Igreja Paroquial de Beringel / Igreja de Santo Estêvão

IPA.00000915
Portugal, Beja, Beja, Beringel
 
Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista, barroca. Igreja paroquial, com porta de vão manuelino de ligação da capela-mor à Sacristia. A planimetria, a composição das fachadas, o sistema estrutural, o portal e o arco da capela do fundador correspondem plenamente à plástica maneirista no Baixo Alentejo. Retábulos barrocos.
Número IPA Antigo: PT040205030022
 
Registo visualizado 368 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por corpo da igreja de três naves e ábside rectangular, a que se adossam a sacristia, capelas laterais e anexos (sala da catequese a N., capela funenária a S.), igualmente rectangulares e a torre sineira. Massa de volumes articulados escalonados, de dominante horizontal, da qual apenas sobressai a torre sineira, junto à cabeceira. Coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na nave central, de uma só água nas laterais e duas e três águas nas capelas laterais e anexos, torre sineira coberta por domo rematado por pináculo cónico. Fachada principal orientada, com três panos divididos por contrafortes rematados por por pináculos; no pano central portal em arco de volta perfeita enquadrado por colunas e rematado por frontão semi-circular onde se inscreve pedra de armas com o brasão dos condes do Prado (Sousas); panos laterais cegos; remate em empena angular moldurada por grelha de tijoleira e cornija e coroada de merlões. Fachada S.: corpo da igreja dividido em quatro panos por contrafortes que marcam exteriormente os tramos, sendo que o segundo contraforte descarrega em arco de alvenaria e é interrompido por portal lateral; remate similar ao da fronmtaria; adossado e saliente o corpo da capela funerária, com cunhais e janelas de cantaria. Fachada N.: corpo da sala da catequese, torre sineira vazada por um arco pleno em cada face e superiormente envolvida por grelha de tijoleira e com urnas nos cantos, corpo do baptistério e da antiga casa do capítulo das confrarias, rematada por frontão triangular com ornatos piramidais nos cantos, existindo ainda uma porta de acesso a um quintal murado. Fachada posterior: ábside delimitada por cunhais encimados por pináculos e vazada por janela rectangular; remate em cornija sobre grelha de tijoleira e coroamento de merlões; a S. corpo da capela funerária dos condes do Prado com fachada cega, do lado N. corpo da sacristia com pequena janela rectangular. INTERIOR: 3 naves de quatro tramos separados por arcos de volta perfeita assentes em colunas toscanas; as naves laterais possuem altares faciais com retábulos de talha dourada e policromada; no segundo tramo do lado da Epístola adossa-se uma capela com invocação de São João Baptista, com retábulo de talha; no primeiro tramo do lado do Evangelho adossa-se um altar facial com a representação da Árvore de Jessé em talha dourada e policromada; arco triunfal de volta perfeita. Cobertura em abóbada polinervada de perfil planificado, provida de bocetes e apoiada em mísulas nas laterais. Capela-mor rectangular com sugestão de retábulo, camarim e mísulas de alvenaria; do lado da Epístola adossa-se a capela funerária dos condes do Prado, que comunica por um arco de volta perfeita; do lado do Evangelho adossa-se a sacristia com passagem por um arco de cantaria. Cobertura em abóbada de nervuras. Pavimentos de lajes de pedra, solho, tijoleira e parquet.

Acessos

Largo da Matriz

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, adossado. Implantado em terreno plano, ladeado por arruamentos e com provido de pequeno adro na frontaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1530 / 1546 - construção; séc. 17 - retábulo da capela de São João Baptista; séc. 18, 2ª metade - obras de consolidação, colocação dos retábulos de talha e abertura do janelão da fachada S.; 1957, 15 Abril - Um ofício do padre António Marvão a solicitar que a igreja seja considerada Monumento Nacional, dá indicação que havia casario adossado à igreja, a entaipá-la parcialmente, e que uma das portas da igreja fora em tempos transformada em altar de São João, sendo aberta outra porta a pouca distância, o que prejudicou a iluminação do templo; 1957, Agosto - Ofício da DGEMN que sugere que a igreja seja considerada como Imóvel de Interesse Público, ordenando que se organize o respectivo processo de classificação.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; cantarias do portal, fechos, mísulas, gárgulas e cunhais em mármore de São Brissos; abóbadas e pavimento em tijoleira; retábulos de talha dourada e policromada.

Bibliografia

Espanca, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Vol. 1, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Paróquia: séc. 20, inícios - implantação do soalho sobrelevado, construção do anexo; 1962 - renovação da capela-mor; 1994 - renovação da instalação eléctrica.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996 / Lina Oliveira 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login