Igreja Paroquial de Rosário / Igreja de Nossa Senhora do Rosário

IPA.00000909
Portugal, Beja, Almodôvar, Rosário
 
Arquitectura religiosa, igreja, popular. Igreja paroquial, com fachada ladeada por torre sineira, nave com tecto de madeira, capela-mor abobadada. Coruchéu e pináculos prismáticos, arcos transversais de apoio da cobertura da nave característicos da arquitectura popular.
Número IPA Antigo: PT040202030004
 
Registo visualizado 162 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta; aos rectângulos justapostos da nave e capela-mor adossam-se as formas quadrangulares da torre sineira e sacristia, do lado do Evangelho, do baptistério do lado oposto. Volumes escalonados em telhado sobre a igreja e anexos, em coruchéu prismático sobre a torre sineira. Fachada simples de empena triangular, rasgada por portal de vão rectangular, sem moldura, com torre sineira lateral vazada por ventanas de verga redonda e rodeada por pináculos prismáticos. Fachada lateral direita marcada pelos volumes da torre e da sacristia; contrafortes prismáticos com remates prismáticos. Interior de uma só nave com 3 tramos separados por arcos transversais quebrados que apoiam a estrutura de madeira do telhado; porta travessa; capela baptismal cupulada aberta para a nave por arco redondo sobre pilastras. Arco triunfal em asa de cesto sobre pilastras; capela-mor coberta por abóbada de berço assente em cornija. RECHEIO - nas paredes e arcos da nave pintura mural representando santos: Santa Luzia, Santiago, São Marcos, São Bernardo, Santa Maria Madalena, entre outros; uma porta pintada em trompe l' oeil em frente à porta da sacristia. Pia baptismal monolítica.

Acessos

EN2 Almodôvar - Castro Verde, à entrada da Aldeia do Rosário

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano, outeiro, flanqueado. Implantada em terreiro amplo, elevado em relação à estrada, dentro da povoação, ladeado pelo edifício da Comissão Fabriqueira e pelo cemitério, este franqueado por portão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 / 18 - época provável de construção; 1713 - data inscrita na pedra por detrás da tribuna; 1969, 2 Fevereiro - danos causados pelo sismo; 1981, 02 de junho - Parecer da Comissão "ad hoc" do IPPC a propor a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Pùblico; 1981, 09 de junho - Despacho de homologação da classificação pelo Secretário de Estado da Cultura.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada em estruturas e cobertura, madeira na cobertura da nave e apoio dos telhados, tijoleira em pavimento.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1969 - Obras de consolidação dos danos causados pelo sismo.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login