Casa do Mestre Frederico Ribeiro

IPA.00009431
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril
 
Casa de veraneio ecléctica. Trata-se de um exemplar que se diferencia dos restantes edifícios das imediações, pelas opções ao nível do tratamento (depurado) dos alçados e da selecção do vocabulário arquitectónico e gramática decorativa.
Número IPA Antigo: PT031105040056
 
Registo visualizado 51 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhado a 4 águas e em mansarda perfurada por trapeira (alçado S). De 3 pisos, o edifício apresenta panos de muro em reboco pintado e abertura de vãos de verga recta com parapeito e emolduramento superior recortado, em cantaria, a ritmo regular. Dado o tipo de implantação da construção no terreno, observa-se, no alçado principal (a N.), acesso à edificação, ao nível do 1º piso, pelo que o piso térreo se encontra, neste alçado, numa cota inferior à da via pública, e separado dos restantes andares por friso de cantaria, que se prolonga a todos os alçados. Destaca-se nesta casa a porta principal de acesso ao interior, servida por lanço recto de escadas e em posição dominante - de verga recta suportada por colunelos assentes em plintos com face principal revestida a azulejo semi- industrial de estampilha, monócromo, a porta, articula-se lateralmente e ao nível dos colunelos, com janelas recortadas, encimadas pelo prolongamento da verga da porta, o que porporciona uma noção de unidade ao conjunto; este é sobrepujado por pala plana em vidro de perfil recortado, assente em estrutura metálica de ferro forjado. O edifício é superiormente rematado por cornija continuada de madeira, precedida de friso decorativo animado por festões em estuque.

Acessos

Monte Estoril, Avenida Sabóia, n.º 798; Rua de Peniche, n.º 6

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, integrado na frente urbana de uma das principais artérias do Monte Estoril, a Avenida Sabóia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Frederico Augusto Ribeiro (1903).

Cronologia

1903 - construção da casa pelo mestre Frederico Augusto Ribeiro para residência própria e segundo projecto aparentemente da sua autoria; 1911 - requerimento, apresentadao à Câmara Municipal de Cascais, para obras de pintura e estuques interiores e exteriores, efectuado por Frederico Augusto Ribeiro

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos (séc. 20)

Bibliografia

SILVA, Raquel Henriques da, Sobre a Arquitectura do Monte Estoril 1880 - 1920, in Arquivo de Cascais. Boletim Cultural do Município, Nº 5, 1984; BRIZ, Maria da Graça Gonzalez, A Arquitectura de Veraneio. Os Estoris 1880 - 1930, Lisboa, 1989 (Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMC: Arquivo Histórico - Urbanismo, Obras Particulares, Proc. de Obras, Freguesia do Estoril, 1911

Intervenção Realizada

Observações

*1 - aguarda-se autorização para visita do interior (e realização da respectiva descrição mais detalhada)

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login