Igreja Paroquial de Sete Cidades / Igreja de São Nicolau

IPA.00009537
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ponta Delgada, Sete Cidades
 
Arquitetura religiosa, revivalista neogótica. Igreja paroquial de planta retangular, composta por nave, capela-mor e anexos, com coberturas interiores diferenciadas em masseira, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais, em arcos apontados. Fachada principal é do tipo fachada-torre, rasgada por portal e janelas em arco apontado, tendo no topo sineiras; possui dois panos laterais, criando três eixos de vãos. Interior com endo-nártex, baptistério e arco triunfal de volta perfeita. Na capela-mor, simples mesa de altar.
Número IPA Antigo: PT072103200039
 
Registo visualizado 652 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor mais estreita, torre sineira e anexos adossados às fachadas laterais, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados cerâmicos de duas águas, sendo em domo na torre sineira, rematado em cruz latina. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco em basalto, flanqueadas e ritmadas por contrafortes de esbarro em cantaria, firmados por pináculos piramidais, e rematadas em cornija e platibandas plenas decoradas por caneluras. São rasgadas por vãos em arco apontado com molduras simples, as janelas com peitoril saliente. Fachada principal virada a E., de três panos, centrada pela torre sineira levemente saliente e superiormente facetada, dividida em dois registos definidos por friso de caneluras tendo nos ângulos pináculos e mísulas dispostos de forma simétrica no remate e base respetivamente. O primeiro registo é rasgado por portal com o arco assente em colunelos protegido por porta de duas folhas de madeira almofadada e pintada de verde, com bandeira de madeira pintada de banco e vidro, encimado por sacada de que subsiste a bacia para onde abre porta janela. No topo tem janela facetada. O registo superior é rasgado por quatro ventanas com pano de peito e rematada em cornija e friso de caneluras. Os registos laterais da fachada principal têm, cada um deles, uma janela. As fachadas laterais são semelhantes, seccionadas por três panos no corpo da nave, rasgados por uma janela, surgindo no central porta travessa, semelhante ao portal axial. No corpo da capela-mor, uma janela; os anexos têm duas janelas e porta nas faces viradas a E.. Fachada posterior com três empenas cegas, sendo visível, sobre estas, a empena do arco triunfal, também cega. INTERIOR com endo-nártex que liga ao antigo batistério e às escadas de acesso ao coro. O templo tem as paredes rebocadas e pintadas de branco, as da nave percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, com cobertura de madeira em masseira, reforçada na nave por tirantes metálicos, e pavimento em lajeado. Arco triunfal de volta perfeita assente em colunas com bases de côncavos e convexos e capitéis simples, flanqueado por mísulas de cantaria com imaginária. Capela-mor elevada por um degrau, tendo mesa de altar em cantaria, composta por tampo e assente em quatro pilares, ladeada por ambão do mesmo material. Junto a este a pia batismal, em cantaria, composta por coluna e taça hemisférica de bordo boleado. Confrontantes as portas de acesso aos anexos. Possui supedâneo de degraus centrais e na parede testeira três nichos em arco apontado. Sobre plinto tronco-piramidal invertido o sacrário em forma de caixa de talha dourada.

Acessos

Ilha de São Miguel, Rua da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado numa zona plana, nas imediações da lagoa, rodeado por vegetação, passando no lado esquerdo um curso de água, que se encontra parcialmente encanado a partir da via pública. O acesso é feito por ampla alameda pavimentada a calçada e bordejada de criptoméria tendo nos extremos duas araucárias, estando rodeado por adro murado e ajardinado. A SE., situa-se a Casa do Povo, no local da primitiva casa do capelão, e um coreto em alvenaria e cantaria de basalto, de planta poligonal e cobertura a múltiplas águas, rematando em pombinha em forma de lira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO : Manuel Lamberto Monteiro (1849-1857).

Cronologia

1849 - voto feito pelo coronel Nicolau Maria Raposo do Amaral, rico proprietário local, e de sua esposa Teresa Ermelinda Rebelo, de construção de um templo no local que servisse os paroquianos, obrigados a grandes deslocações até ao templo mais próximo; desenho do projeto da igreja por Manuel Lamberto Monteiro; é escolhido o terreno para implantar o templo, que havia sido adquirido pela família em 03 de abril de 1834; 1850 - início da construção orçada em "cinco ou seis contos de reis" (Açoreano Oriental); 1857, 25 junho - escritura dotando o templo de uma verba de 2$600 anuais para a sua conservação; 16 agosto - bênção da Igreja, celebrando-se em seguida a primeira missa neste templo pelo bispo de Angra, D. Frei Estêvão de Jesus Maria e "S Ex.ª Revdm.ª deu jurisdição ao mui reverendo Prior de Santa Luzia, do lugar das Feteiras [Sebastião Gonçalves de Morais], para proceder à Bênção. Pregou o Reverendo Cura do Livramento Francisco Moniz Pereira." (A Ilha); 1859, 11 maio - o templo recebe um dote de azeite para manter acesas a lâmpada do Santíssimo; 1969 - os proprietários, herdeiros de Nicolau Maria Raposo do Amaral, doam o templo aos paroquianos locais; 23 maio - A igreja, sede de curato passa a sede de paróquia; 1971 - O lugar de Sete Cidades, é elevado à categoria de freguesia. (Decreto-Lei n.º 40/71 de 18 Fevereiro).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; frisos, pináculos, cunhais, contrafortes, modinaturas, pavimento, colunas, mísulas, mesa de altar, ambão, cruz em cantaria; portas, caixilharias, coberturas, bancos e mísulas em madeira; sacrário em talha dourada; vidros simples nas janelas; coberturas em telha cerâmica; silhares de azulejo industrial; tirantes metálicos.

Bibliografia

A Ilha. Ponta Delgada: 15 setembro 1857; Açoreano Oriental. Ponta Delgada: 31 setembro 1850; CANTO, E. - «Noticia sobre as igrejas, ermidas e altares da ilha de São Miguel». Insulana. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Pontada Delgada, 2000, n.º LVI, pp. 113-250; COSTA, C. - «História das Igrejas e Ermidas dos Açores». Jornal Açores. Ponta Delgada, 1955; LUZ, A.L., «Monografia dos Ginetes». Revista Micaelense. Ponta Delgada: junho 1918, n.º 2, pp. 84-113; SUPICO, F.M. - Escavações. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1995-2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2010 - tratamento de rebocos e pinturas.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Fernandes, Bruna Valério e Paula Figueiredo 2013 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese de Angra)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login