Casa Taibner de Morais-Santos Barosa / Palácio dos Barosa / Museu Joaquim Correia

IPA.00008887
Portugal, Leiria, Marinha Grande, Marinha Grande
 
Casa abastada oitocentista de volumes marcados por cunhais de cantaria animado por janelas; edifícios anexos destinados a áreas de serviço. Exemplo de adaptação de casa solarenga a museu aproveitando a disposição das salas e a sua interligação par fazer o percurso da visita.
Número IPA Antigo: PT021010010005
 
Registo visualizado 416 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta composta pelo corpo principal rectangular, prolongando-se por dois edifícios ao nível do piso térreo que dispostos paralela e transversalmente à fachada lateral E. e fechados por um muro que se adossa à fachada O. formam um U, integrando um pátio de pavimento em calçada portuguesa. Volumes articulados na horizontalidade. Cobertura exterior em telhado diferenciado de mansarda e de duas e quatro águas. Edifício de dois andares, delimitados por friso de cantaria, vãos de moldura em cantaria e verga em arco abatido ao nível das janelas do piso térreo, e vergas em arco quebrado no 2º piso e sótão, sendo as janelas, destes dois registos, de sacada com grade metálica, na fachada principal. Porta principal de verga curva, idêntica à da janela imediatamente superior, acede por escadaria ao interior do edifício. INTERIOR: átrio antecede, protegido por corta-vento, ao vestíbulo central, de onde parte escadaria principal, com poço aberto e guarda corpo em ferro forjado com enrolamentos em espiral que se desenvolve pelos pisos nobres sendo o acesso ao sótão feito por escada secundária. Multiplicidade de divisões, contornando o vão da escada, que se interligam através de portas com bandeiras de madeira e vidro formando arcos. O pavimento é de madeira em tábua corrida e as coberturas em tectos estucados e trabalhados, a iluminação profusa é feita pelas janelas que animam as quatro fachadas do edifício e pela clarabóia. Na parte posterior do imóvel, um pátio, protegido pelas antigas cavalariças e área de serviço, acede por arco aberto no muro a terrenos da propriedade.

Acessos

Travessa do Coreto; Largo 5 de Outubro, n.º 3; Rua de Vieira de Leiria, n.º 34. WGS84 (graus decimais) lat: 39.751379° long:-8.930719°

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 de dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, adossado, implantação destacada em largo ajardinado, frente à Igreja Paroquial e ao posto da P.S.P.

Descrição Complementar

O espaço museológico aproveita as divisões da zona residêncial, processando-se o circuito da direita para a esquerda contornando o vão da escada, a cujo patamar se torna a aceder para continuar o percurso, subindo o lance seguinte. Integra a colecção a bandeira de procissão da antiga Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19, finais - edificação do solar; 1996, Maio - Despacho do Ministério da Cultura que determina a classificação do imóvel; 1999 - inauguração do Museu Joaquim Correia após obras que obedeceram a um projecto de reutilização.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria e cantaria; madeira, estuque, ferro forjado, vidro.

Bibliografia

MENDES, José M. Amado, História da Marinha Grande, Introdução e Perspectivas, Câmara Municipal da Marinha Grande, 1993.

Documentação Gráfica

CMMG, procº Nº 339

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

CMMG, procº nº 339

Intervenção Realizada

CMMG: 1999 - readaptação do imóvel de solar familiar a museu.

Observações

A aliança matrimonial entre as familias Santos Barosa e Taibner de Morais é exemplo do reforço e consolidação das elítes económica, intelectual, politico-administrativa e técnico-profissional (MENDES, 1993).

Autor e Data

Lurdes Perdigão 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login