Povoado fortificado de São Miguel-o-Anjo

IPA.00009581
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação romana. Povoado fortificado / castro com três linhas de muralha.
Número IPA Antigo: PT010308720096
 
Registo visualizado 367 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado fortificado, de forma ovalada, cuja protecção é assegurada por um complexo sistema de que se vislumbram, pelo menos, três linhas de muralhas, dispostas concentricamente, e alguns panos de reforço. À superfície identificam-se os vestígios de estruturas de planta circular e de uma intervenção arqueológica *1, que pôs a descoberto um troço da segunda muralha, com cerca de 43 m de comprimento por cerca de 2 m de altura. Apresenta aparelho cuidado, nalguns pontos próximo do helicoidal, com pedras bem faceadas.

Acessos

Monte de São Miguel-o-Anjo.

Protecção

Enquadramento

Rural, destacado, elevação de média altitude sobranceira ao vale do rio Ave, o qual domina em grande extensão, parcialmente coberto por eucaliptal e vegetação rasteira composta por herbáceas e gramíneas. O ponto mais elevado possui marco geodésico denominado Anjo. No rebordo da segunda plataforma ergue-se a pequena Capela de São Miguel. Junto à fachada lateral da mesma, mesa com inscrição. Na parque para estacionamento de automóveis. Contíguo a este espaço encontra-se parque de lazer dos escuteiros, arborizado e com lago, rodeado por muro e rede e cerrado por portão de madeira, em cujo interior corre o pano da muralha que protegia o castro.

Descrição Complementar

Capela de São Miguel de planta rectangular simples, nave única. Dominante horizontal com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em alvenaria de granito, de aparelho irregular, coroadas nos cunhais por pináculos piramidais. Remates em beiral com os topos em empena. Fachada principal voltada a S., com cruz de secção quadrangular, no coroamento da empena, rasgada por porta de verga recta; INSCRIÇÕES: Inscrição gravada na parte lateral da mesa da capela; sem moldura nem decoração; granito; leitura: C DE F- ANO 1986; inscrição gravada em lápide rectangular existente na muralha; sem moldura nem decoração; granito; leitura: RUÍNAS DA MURALHA CELTA (SÉC. V a.C.) DESCOBERTAS PELOS ESCUTEIROS DE VERMIL EM JANEIRO DE 1991.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 01 a.C. - provável início da ocupação do povoado; séc. 17 - edificação de capela dedicada a São Miguel; 1706 - referência ao monte de São Miguel "com vestígios de fortificação, que dizem ser do tempo dos Mouros" (COSTA, 98); 1726 - referência à Capela de São Miguel, situada no monte do mesmo nome; 1879 - Francisco Martins Sarmento visita o monte e descreve, genericamente, o povoado fortificado; 1929 - referência ao aparecimento, no perímetro da estação arqueológica, de um machado em bronze, de alvado com 2 anéis, tipologicamente integrável na Idade do Bronze Final *2; 1991 - os escuteiros realizaram escavações pondo a descoberto um troço da muralha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Granito

Bibliografia

COSTA, Pe. António Carvalho da, Corografia Portugueza e Descriçam Topografica do famoso Reyno de Portugal, Braga, 1868, p. 98; AYRES, Christovam, Historia do Exercito Portuguez, Lisboa, 1896, p. 388; PINTO, R. Serpa, Museu de Martins Sarmento, in Revista de Guimarães, 38 (3-4), Guimarães, 1928, p. 194; SARMENTO, Francisco Martins, Dispersos, Coimbra, 1933, pp. 166, 169; CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, vol. 2, Ponte de Lima, 1992, p. 278; QUEIROGA, Francisco, War and Castros. New approaches to the northwestern Portuguese Iron Age, Dissertação de doutoramento, Oxford, 1992, p. 154; DINIS, António Pereira, Ordenamento do Território do Baixo Ave no I milénio a.C., Dissertação de Mestrado, Porto, 1993, pp. 74 - 76.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Escuteiros de Vermil: 1991 - Escavação arqueológica.

Observações

A área deste castro abrange quatro freguesias: Vermil, Oleiros, Figueiredo e Brito; *1 - escavações realizadas pelos escuteiros; *2 - a atribuição deste machado ao Castro de São Miguel-o-Anjo é questionável dada a proximidade do Monte da Forca onde está atestada uma ocupação do Bronze Final (DINIS, 1993, p. 118).

Autor e Data

António Dinis 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login