Casa no Largo da Ponte do Ral, n.º 7 a 8B

IPA.00009391
Portugal, Santarém, Torres Novas, União das freguesias de Torres Novas (São Pedro), Lapas e Ribeira Branca
 
Casa nobre que compreendia as duas casas actuais, de planta rectangular, dele resta ainda, no cunhal NO., a pedra de armas dos Pimenta do Avelar e a meia coluna, com o mascarão e a concha de remate. As 2 casas mostram evidentes traços do restauro do séc. 19, sobretudo a da Rua 1º de Dezembro, com o seu remate de balaústres em faiança.
Número IPA Antigo: PT031419150041
 
Registo visualizado 63 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Edifícios com planta rectangular. Massa simples com cobertura diferenciada em telhados de 2 e 3 águas. A fachada principal da casa situada junto ao rio, virada a O., é composta por 3 panos compartimentados por pilastras e por cunhal parcialmente rusticado; o primeiro pano junto ao rio, rasgado por 2 portas, com a pedra de armas dos Pimenta do Avelar, tem apenas 1 piso e é encimado por ampla varanda, rodeada por vedação em ferro; os panos seguintes, encimados por sanca moldurada, de 2 pisos divididos por faixa, mostram no térreo portas e 1 janela de verga recta e uma porta de verga semicircular, no piso superior 2 janelas e 3 portas-janelas de peitoril e guardas em ferro; a pedra de armas dos Sousa do Prado, para aqui transferida, está adossada ao 2º pano, entre 2 portas-janelas. A fachada N. é composta pelo piso térreo a que se sobepõe um grande terraço, rasgado por janelas de guilhotina; para o terraço abre a fachada recuada do mesmo lado, a que se adossa um corpo rasgado por amplas janelas. O edifício contíguo mostra uma fachada rematada por balaustrada em faiança apoiada em sanca moldurada, acompanhando em altura e rasgamentos a fachada do edifício vizinho: no piso térreo rasga-se um arco semicircular de acesso ao tunel que o atravessa, ladeado por montras de lojas, no piso superior 4 portas-janelas com guardas em ferro, 2 com balcão, 2 apenas com peitoril. Na fachada posterior, no passadiço por cima do tunel, uma janela bífora, de vergas redondas, com uma meia-coluna central apoiada num mascarão e encimada por concha, com tratamento bastante popular.

Acessos

Largo da Ponte do Ral, n.º 7 a 8B; Rua 1.º de Dezembro, n.º 34

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Torres Novas (v. PT031419150001)

Enquadramento

Urbano, orla ribeirinha, adossados. Conjunto de 2 edifícios contíguos implantados junto à Ponte do Ral, nas imediações da margem direita do rio Almonda, abrindo a fachada principal para o largo formado no início da ponte e para a rua que dele parte e conduz ao centro, a antiga Rua Direita da Ponte do Ral, actual Rua 1º de Dezembro. O edifício com os nºs 7, 8, 8A e 8B deita também as fachadas N. e E. para o curso do rio; é rodeado desse lado por zona ajardinada com escada de acesso directa para o rio; o edifício da Rua 1º de Dezembro deita a fachada E. para a encosta do castelo e é atravessado por tunel de acesso à Rua de Trás os Muros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada : pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - data provável de construção do solar dos Pimenta do Avelar. Aqui viveu D. Gonçalo Pimenta do Avelar, prior do Crato; séc. 19 - a casa original terá sido dividida em 2; a casa da R. 1º Dezembro recebeu então a balaustrada em faiança; a casa da Ponte do Ral era propriedade de Sebastião Vaz Baracho, passando por venda a Joaquim António da Silva; 1908 - 1911 - na casa da Ponte do Ral esteve instalada a Escola de Ensino Livre; 1997, 05 fevereiro - proposta como imóvel com interesse patrimonial no PDM de Torres Novas, DR, n.º 30.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e caiada. Cantaria em molduras. Telha cerâmica. Balaustrada em faiança. Caixilhos e portadas em madeira.

Bibliografia

GONÇALVES, Artur, Torrejanos Ilustres, Barcelos, 1933; Mosaico Torrejano, Torres Novas, 1936; BICHO, Joaquim Rodrigues, Património Artístico do Concelho de Torres Novas, Torres Novas, s.d.; GONÇALVES, Artur, AAVV, Memórias da História, Torres Novas, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

(1) Referidos no Regulamento do PDM como "Edifícios nºs 7, 8, 8A e 8B do Largo da Ponte do Ral com pedras de armas dos Pimenta do Avelar, constituíndo frente de acompanhamento do conjunto edificado" e "Pilastra e carranca sobre o arco de passagem entre a Rua do 1º de Dezembro e a Rua de Trás os Muros". (2) Os Pimenta do Avelar eram descendentes de Àlvaro Pires do Avelar, pagem de lança e moço fidalgo de D. Afonso V. (3) A Ponte do Ral é também conhecida como Ponte do Ralo e Ponte do Raro.

Autor e Data

Isabel Mendonça 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login