Troços de Vias Romanas e Medievais

IPA.00009521
Portugal, Viseu, Tabuaço, Longa
 
Troços de vias romanas e medievais construídas com pedras em cunha e / ou escavadas em rocha. A construção de vias romanas aproveita, em alguns pontos, a morfologia do local, delapidando rocha natural. Pertencem à ligação entre Arcos, Longa, Granja do Tedo, Nagosa, Chavães, confluindo as vias no centro histórico de Longa, antigo concelho.
Número IPA Antigo: PT011819080046
 
Registo visualizado 1615 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Transportes  Via    

Descrição

Conjunto de quatro troços de vias, constituídas por pedraria colocada em cunha, sustendo as lajes de granito, de dimensões mediana, que formam o pavimento das mesmas e zonas de sustentação naturais, com talhe de rochas. As vias apresentam uma largura média de 2,5 metros. Em algumas zonas, lajes de menores dimensões, acrescentadas posteriormente.

Acessos

Em Longa, através da Rua de São Miguel, relativamente ao troço que liga Longa - Monte-Rei - Granja do Tedo; através da Rua da Senhora da Saúde, no troço que liga Longa - Arcos - Sendim; através do Bairros Dr. Octávio Cruz, no troço Longa - Nagosa e no lugar do Cunho, passando pelos lugares de Penedo do Forneiro (ou da Forca), Santo Isidro, Castelo e Chã, relativamente ao troço Longa - Citânia - Chavães *1

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. No perímetro da povoação, inseridos em zona de encosta e de outeiros, atravessando zonas de reserva agrícola e de reserva florestal, com interesse paisagístico. Em certos locais, encontram-se rodeadas por muros graníticos de divisão de propriedades rústicas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: via

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 01 / 02 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época romana - construção das vias; Época medieval - remodelação das estruturas; séc. 17 - 18 - provável restauro de certos troços com lajes graníticas de menores dimensões; séc. 20, meados - constituíam a única via de circulação entre as freguesias de Granja do Tedo e Longa.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante e autónoma.

Materiais

Granito.

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço (Esboço e subsídios para uma monografia), Tabuaço, 1991; PERPÉTUO, João Miguel A., SANTOS, Filipe João C., CARVALHO, Pedro Sobral, GOMES, Luís Filipe C e SERRA, Artur Alpande, Tabuaço - um passado presente, Tabuaço, 1999.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMT

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMT

Documentação Administrativa

CMT; JFL

Intervenção Realizada

CMT: séc. 20, meados - corte de alguns troços, nos lugares de Cunho, Bairro Dr. Octávio Cruz, com a abertura da EM 514; JFL: 1980, década de - abertura de estrada para acesso à Citânia, a Chavães e a Arcos; 1990, década de - cobertura de um dos troços na R. de São Miguel, com areia e cimento de forma a não permitir maiores danos com a passagem de tractores.

Observações

*1 - era no passado a via de acesso privilegiado para a Capela de Santo Isidoro.

Autor e Data

Gustavo Almeida 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login