Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Terena

IPA.00008972
Portugal, Évora, Alandroal, Terena (São Pedro)
 
Edifício da Misericórdia manuelino, barroco e rococó, composto por igreja de planta poligonal, com nave única, capela-mor com acesso à sacristia, coro e púlpito, de acordo com as características da arquitectura rural alentejana deste período. Pinturas murais barrocas; retábulo da capela-mor, de talha dourada e policromada, rococó. O discreto enquadramento na rua pública, que não confere praticamente qualquer destaque ao imóvel. Os painéis de pintura maneirista no interior.
Número IPA Antigo: PT040701050025
 
Registo visualizado 420 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade  Edifício, igreja e hospital  Misericórdia

Descrição

Igreja de planta poligonal, composta por nave única e capela-mor com acesso à sacristia. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhado de uma e de duas águas. Fachada principal, orientada a O., composta por frontão triangular rematado pelo sinal, janela de cornija semicircular e portal simples, rematado por uma empena de abas curvas. INTERIOR: espaço diferenciado, nave única de planta rectangular, capela-mor, antecedida por um arco de volta perfeita, de abóbada de nervuras de arestas vivas e decorada a fresco com motivos florais. Altar-mor encimado por retábulo de meias pilastras e tabelas, rematado por arco de volta perfeita, centrado pelas armas reais de Portugal. Do lado da Epístola, pequeno vão dando acesso à sacristia, de planta rectangular, e às outras dependências; púlpito de base circular e coro dividido por uma coluna ao centro.

Acessos

Rua Direita

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado. Limitado a S. pela Torre do Relógio e a N. pelos antigos Paços do Concelho, na rua que dá acesso ao Castelo (v. Pt040701050006). A poucos metros, a S. encontra-se o Pelourinho (v. PT040701050005).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção do templo; 2.ª metade - execução de painéis pintura sobre madeira; séc. 18 - construção da Tribuna dos Mesários (lado do Evangelho), do lavabo da sacristia e do portal; 1712 - o Padre Carvalho da Costa refere a existência da "Igreja da Misericórdia com seu Hospital"; 1972 - a cobertura da nave ruiu por completo; 1975 - colocação de nova cobertura na nave; 1998 - Inventariação do espólio e do acervo documental da Misericórdia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes com abóbada de nervuras de arestas vivas na capela-mor.

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, caiada, telha de canudo na cobertura exterior, vigas de cimento e tijolo na cobertura interior da nave, portal de mármore e altar-mor em madeira policromada.

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portugueza..., 2.ª ed., tomo II, Braga, 1868 [1.ª ed. de 1712]; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol. 9, Lisboa, 1979.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Misericórdia de Terena; IANTT: Memórias Paroquiais de 1778, vol. 36, p. 271 .

Intervenção Realizada

1975 - colocação da nova cobertura interior na nave.

Observações

Encontra-se ainda no seu interior todo o acervo documental da Misericórdia em muito mau estado de conservação.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login