Igreja Paroquial do Salvador de Odemira / Igreja do Santíssimo Salvador

IPA.00000914
Portugal, Beja, Odemira, São Salvador e Santa Maria
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja paroquial. A planta, a organização dos alçados e a própria estrutura espacial correspondem a um modelo erudito da arquitectura maneirista de carácter chão. Da grande campanha de obras do período barroco advêm a remodelação da fachada e a torre sineira.
Número IPA Antigo: PT040211080007
 
Registo visualizado 156 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por nave e capela-mor, tendo adossadas a sacristia e uma capela lateral. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas para a nave e a capela-mor, este prolongando-se de modo a cobrir a sacristia e a capela lateral. Torre sineira adossada ao topo do alçado S., com cobertura em cúpula bolbosa e urnas. Fachada principal orientada a O., antecedida por escadaria de acesso, de planta octogonal e nove degraus de cantaria; de um só pano, delimitado por pilastras de cantaria rusticada, concluindo em fogaréus, com empena ondulante e portal de verga recta, adintelado, em cantaria, sobrepujado por janelão e óculo. A nave é iluminada lateralmente por duas janelas no alçado S., que também possui um portal de cantaria. A sacristia e a capela lateral são iluminadas por dois janelões elevados nos alçados N. e S. Interior de uma só nave, com coro alto e guarda-vento de madeira e duas capelas do lado do Evangelho, a que se acede por arcos de volta perfeita assentes em pilastras. Cobertura em forro de madeira de três planos. Capela-mor separada da nave por degrau e arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras, em cantaria; cobertura em abóbada.

Acessos

Largo do Salvador / Rua de Serpa Pinto

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Igreja da Misericórdia (v. PT040211080016) / Incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Enquadramento

Urbano. Com construções adossadas. Abrindo para um largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Castro e Solla ( remodelação do Séc. 20)

Cronologia

Séc. 14 - fundação; séc. 16 - ampliação e remodelação; 1693 - recuperação e ampliação; séc. 18, finais - recuperação, modificação da frontaria e do campanário; 1970, c. de - remodelação, a expensas da paróquia e com projecto do Arquitecto Castro e Solla.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave); estrutura mista (capela-mor).

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, telhado com estrutura e forro em madeira, cunhais, janelão da fachada principal e escadaria em cantaria.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login