Ponte do Galego

IPA.00009346
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Marzagão
 
Ponte construída na época moderna, sobre provável pré-existência medieval, de arco, com tabuleiro horizontal e rampas de acesso sobre ambas as margens, sobre dois arcos de volta perfeita, em aparelho de silhares de granito com aduelas criando extradorso regular, pegões com talhamar e talhante e pavimento em calçada. Ponte de planta em S devido às rampas de acesso de curva muito pronunciada, motivo que a sigla repete.
Número IPA Antigo: PT010403090025
 
Registo visualizado 69 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal sobre dois arcos de volta perfeita, com rampa de suave declive em ambas as margens, sendo que cada uma das rampas avança em ângulo obtuso relativamente ao tabuleiro formando planta quase em S. Assim, na margem esquerda a rampa desenvolve-se em sentido S. / N., o tabuleiro SE. / NO. e a rampa sobre a margem direita em sentido aproximado O. / E. Aparelho de silhares de granito, aduelas relativamente estreitas e compridas criando extradorso regular. Apresenta talhamar e talhante no pegão central junto ao qual são visíveis, sob cada um dos arcos, quatro agulheiros. O pavimento é em calçada apresentando marcas de rodados e fortes vestígios de uso. Como guardas resta apenas a jusante uma única fiada de silhares repousando sobre o tabuleiro. Uma das aduelas que integra o arco sobre a margem direita, para jusante, é siglada *1.

Acessos

EN 632-1 (Carrazeda de Ansiães - Linhares), na saída de Marzagão em direcção a Linhares, a c. de 500m da Igreja Paroquial (v. 0403090021), caminho térreo para NO. por c. de 100m.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural e harmonioso, isolada, sobre a Ribeira de Linhares, entre lameiros e campos agricultados e alguma vegetação arbórea. Para E. sobre uma vertente suave, é visível o casario de Marzagão e para O. uma casa de habitação a c. de 50m. Para N. uma construção ampla e recente, flanqueada por poste de alta tensão, compõem elementos destoantes bem assim como estradão rasgado imediatamente a jusante da ponte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época moderna

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval, final - construção da ponte; Época moderna - obra de reconstrução e reformas várias; Época contemporânea - reparações nomeadamente com eventual colocação de guardas.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A sigla curiosamente associa um motivo espiralado a um motivo em S que repete a planta da ponte; *2 - dimensões da rampa margem dir.: 10,30m comp. x c. 6,80m de larg. máxima, no arranque; rampa margem esq.:15,5m x c. 4m.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login