Câmara Municipal de Couto de Esteves

IPA.00009464
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Couto de Esteves
 
Arquitectura politico administrativa, maneirista. Paço municipal de planta quadrangular, alçados de 2 pavimentos revestidos a cantarias em fiadas regulares, embasamento, cunhais reforçados e cimalhas de cornija. Vãos rectangulares e moldurados em portas e janelas de peito. Escada lateral de patamar alto e guarda plena de cantaria.
Número IPA Antigo: PT020117020033
 
Registo visualizado 181 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta quadrangular, volume único com cobertura homogénea em telhado de 4 águas. Fachadas de 2 pisos sem elemento divisor, embasamento, cunhais reforçados e remate em cornija. Fachada principal voltada a S., rasgada no 1º piso por duas portas, encimadas de janelas; vãos rectangulares e moldurados; na fachada E.tem adossada escada de patamar alto e guarda plena de cantaria, sob o patamar da qual tem duas estreitas portas simplesmente rasgadas; com acesso a partir do patamar tem porta rectangular moldurada; a metade anterior da fachada, pelo limite da escada, reveste-se de cantarias em fiadas regulares enquanto a metade posterior é rebocada e pintada, com cantarias apenas sobre os cunhais. Fachada posterior voltada a N., com duas janelas rectangulares e molduradas no pavimento superior; cornija da cimalha apenas na zona dos cunhais.

Acessos

EN 328-1 (Sever do Vouga - Rocas do Vouga); Couto de Cima

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, implanta-se no centro da freguesia, no topo N. do largo do lugar, para o qual orienta a fachada principal e em frente da qual se encontra o Cruzeiro da Praça (v. 0117020041), no limite O. do largo desenvolve-se o adro da Igreja Paroquial (v. 0117020012) e, ao lado direito da Antiga Casa da Câmara, implanta-se o Pelourinho (v. 0117020001).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: junta de freguesia / Comunicações: estação de correios (CTT)

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - construção; 1840 e 1860 - datas inscritas em silhares da fachada principal correspondendo talvez a obra de vulto compatível com a ampliação da metade posterior que se diferencia-se pela observação das fachadas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Pedra: granito; cerâmica: telha cerâmica; vidro: simples; madeira.

Bibliografia

MADAHIL, A. G. da R., Relíquias da Administração da Justiça em Couto de Esteves, Arquivo de Aveiro, vol. I, p. 61-65; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Nordeste, Lisboa, 1991, p. 138; RAMOS, F. S., Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo, Sever do Vouga, 1998, p. 194-196 e 224.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login