Igreja e Convento de Santo António da Piedade

IPA.00008964
Portugal, Évora, Redondo, Redondo
 
Convento franciscano capucho maneirista e barroco, com igreja de planta retangular de uma só nave, capela-mor, falso transepto, coro e capelas laterais, adossada ao edifício conventual. Construção típica da arquitectura barroca seiscentista. O edifício conventual, de dois pisos, adossado a um templo religioso de cariz barroco; a silharia azulejar do séc.18.
Número IPA Antigo: PT040710020012
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos

Descrição

Planta retangular composta por nártex, nave, capela-mor, sacristia e dependências conventuais. Coincidência entre exterior e interior. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal na igreja e na vertical no convento. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave, capela-mor, sacristia e e convento, e de uma água nas construções anexas. Fachada principal orientada a SO., de pano único delimitado por pilastras, embasamento saliente; inferiormente rasga-se arco pleno de cantaria, gradeado de acesso ao nártex; sobre o portal cartela com ornatos relevados; na correspondência do coro, rasga-se um janelão, de ombreiras ornadas em trabalhos de massa de volutas e recortes e cornija moldurada coroada por ornatos recortados em massa; é encimado por nicho em arco de volta perfeita, decorado de ornatos de massa em volutas, com a imagem de Santo António; remate em frontão triangular, coroado por cruz sobre platibanda decorada de rosetas e ladeada por dois campanários angulares, de duplas pilastras e empenas de volutas com enrolamento; cobertura do nártex em abóbada decorada pintura mural. Fachada NO. de 2 corpos, o 1º rasgado por janela entaipada ao nível do coro-alto e por janela na zona da nave; segundo corpo rasgado por janela semelhante; alçados rematados em beirado. Na fachada SE. adossa-se o claustro e desenvolve-se a zona conventual e cemitério. Fachada NE. com corpo da capela-mor, sacristia e convento. INTERIOR: nave única rectangular com cobertura de abóbada de berço; primeiro terço da nave é ocupado pelo coro-alto, apoiado por colunas monolíticas. Púlpito na parede NO. com base quadrangular e balaústres cilíndricos. Ambas as paredes da nave se encontram parcialmente revestidas de azulejos. Falso transepto, separado da nave por gradeamento de balaústres pinaculares, com tapete azulejar em forma de arco pleno na parede NO. e altar consagrado a São Sebastião na parede SE.. Altares colaterais, com nicho central, apilastrados e retábulo redondo, dedicados respectivamente a Nossa Senhora da Conceição e a São José. Arco de volta perfeita decorado totalmente com pintura mural e sanefa em talha polícroma e dourada. Capela-mor de planta quadrangular coberta por abóbada de berço, decorado com pintura mural; altar-mor com retábulo de mármores cinza e rosa, e decorações pontuais em talha dourada, com colunas compósitas e empena dupla, centrado pela cruz e o livro emblemático de Santo António, cuja imagem se encontra no nicho; em nichos laterais, exteriores ao nicho central, as imagens de São Francisco de Assis ( lado do Evangelho ) e São Caetano ( lado da Epístola ); no alçado SE., um pequeno vão dá acesso à sacristia, de planta rectangular. Na parede SE. da sacristia vão de acesso ao edifício conventual de dois pisos e planta quadrangular. O piso superior encontra-se dividido por pequenos compartimentos rectangulares e longos corredores de acesso, abobadados. Claustro de dois pisos, aberto por banda por três arcadas, plenas no registo inferior sobre pilares quadrangulares de cantaria, em arco abatido no registo superior sobre pilares de alvenaria unidos por murete de alvenaria com os alçados exteriores pintados a cor vermelha e amarela; na quadra fontanário em forma quadrifoliada. No lado O., rasga-se a Sala Capitular, de planta quadrangular, revestida totalmente de pinturas parietais representando albarradas, vieiras, aves simbólicas e uma tabela oval do Espírito Santo. Tem altar apilastrado, venerando, no nicho central, a imagem da Anunciação da Virgem. A E. encontra-se o Refeitório, de planta quadrangular, e o Lavabo, de planta quadrangular, dividida em dois tramos suportados por colunas, cujos arcos repousam em pilares adossados às paredes. Ainda no piso inferior encontram-se vários altares consagrados a São Pedro de Alcântara, São Boaventura, São Diogo e São Francisco.

Acessos

Alameda de Santo António, saindo castelo pelas portas do Sol, a c. de 150m

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria, n.º 148/2013, DR, 2.ª série, n.º 53 de 15 março 2013

Enquadramento

Periurbano, na vertente NO. da vila do Redondo, na periferia da malha urbana. Antecedido por largo pátio e ladeado pelo cemitério local que ocupa a antiga cerca (v. PT040710020009). Frontaria antecedida por adro delimitado por baixo murete.

