Capela de Santo António / Capela do Calvário

IPA.00009321
Portugal, Castelo Branco, Belmonte, Caria
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela do Calvário assente em alto pódio com púlpito exterior, no alpendre fechado, assente em pilares toscanos, com planta longitudinal simples e cobertura indiferenciada de madeira em masseira. Fachada principal rasgada por portal em arco de volta perfeita, ladeado por janela de extremos curvos. Fachadas laterais com cunhais simples e remates em beiral, a lateral direita rasgada por pequena janela na zona do altar-mor. Interior com retábulo de talha dourada e policromada, de provável execução barroca. Primitiva Capela do Calvário adossada à muralha da vila, com púlpito exterior assente em coluna e com guarda plena de decoração geométrica. Portal ladeado por janela com inscrição, documentando a data de remodelação do imóvel. Interior com retábulo muito adulterado, evidenciando feitura barroca pelo remate em volutas e pelo querubim, bem como pela decoração em "ferronerie" dos fustes das pilastras.
Número IPA Antigo: PT020501020014
 
Registo visualizado 423 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal simples, de espaço único e alpendre fechado por muro, com cobertura homogénea a três águas. Fachadas em cantaria aparente de aparelho isódomo e remates em beiral. Fachada principal voltada a NO., apresentando alpendre elevado relativamente à via pública, com acesso através de lanço de degraus semi-circulares, sustentado por oito pilares com os ângulos chanfrados, dois dos quais assentando directamente no parapeito e os restantes em plintos almofadados. O acesso lateral ao adro já não possui os degraus de acesso, encontrando-se fechado por grades. Cobertura octogonal de madeira e, no exterior, púlpito quadrangular adossado ao ângulo NE., apoiado em coluna toscana, sobre plinto tronco-cónico, e guarda plena em cantaria, decorada com losangos. Portal axial em arco de volta perfeita assente em impostas salientes e com a moldura formada pelas aduelas do arco, com porta de duas folhas de madeira em painéis almofadados; no lado esquerdo, pequena janela com os extremos curvos e moldurada, tendo a inscrição "1767 COSTA" e gradeada. A fachada lateral esquerda, virada a NE., encontra-se adossado à muralha e a oposta é rasgada por janela rectilínea na zona do altar-mor. Fachada posterior cega, com remate em empena cimentada, alteada relativamente às demais fachadas, truncada para receber cruz latina. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejos de padrão polícromo, azul e amarelo, formando silhar e encimados por friso, com pavimento lajeado e cobertura de madeira em masseira. No lado da Epístola, pequeno nicho para alfaias, com moldura em cantaria. Na parede testeira, retábulo em talha dourada e policromada de vermelho e verde, de planta recta e um eixo, flanqueado por pilastras com o fuste decorado por "ferronerie" e orelhas recortadas, e por colunas torsas com falsa espira fitomórfica, onde assenta o arco do nicho central, de perfil abatido, aparecendo, no interior, a imagem do orago, ladeada por duas mísulas encimadas por elemento concheado; remate em espaldar recortado, encimado por cornija curva e elemento volutado com querubim; altar em forma de urna, com o frontal decorado por cartela e pequenos acantos.

Acessos

Largo de Santo António

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho agosto 1990) *1

Enquadramento

Urbano, encontra-se adossado a troço de muralha integrado na cerca da Casa da Torre (v. PT020501020007), com Passo da Via Sacra (v. PT020501020031) contíguo à fachada lateral direita, situado em pequeno largo formado pelos principais imóveis da povoação, a Casa da Torre e a Igreja Matriz de Caria (v. PT020501020013). Tem adossada sacristia e sanitários. Ergue-se a cota superior à via pública, sobre alto pódio em aparelho isódomo, com degraus frontais de acesso ao alpendre do imóvel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção do imóvel; 1767 - hipotética construção ou remodelação da Capela, então designada do Calvário; séc. 18 - execução do retábulo-mor; séc. 20 - colocação de silhar de azulejo industrial no interior; 1990, Agosto - Despacho de classificação do Conjunto arquitetónico formado por Casa da Torre, vestigios de fortificacoes e cisterna, existentes na cerca, Capela do Calvario, Igreja Paroquial e Solar Quevedo Pessanha.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, escadas de acesso, alpendre, pilares, púlpito, modinaturas, pavimento; madeira nas coberturas, porta, retábulo; telha na cobertura exterior; ferro na grade da janela; vidro simples nas janelas; azulejo industrial no interior.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1984; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; REIS, António dos, Vila de Caria, Covilhã, 1959; SALVADO, António, Elementos para um Inventário Artístico do Distrito de Castelo Branco, Castelo Branco, 1976; TAVARES, Joaquim Cardoso e MARQUES, Manuel, Subsídios para uma Monografia da Vila de Belmonte, Belmonte, s.d. *1.

Documentação Gráfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Séc. 20, década de 50 - obras no imóvel.

Observações

*1 - DOF: Conjunto arquitetónico formado pela Casa da Torre, vestígios de fortificações e cisterna existentes na sua cerca, Capela do Calvário, Igreja Paroquial e Solar Quevedo Pessanha em Belmonte.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login