificação; 2015, 22 dezembro - nova proposta de abertura do processo de classificação da DRC do Norte; 2016, 07 janeiro - despacho de abertura do processo de classificação do Santuário de Garfe do diretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural; 14 março - publicação da abertura de procedimento de classificação do Santuário de Garfe, em Anúncio n.º 89/2016, DR, 2.ª série, n.º 51;12 setembro - proposta da DRC do Norte para a classificação como Sítio de Interesse Público do Santuário Rupestre de Garfe; 2017, 04 abril - publicação do Aviso n.º 3525/2017, DR, 2.ª série, n.º 67/2017 relativo à proposta da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso para integração no domínio público municipal de área de parcela de terreno onde se encontra edificado o Santuário Rupestre de Garfe; 2018, 10 outubro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2019, 16 janeiro - publicação do projeto de decisão relativo à classificação como Sítio de Interesse Público do Santuário Rupestre de Garfe, em Anúncio n.º 15/2019, DR, 2.ª série, n.º 11/2019.

Dados Técnicos

Tanques escavados no afloramento.

Materiais

Granito.

Bibliografia

Vv.Aa., Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol. 1, Matosinhos, 1997, pp. 131 - 132.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Conservatória da Póvoa de Lanhoso, n.º 1546/20120302 (terreno designado Serrado de Pias, onde se encontra edificado o Santuário Rupestre de Garfe)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login