Descrição Complementar

O rodapé da nave encontra-se totalmente revestido por azulejos azuis e brancos, recortados, representando dez cenas hagiográficas de Santo António, devidamente legendadas em latim. Os azulejos da banda NO. do falso cruzeiro, representam a Veneração do Santíssimo Sacramento pela Mulinha. No pavimento da Sala Capitular, subsiste uma sepultura com a seguinte inscrição: S.ª DE IOSEPH DO REGO / DE NIGREIROS.CAVALE / IRO.FIDALGO.DA C / AZA.DE SVA MAG. AL / CAIDE.MOR.QVE FOI / DESTA VILLA E DE SVA MO / LHER.INES. COELHA / E DE SEVS DECEDETES.

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1601, junho - fundação da Casa Religiosa de Santo António da Piedade pelo 5º conde do Redondo D. João Coutinho; 1605, 12 de Março - lançamento da primeira pedra do edifício por D. João Coutinho e pelo seu filho primogénito D. Francisco Coutinho; 1681 - construção do lavatório da Sala Capitular; 1678 e 1787 - sofre novos acrescentos que o tornaram numa das mais importantes guardianias da Província da Piedade; Séc.17 - tela pintada com o tema da Piedade, representando a veneração das Santas Mulheres e São João; construção do claustro do Convento; Séc.18 - decoração murais do nártex; retábulo do altar de São Sebastião; 1730, cerca - painel cerâmico historiando o milagreiro evento da veneração do Santíssimo Sacramento pela Mulinha; Séc.18, meados - azulejos da portaria e da nave do edifício; retábulo do altar-mor; 1750, c. - pinturas da sala capitular; 1755 - afectado pelo terramoto; 1757 - reconstrução do sub-corpo do edifício, em resultado do terramoto; 1800, c. - transformações no presbitério; 1834, Maio - o edifício foi abrangido na lei de extinção das ordens religiosas, tendo a Câmara da vila pretendido adapta-lo a colégio de orfãos; 1859, 18 de Março - o Estado Português deliberou a sua entrega à Fazenda Nacional que não concretiza a sua alienação por falta de arrematantes; 1872 - o edifício é cedido ao município; 1872 - instalação do cemitério municipal na cerca; 1873 - construção de um dos dois sinos dos campanários angulares na oficina de Cândido Roiz Belas; 1877 - execução de um órgão; 2004, 03 maio - Proposta de abertura do processo de classificação pelo IPPAR/DRÉvora; 2006, 10 março - Despacho de abertura do processo de classificação pela Vice-Presidente do IGESPAR; 2009, 12 maio - Proposta da DRCAlentejo para a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público e de ZEP; 2009, 15 junho - Parecer favorável à classificação e propondo a ampliação dos limites da ZEP pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2009, 26 julho - Informação da DRCAlentejo relativa à ZEP; 2009, 26 agosto - Parecer do Conselho Consultivo do IGESPAR relativo à ZEP; 2009, 23 setembro - Proposta de ZEP pela DRCAlentejo; 2009, 28 outubro - Parecer favorável à ZEP pelo Conselho Consultivo do IGESPAR.

Dados Técnicos

Estrutura mista, com arcos e contrafortes para suporte das abóbadas.

Materiais

Alvenaria de pedra, caiada, telha de canudo na cobertura exterior, pavimentos de ladrilho, estrados e grades de madeira, silharia de azulejos policromados, mesa do altar e retábulo em mármore.

Bibliografia

FARO, Frei João de, Fragmento Académico. Noticias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P.S. Francº, s.ed., s.l., 1721; MONFORTE, Frei Manuel de, Chronica da Provincia da Piedade, 2ª edição, ed. Officina de Miguel Manescal da Costa, s.l., 1751; BARATA, António Francisco, O Alemtejo, Histórico, Religioso, Civil e Industrial no Districto de Évora, ed. Typ. Eborense de Francisco da Cunha Bravo, Évora, 1893; ESPANCA, Túlio, Inventário artístico de Portugal, Distrito de Évora (Zona Sul), vol. I, ed. Academia nacional de Belas Artes, Lisboa, 1978; VALENÇA, Manuel, A Arte Organística em Portugal, vol. II, Braga, 1990; XAVIER, António Mateus, Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação, relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, 1998 (texto policopiado).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMR: Serviços Técnicos

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IANTT: Arquivo histórico do Ministério das Finanças - Autos do Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx.247; Acordos do Cabido da Sé de Évora, fl. 16 v.º.

Intervenção Realizada

CMR: 1998 - restauro da cobertura exterior; CMR: 1999 - caiação do edifício.

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1999

Actualização

 
 
 
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