Vivenda Laura

IPA.00009426
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril
 
Palacete ecléctico. Afinidades com a vizinha Vivenda Malvina ( v. PT031105040040); azulejos e ferros forjados de feição Arte Nova (guarnecendo alguns dos vãos, designadamente aquele que, em arco de volta perfeita, se abre na fachada principal).
Número IPA Antigo: PT031105040041
 
Registo visualizado 65 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

De planta longitudinal composta pela articulação de 3 rectângulos, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2, 3 e 4 águas. De 3 pisos (um deles parcialmente enterrado), o edifício exibe superfície murária inferiormente revestida com silhar de cantaria de aparelho ciclópico e restante pano em reboco pintado animado pela aplicação de frisos decorativos azulejares de temática vegetalista e figurativa - representação de cabeça feminina (de tratamento plástico Arte Nova) - especialmente concentrados ao nível do remate. Com abertura de vãos a ritmo regular, apresenta alçado principal a E., composto por 2 corpos - do qual se demarca o corpo a N., destacado em planta - que se articulam entre si através de alpendre, que assinala a entrada principal, esta, em posição dominante e com acesso através de escadaria desenvolvida contiguamente ao corpo a S. (também coberta pelo alpendre, e de planta em L, delimitada por guarda em muro e colunelos de capitéis com volutas). Distingue-se corpo a N. vazado a eixo por amplas janelas que assinalam o 1º 2º pisos, ambas de peito com guarda em ferro fundido de temática filiforme, e remates diferenciados, reconhecendo-se a do 1º andar em verga recta recortada e a do 2º, de verga curva, acentuada por emolduramento superior em cantaria a sugerir arquivolta ritmada por consolas a si adossadas. Na continuidade desta janela, o corpo é superiormente rematado por pano de muro curvo, acentuado por cornija destacada precedida de friso azulejar e encimada por empena escalonada. No corpo a S., observa-se, 1º e 2º andares animados pela abertura de vãos de verga recta apenas com emolduramento simples de cantaria ao nível do remate superior, registando-se no 1ºpiso, janela de peito a ladear a porta principal, amabas encimadas por janelas de peito destacado articuladas ao nível da verga com friso azulejar. (*1). INTERIOR: os compartimentos, de planta rectangular, distribuem-se lateralmente a um corredor longitudinal (E. - O.). A N., escada de acesso ao andar superior, desenvolvida em 4 lanços rectos com patamares intermédios (*2).

Acessos

Monte Estoril, Avenida Sanfré, n.º 3

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado por pequeno jardim murado, na proximidade da Vivenda Malvina ( v. PT031105040040 ), provavelmente obra do mesmo arquitecto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Rafael Duarte de Melo (1911).

Cronologia

1911 - construção da casa, segundo projecto de Rafael Duarte de Melo, em terreno de Eduardo Esteves de Freitas, sendo o construtor responsável pela obra Domingos Teixeira dos Santos

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos

Bibliografia

A Construção Moderna, nº 340, 20.02.1911; SILVA, Raquel Henriques da, Sobre a Arquitectura do Monte Estoril 1880 - 1920, in Arquivo de Cascais. Boletim Cultural do Município, Nº 5, 1984; BRIZ, Maria da Graça Gonzalez, A Arquitectura de Veraneio. Os Estoris 1880 - 1930, Lisboa, 1989 (Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Casa+Eduardo+Esteves+de+Freitas+-+Vivenda+Laura, 19 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMC: Arquivo Histórico - Urbanismo, Obras Particulares, Proc.de obras, Freguesia do Estoril, 1911

Intervenção Realizada

Observações

* 1 - ainda no extremo S., reconhece-se a presença de um 3º corpo, de apenas 1 piso e com remate de platibanda em muro articulada com guarda metálica (este será contudo, e segundo o projecto original, de execução posterior); * 2 : aguarda-se autorização para visita do interior (e realização da respectiva descrição mais detalhada)

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login