Solar dos Priores de Monsanto

IPA.00009316
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Casa nobre maneirista, de planta rectangular, de dois pisos, com balcão alpendrado e brasão esculpido na fachada principal, formando alpendre no piso inferior. O segundo piso é rasgado por janelas rectilíneas, de guilhotina. Remate em cornija com gárgulas de canhão.
Número IPA Antigo: PT020505080077
 
Registo visualizado 111 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular, regular, de volume simples, de disposição na horizontal com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito aparente com aparelho almofadado, tendo as juntas pintadas de branco e remates em cornija em papo de rola com seis gárgulas talhadas na mesma peça da cornija e beiral. Fachada principal virada a SE., de dois pisos com balcão alpendrado, sobre vão de volta perfeita com a moldura constituída pelas aduelas, que se prolonga em alpendre, assegurando o acesso ao primeiro piso, por portal de verga recta com moldura simples e porta de duas folhas de madeira; o primeiro piso, possui, no extremo direito, fresta jacente de respiração. O balcão com guarda de cantaria que invade as aduelas do arco inferior, com pequena reentrância na zona onde se apoiam as colunas, forma alpendre com cobertura em vigamento de madeira, suportado por quatro colunas graníticas de fuste liso, bases toreadas e capitéis jónicos. O acesso ao interior processa-se por portal de verga recta moldurada e encimada por friso e cornija, com porta de uma folha, ladeado por duas janelas de guilhotina, sendo uma gradeada e outra, no extremo direito, com moldura de cantaria. Entre as duas janelas, num ressalto de muro, encontra-se esculpida a pedra de armas da família dos Valadares de Carvalho*1.

Acessos

Rua da Igreja, n.º 14. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,039654; long.: -7,113733

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo e Muralhas de Monsanto (v. PT020505080009)

Enquadramento

Urbano, flanqueado e a meia encosta, ergue-se numa zona de pendor inclinado com fachada posterior sobre embasamento. Na fachada principal, abre-se um pequeno jardim murado, em cota inferior à via pública. Próximo localiza-se a Igreja Matriz do Monsanto / Igreja de São Salvador (v. PT020505080073).

Descrição Complementar

A pedra de armas é esquartelada com as armas da família Carvalho e Valadares; as primeiras "de azul com uma estrela de ouro de oito raios, encerrada numa caderna de crescentes de prata" (Armorial Lusitano, p. 144), tendo como timbre o cisne de prara desta família; as armas da família Valadares com dois leões de prata "sobre xadrezado de seis peças em faixa e seis em pala" (Armorial Lusitano, p. 536).

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - data da sua edificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, com as juntas preenchidas com argamassa; portas e cobertura do alpendre de madeira; portas e janelas de alumínio; grades das janelas em ferro; janelas com vidro simples; cobertura com telha lusa.

Bibliografia

Armorial Lusitano - Genealogia e Heráldica, Lisboa, 1961; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; GRAÇA, Eduardo e SANTO, Manuela Espirito, Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha e Monsanto, n.º 6, Lisboa, 2000; FARIA, Daniela Carvalho e GRILO, Eduardo, 50 Maneiras de conhecer o Concelho de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietários; CMIAN

Intervenção Realizada

Proprietários: 1998 - restauro e recuperação total do solar.

Observações

*1 - os proprietários não autorizaram o acesso ao solar e ao jardim.

Autor e Data

Luís Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login