Casa do Largo do Eiró

IPA.00008983
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Soajo
 
Casa de provável construção quinhentista e reformada no séc. 19, em revivalismo, com planta retangular irregular, fachadas em cantaria de dois pisos, terminadas em cornija integrando gárgulas de canhão. A frontaria possui o piso térreo rasgado por arcos apontados biselados e o superior com janela de sacada entre janelas de peitoril, também biseladas, entre vaseiras e sendo uma delas de ângulo.
Número IPA Antigo: PT011601460063
 
Registo visualizado 140 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular irregular com volumes articulados e coberturas em telhados de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria aparente, a principal terminada em cornija sobreposta por quatro gárgulas de canhão; no piso térreo rasgam-se três arcos quebrados, de uma arquivolta, com chanfro, assente nos pés-direitos, criando arcada, onde se abrem três portais de verga recta de acesso ao interior; no segundo piso, rasgam-se três vãos rectilíneos, o central correspondendo a uma janela de sacada, sobre duas mísulas e com guarda em ferro, e as laterais a janelas de peitoril, a direita formando janela de ângulo, ambas ladeadas por vaseiras ornadas de bosante; entre a janela de sacada e a de ângulo, surge ainda pequeno nicho com imagem pétrea, encimada por baldaquino formando coruchéu.

Acessos

Soajo, Largo de Eiró. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,873693; long.: -8,264394

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Pelourinho do Soajo (v. IPA.00002220)

Enquadramento

Urbano, adossado, disposto de gavento numa das principais praças da aldeia, pavimentada a lajes de cantaria, irregulares, e envolvida por habitações de cantaria. Na mesma praça erguem-se o pelourinho, a Câmara Municipal do Soajo (v. IPA.00035917) e nas imediações a Igreja Paroquial do Soajo (v. IPA.00030073).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção do imóvel; séc. 19 - época provável da feitura do nicho da frontaria; séc. 20, início - pertencia a Manuel de Azevedo Araújo e Gama.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria aparente; portas e caixilharia de madfeira; vidros simples; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DREMN, SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez: 2005 - obras de requalificação e valorização do núcleo rural do Soajo, no valor de 123.607€00.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login