Capela de Nossa Senhora do Carmo

IPA.00000935
Portugal, Beja, Odemira, Colos
 
Arquitectura religiosa, maneirista, popular. Santuário rural de marcadas características vernaculares, com galilé, nave única e retábulo da autoria de mestre regional.
Número IPA Antigo: PT040211010009
 
Registo visualizado 325 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por galilé, nave e capela-mor, a que se adossam, do lado da Epístola, a sacristia e as casas dos romeiros. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhado único de duas águas para a igreja, sacristia e casas dos romeiros, de uma só água, na galilé (mais baixa). Fachada principal orientada a O., composta pelo volume da galilé, de um só pano, rasgado dois vãos em arco de volta perfeita, delimitado por contrafortes perpendiculares; remate em beirado; no ângulo NO. eleva-se pequeno campanário com sineta; em segundo plano, destaca-se a empena triangular da nave que cobre a casa dos romeiros com dois vãos, encimada por cruz, que se prolonga no lado N. e é iluminada por uma fresta; portal simples. Alçado S. composto pelo volume da galilé, com um vão em arco de volta perfeita, seguindo-se a nave, de três panos definidos por contrafortes sobre os quais se prolonga a água do telhado e delimitados superiormente por beirado, rasgando-se um vão de iluminação no primeiro; capela-mor ligeiramente recuada na continuação da cobertura da nave, com pequeno vão de iluminação. Alçado N. composto por galilé com acesso por arco de volta perfeita, casa dos romeiros adossada à nave, com alçado cego, sacristia, adossada à capela-mor, com respectiva porta de acesso. Alçado E., composto pelo volume da capela-mor rematado por empena triangular, de que destaca a sacristia, na continuação da mesma cobertura, com uma fresta de iluminação. Interior de uma só nave, com cobertura em forro de madeira na nave, capela-mor e sacristia e de telha vã na galilé. No lado da Epístola da nave rasga-se uma janela e no topo portal sobrepujado por janelão. Arco triunfal em asa de cesto; capela-mor mais estreita que a nave; altar-mor de alvenaria com retábulo de talha policromada com painéis a pintura a óleo sobre madeira e nicho central, rematado superiormente por frontão assente em colunas jónicas; fresta do lado da Epístola.

Acessos

EN 389 Colos / Cercal do Alentejo, Km 15, Herdade da Afincerna

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, destacado, isolado, com adro definido por pilares. Nas imediações das instalações agrícolas da sede da Herdade da Afincerna. O conjunto é antecedido por um cruzeiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Igreja Católica

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção da capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo; séc. 17, inícios - retábulo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de cal e areia, rebocadas e caiadas.

Bibliografia

GUERREIRO, António Machado, Monografia de Colos, Odemira, s.d.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1960, década de - conservação geral do edifício.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login