Ponte da Veiga de Sistelo

IPA.00009351
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Sistelo
 
Arquitectura de comunicações e transportes, oitocentista. Ponte de arco, com tabuleiro horizontal sobre dois arcos de volta perfeita, com aduelas formando extradorso regular, flanqueados por olhais, em aparelho de silhares de granito e pavimento de calçada.
Número IPA Antigo: PT011601450065
 
Registo visualizado 204 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal  Tipo arco

Descrição

Ponte em silhares graníticos sobre dois arcos de volta perfeita de aduelas relativamente estreitas e compridas, formando extradorso regular. Flanqueiam os arcos três olhais de vão recto vazando os paramentos, um central e um junto a cada uma das margens. Pegão central reforçado com talhamar de secção triangular. A orientação da ponte é NO. / SE. e o pavimento é de calçada, em pedra miúda. Guardas regulares, em silhares de bom talhe.

Acessos

Sistelo, EN 202-2 ( Arcos de Valdevez - Monção ), Largo de Sistelo, Calçada em direcção NO., ao Rio Vez, por c. de 300m.

Protecção

Incluído na Paisagem Cultural de Sistelo (v. IPA.00035666)

Enquadramento

Rural e isolada, sobre o Rio Vez. Em primeiro plano estendem-se campos agricultados, vinhas em ramadas e socalcos galgando a meia encosta. Em fundo, para E., as cumeadas da Peneda compõem o último plano e para O. carvalhais cobrem as vertentes. Para N. destaca-se a Casa do Castelo de Sistelo (v. PT011601450037). Uma calçada em bom estado dá acesso à ponte pela margem esquerda. Está encoberta por vegetação, hera e líquenes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, 2ª metade - provável construção da ponte atendendo ao aparelho e ao conjunto de equipamentos coevos da responsabilidade de Manuel A. Gonçalves Roque, 1º Visconde de Sistelo e natural desta freguesia, após regresso do Brasil; séc. 20 - trabalhos na ponte, designadamente de arranjo e manutenção do pavimento; 2015, 10 dezembro - publicação da abertura de procedimento de classificação da Paisagem Cultural de Sistelo, em Anúncio n.º 275/2015, DR, 2.ª série, n.º 241.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login