Câmara Municipal de Alandroal

IPA.00008961
Portugal, Évora, Alandroal, União das freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)
 
Casa da câmara neoclássica, de dois pisos de planta composta, com tectos abobadados, vãos emoldurados por trabalho de cantaria em mármore trabalhado. Fachada simétrica, marcada ao centro pelo portal solidário com o janelão superior e ritmada pela abertura do mesmo número de vãos de cada lado do portal e em cada um dos pisos.
Número IPA Antigo: PT040701010021
 
Registo visualizado 200 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta oblonga composta; alçados de 2 pisos, massas dispostas na horizontal com com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachada principal, orientada a S., antecedida por um adro rectangular e gradeado, que se alcança por escadaria de cinco degraus; o primeiro piso apresenta portal emoldurado e esculpido por molduras de ângulos salientes, verga de triglifos e métopas, solidário com a janela de balcão do primeiro piso; de ambos os lados do portal, quatro janelas, igualmente emolduradas; o segundo piso é ritmado por nove janelas de balcão emolduradas, sendo a central rematada por frontão triangular. No cunhal da face O., em esquina, pedra de armas da Casa Real Portuguesa. INTERIOR: primeiro piso marcado pela escadaria de acesso ao piso superior, de dois patamares e pilares ornamentados de volutas e coberto por abóbada de penetrações, encontra-se dividido em pequenos compartimentos e corredores estreitos, também abobadados e abertos por portais adintelados. O segundo piso, cortado paralelamente por um corredor em toda a sua extensão, está dividido, em ambos os lados de pequenos compartimentos.

Acessos

Largo da República

Protecção

Incluido na Zona de Protecção do Castelo de Alandroal (v. PT040701010003)

Enquadramento

Urbano, em destaque no largo principal da vila, limitado a N. e a E. por casario contíguo. A pouca distância no lado oposto do largo fica o Castelo (v. PT040701010003)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

CANTEIRO: João Soares; FERREIRO: António de Fontes; PEDREIRO: João Tiago da Fonseca Pedro Matias, Mestre carpinteiro; VIDRACEIRO: Pedro Martins

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - decisão do Conselho de Estado do Rei Dom José de construir um edifício municipal de raíz, para o que foram adquiridos imóveis já existentes no local e os antigos alpendres do mercado; 1777 - apresentação da planta do edifício pelo valor de 8000 reis; 1778 - ordenou-se o lanço público de arrematação das obras; 1784 - execução da cadeia da sala da Audiência e da sala do Consistório do Senado; 1785 - colocação das grades de ferro na fachada; 1786 - execução do envidraçamento e caixilharias das janelas e postigos; 1788 - inauguração do edifício; 1793 - início da urbanização da praça e zona envolvente; 1892 - construção do adro.

Dados Técnicos

Estrutura mista com abóbadas

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e caiada, telha de canudo na cobertura exterior, pavimentos em mármore, ladrilho e madeira.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol. 19, Lisboa, 1979; Livro das Esmolas do Santo Mártir São Sebastião ( 1767 - 1827 ).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: Serviços Técnicos

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: Arquivo Municipal: Livro da Receita e Despesa das Obras Públicas da Vila ( 1773 - 1802 ), Livro do Lançamento das Arrematações do Concelho para as obras da Câmara ( 1777 ), Livro da Receita e Despesa pertencente às obras das casas da Câmara de Alandroal ( 1778 - 1788 ); IANTT: Chancelaria de D. Maria I - Provisão para construírem os novos Paços do Concelho, fl. 35.

Intervenção Realizada

O edifício tem sofrido, ao longo dos anos, obras de consolidação, de acordo com as exigências dos serviços a funcionar no seu interior.

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1999

Actualização

Jorge Pires Gomes (Contribuinte externo) 2020
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login