Capela do Espírito Santo

IPA.00009303
Portugal, Castelo Branco, Castelo Branco, Alcains
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, exteriormente indiferenciados, com cobertura homogénea a duas águas, tendo sacristia adossada à fachada lateral direita. Fachada principal em empena, com cruz no vértice, rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura na zona superior composta pelas aduelas. No lado esquerdo da empena, possui sineira em arco de volta perfeita e, adossado à fachada, púlpito circular com guarda plena.
Número IPA Antigo: PT020502010060
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, indiferenciada exteriormente, com sacristia rectangular adossada ao lado direito. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento saliente, excepto a fachada principal em cantaria aparente, de aparelho isódomo, com as juntas tomadas a cimento saliente, a lateral direita rematada em beiral. Fachada principal em empena com cruz latina no vértice, de hastes cordiformes, assente em plinto galbado, apresentando-se truncada, no lado esquerdo, por sineira em arco de volta perfeita assente em impostas salientes e remate em empena; é rasgada por portal em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes e emoldurado superiormente pelas aduelas; possui porta de madeira de duas folhas. Sobre o portal, surge silhar relevado com a representação da cruz de Cristo, encimada por a pomba do Espírito Santo. No lado esquerdo, púlpito circular assente sobre coluna galbada, que repousa sobre plinto cúbico; a guarda é plena, tendo, no pano central, cartela contracurvada, ostentando a data "1689", encimada pela pomba do Espírito Santo; o acesso processa-se por porta rectilínea, com moldura de cantaria, flanqueado, superiormente, por duas mísulas do mesmo material. Fachada lateral esquerda adossada, sendo a oposta rasgada por porta travessa de verga recta com moldura simples, de uma folha de madeira, alteada relativamente ao largo envolvente. É visível o volume da sacristia, rasgado por janela rectilínea, de moldura simples e gradeado, tendo, na face O. porta de verga recta, igualmente moldurada, de acesso à mesma. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR não observado.

Acessos

Largo do Espírito Santo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a casa de habitação incaracterística, abrindo a fachada principal para uma estreita via pública e a lateral direita para amplo largo, o rossio da terra, pavimentados a parelelepípedos. Adossado à fachada lateral direita, surge um Passo da Via Sacra, em forma de nicho, em cantaria aparente, com nicho quadrangular assente sobre soco paralelepipédico, e flanqueado por pilares, onde repousa uma cornija e frontão curvo, encimado por cruz latina simples; o fundo do nicho encontra-se pintado de branco, com cruz latina pintada a negro. No extremo oposto do largo, implanta-se cruzeiro assente em soco de três degraus escalonados, sobrepondo-se com os ângulos desencontrados, formando uma planimetria em estrela, tendo o superior aresta em chanfro. Sobre o soco, ergue-se a coluna toscana, de fuste monólito, onde assenta cruz latina moldurada, com as hastes lanceoladas. O acesso à capela processa-se, na fachada principal, por três degraus rectangulares, com corrimão metálico e, na lateral direita, por três pequenos degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1689 - provável construção ou sagração da capela, conforme data no púlpito; séc. 17, final - funcionou como matriz, durante as obras na mesma.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Cantaria de granito na estrutura, rebocada, excepto na fachada principal, nas modinaturas, púlpito, cruz da empena, sineira; madeira nas portas; telha; vidro simples na janela e ferro nas grades que protegem a mesma.

Bibliografia

SILVA, Isabel (coord.), Dicionário Enciclopédico de Freguesias, vol. IV, Matosinhos, 1997, p. 113.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 20, finais - colocação de nova cobertura exterior.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login