Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Colos / Capela de Santa Isabel

IPA.00000937
Portugal, Beja, Odemira, Colos
 
Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista. Igreja de nave abobadada com as nervuras assentes em mísulas, solução construtiva corrente no Manuelino do Alentejo.
Número IPA Antigo: PT040211010010
 
Registo visualizado 156 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, sacristia e torre sineira; cobertura diferenciada em telhado de duas águas para a igreja e sacristia, piramidal escalonada na torre. Fachada principal orientada a E., de pano único delimitado por contrafortes; remate em empena com cornija encimada por acrotério com cruz em ferro; portal de cantaria com verga saliente, encimado por óculo; no ângulo SE. adossa-se torre sineira, de planta quadrangular, de um só pano definido por pilastras, onde se rasga um olhal com arco de volta perfeita, rematado por cornija; cobertura encimada por catavento e rematada nos quatro ângulos por urnas. Alçado N. cego, de três panos cegos, definidos por contrafortes sendo o 1º arredondado; remate em beirado. Alçado S. de dois panos, correspondendo o 1º à torre, apresentando relógio e pequeno vão de iluminação da escada de acesso; o 2º corresponde à nave e cabeceira, é rematado por beirado e rasgado pela porta de acesso à sacristia. Alçado O. cego, de um só pano e remate em empena. Interior de uma só nave de dois tramos, com cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas. Do lado do Evangelho, no segundo tramo, rasga-se o púlpito com caixa em madeira; sobre a entrada principal, coro alto em madeira, com acesso por escada do lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras; capela-mor, mais estreita do que a nave, com cobertura de cruzaria de ogivas, com cinco chaves e mísulas em cantaria lavrada; altar-mor de alvenaria com retábulo de talha policromada e dourada; do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacristia.

Acessos

Rua Dona Maria Júlia Brito Paes Falcão

Protecção

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado, no meio de um largo alcatroado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, inícios - princípio da construção e paredes, grelha do vão do alçado S.; séc. 16, meados - abóbadas, portal; a Igreja foi sede da Santa Casa da Misericórdia de Colos depois extinta; séc. 18, segunda metade - torre sineira; séc. 18, finais - retábulo; séc. 19 - coro alto e caixa do púlpito.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Bibliografia

GUERREIRO, António Machado, Monografia de Colos, Odemira, s.d.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login