Casa Havaneza

IPA.00009574
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Edifício residencial e comercial, construído no início do séc. 20, evoluindo em três pisos, com o piso térreo destinado ao comércio e os pisos superiores a habitação. Apresenta uma interessante bow-window, em ferro, com aplicação de azulejo figurativo, representando monumentos e avifauna do Nabão, com pormenores decorativos Arte Nova, como surge bem patente nos motivos vegetalistas do remate e nas molduras em cantaria das janelas. Apresenta afinidades compositivas e decorativas com a Casa na Rua Serpa Pinto, n.º 134 a 136 (v. IPA.00026374).
Número IPA Antigo: PT031418120047
 
Registo visualizado 553 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura em telhado de duas águas, elevando-se no topo esquerdo traseiro uma chaminé. Fachada principal virada a norte, evoluindo em três pisos, rebocada e pintada de bege, percorrida por socos de cantaria, flanqueada por cunhais salientes e pintados e rematada por platibanda, flanqueada por quartelões, composta por friso de azulejos azuis e brancos, formando acantos, que se amplia ao centro, dando lugar a um falso frontão semicircular, revestido por painel de azulejos representando o firmamento e aves, envolvido internamente por moldura recortada de acantos; este friso termina em cornija, sobre o qual se eleva um segundo friso, rebocado e pintado. O piso inferior está revestido a cantaria calcária, rasgado por três vãos, dois retilíneos e o central, de volta perfeita, todos envolvidos, superiormente, por frisos de cantaria em meia cana, interrompendo-se inferiormente por volutas e pendentes. O central corresponde à porta de acesso à loja e a duas montras laterais, sendo o do lado esquerdo a montra da loja e o do direito de acesso às escadas para os pisos superiores. Os pisos superiores são semelhantes, cada um deles com duas janelas de peitoril retilíneas, com molduras simples, salientes e em cantaria na zona superior, rematando inferiormente em voluta, tendo peitos salientes, sustentado por pequenas mísulas de acantos nos ângulos, encimadas por pequenas grades metálicas de proteção, vazadas por decoração volutada; as do piso inferior são sublinhadas por cornija assente em pequenas mísulas, ostentando decoração fitomórfica. As janelas de peitoril centram uma bow-window, com estrutura de ferro e vidro, decorada com azulejos figurativos, e bacia em cantaria com decoração fitomórfica e com friso de óvulos e dardos no topo. A bow-window estrutura a sacada do último piso, de perfil curvo e com guarda metálica, pintada de branco, formando córculos e volutas. Para esta, abrem duas janelas geminadas, com mainel central, formando um pilar, de perfis em arcos de volta perfeita, assentes em pilastras e colunelos exteriores, que se prolongam em duas arquivoltas, criando o remate comum. Os vãos estão protegidos por caixilharias de duas folhas, em madeira e vidros, com bandeiras. INTERIOR com pequeno vestíbulo e escadas de tiro, de madeira, de acesso aos pisos superiores.

Acessos

Tomar, Rua Serpa Pinto, n.º 17 a 23. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,604325; long.: -8,412189

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a edifícios com a mesma cércea, o da direita seu contemporâneo, com ocupação residencial, comercial e de serviços, sendo o do lado oposto, um edifício de serviços públicos. Abre para a antiga Rua da Corredoura, uma das principais artérias de Tomar, atualmente fechadas ao trânsito e pavimentada a calçada. Nas imediações, situam-se o Edifício na Rua Serpa Pinto, n.º 32 a 36 (v. IPA.00036123), o Edifício na Rua Serpa Pinto, n.º 38 (v. IPA.00009123) e a Casa de Vieira Guimarães (v. IPA.00003359). Integrado na malha urbana, em amplo quarteirão, de lotes irregulares, no Centro Histórico (v. IPA.00006271).

Descrição Complementar

No cunhal DIREITO DA FACHADA PRINCIPAL, a seguinte inscrição: "PROJ(ec)TO E CONSTRUÇÃO / JOÃO V(icente) MARTINHO / S(ão) PEDRO / TOMAR" A BOW-WINDOW encontra-se revestida a azulejos azuis e brancos, formando barras de acantos nos ângulos e tendo três painéis na guarda inferior e três na superior, todos retilíneos e integrando cartelas com elementos figurativos. No painel central do piso inferior, surge uma cruz latina inscrita numa esfera, envolvida por acantos e a inscrição "HAVANEZA, LDA", surgindo, nos laterais, a Casa Vieira de Guimarães e a roda do Mouchão. No topo, surgem aves e espécies aquáticas existentes no Rio Nabão.

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Residencial: edifício / Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

CONSTRUTOR: João Vicente Martinho (1912).

Cronologia

1912 - construção do edifício, conforme plano e obra do construtor João Vicente Martinho; no local reuniam as pessoas da alta burguesia tomarense; 09 dezembro - Casquilho, Duartre, Godinho & Vale pedem autorização para colocação de uma montra no estabelecimento (ROSA, IX, 315); 2019, abril - início das obras de restauro conforme projeto do arquiteto Nuno Madureira Miguel, a artesã Blocas Moreira Pites e as empresas Certo - Centro de Restauros de Tomar, Lda, e a Repartor Lda.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo, rebocada e pintada; modinaturas, bacia da bow-window e revestimento do primeiro piso em cantaria de calcário; painéis e barras de azulejo tradicional; bow-window em ferro e bronze; montras em metal e vidro; portas e escadas em madeira; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

A Cidade. Tomar: 24 junho 1928; COUTO, José Jorge e ROSA, João Alberto - Tomar - Perspectivas. Tomar; 1991; FERNANDES, José Manuel - ; «Havaneza» in Páginas Môças. Tomar: 20 setembro 1919; FERREIRA, Fernando - «O Paraíso um Café que eu conheci» in Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar. Tomar: Câmara Municipal, 1982, n.º 3, 01 março 1982, pp. 11-32; MENDES, Marta Luísa Lourenço da Gama - Azulejaria de Fachada em Tomar (meados do séc. XIX a meados do séc. XX). Coimbra: s.n., 1998. Texto policopiado. Trabalho apresentado no âmbito da cadeira de História da Arte Contemporânea, apresentado à Faculdade de Letras de Coimbra; ROSA, Alberto de Sousa Amorim - Anais do Município de Tomar… Tomar: Câmara Municipal, 1974, vol. IX; ROSA, Alberto de Sousa Amorim - Anais do Município de Tomar… Tomar: Câmara Municipal, 1974, vol. IX; ROSA, José Inácio da Costa - «Evolução da fisionomia urbana, arquitetónica e construtiva de Tomar». In Tomar - Perspectivas. Tomar: Festa dos Tabuleiros, 1991, pp. 57-135.

Documentação Gráfica

CMT: DAU

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMT: DAU

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1988 / 1989 - obras de conservação e consolidação dos painéis de azulejo da fachada; 1992 - obras de adaptação do rés-do-chão para a Benetton; 2003 - obras de conservação e recuperação do espaço comercial.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login