Igreja Paroquial de Mogofores / Igreja de Nossa Senhora da Conceição / Capela de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00000887
Portugal, Aveiro, Anadia, União das freguesias de Arcos e Mogofores
 
Igreja paroquial revivalista neogótica, de planta retangular e dimensões modestas e com um único registo, fachadas com portais e frestas de arco apontado, rosácea junto da empena, torre sineira com remate piramidal e arco triunfal com dupla arquivolta apontadas. Arquitectura funerária, maneirista. Capela de planta centralizada, ligada ao Maneirismo erudito dos mestres de pedraria conimbricences de Seiscentos. A planta centrada, de grande sucesso na renascença coimbrã ligada à arte de João de Ruão (Jardim da Manga, Capela do Santíssimo Sacramento - Sé Velha), não deixa de ser utilizada em fase posterior, como prova o exemplo contemporâneo da capela do Santíssimo Sacramento da Matriz de Pereira do Campo. O retábulo apresenta traços proto-barrocos.
Número IPA Antigo: PT020103060014
 
Registo visualizado 452 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave principal e nave anexa a sul, capela-mor e sacristia, num único volume diferenciando-se ligeiramente em altura ao nível das coberturas, o corpo das naves do da capela-mor e sacristia, ambos em telhado de 2 águas. No ângulo SO. da frontaria, no seguimento da sacristia e da nave anexa, campanário quadrangular com cobertura em coruchéu. Fachada principal com portal único simples de arco apontado; rosácea emoldurada na empena, com enchimento de pedra e vitrais, para iluminação do coro. No remate em empena cruz latina. Torre sineira de um único registo com óculo circular, relógio sobre a cornija. Fachadas laterais com frestas e portal simples de arco apontado a que se sobrepõe cartela com inscrição pintada; no corpo da capela-mor, fresta dupla, também de arco apontado. INTERIOR com lambril de azulejos, coro-alto e púlpito do lado da Epístola com bacia de pedra circular sobre mísula e guarda de pedra decorada com dois frisos de arquinhos apontados. Tecto de perfil curvo em estuque liso. Duas capelas colaterais, fronteiras, com arcos de meia volta, pés direitos e faces decoradas com almofadas corridas; exibem retábulos de talha dourada. Arco triunfal apontado com colunas e capitéis duplos nos pés direitos suportando duas arquivoltas. A capela-mor tem lambril de azulejos, paredes e tectos de estuque liso com porta da sacristia do lado da Epístola; retábulo de madeira pintada com óleo sobre tela representando a Ascensão da Virgem; A meio no solo, campa com brasão episcopal. Três arcos separam a nave principal da lateral sendo os dois primeiros de arco apontado e o terceiro de meia volta. Este último, liga à capela dos Pintos ou de Nossa Senhora da Piedade que constitui a cabeceira da nave anexa. Tem planta centrada, de tipo quadrangular, constituída por quatro arcos de volta perfeita sobre pilastras, dois abertos e dois parietais, que articulam espaço cupulado central, hemisférico, dividido em oito panos e com chave em florão, suportado por trompas ou triângulos esféricos. Todos os elementos arquitectónicos são ricamente ornados por decoração geométrica e vegetalista, sendo o entablamento decorado com molduras da ordem dórica. Encontrando-se ao Evangelho, com dois arcos cegos e dois rasgados, enquadra retábulo de talha dourada em dois registos figurados que se estende e cobre toda a superf'cie semicircular. - direita do altar, lápide parietal com inscrição e emblemática heráldica e superiormente, janelão rectangular. A Capela de Nossa Senhora da Piedade, ou Capela dos Pintos, inclui o brasão familiar do patrono da obra, Cristóvão Pinto de Paiva, Fidalgo da Casa de Sua Majestade, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo e Deputado da Mesa da Cosnciência.

Acessos

EN 334 (S. Lourenço do Bairro - Avelãs de Cima), Km 32, em Mogofores, no Lugar da Estação da CP

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria nº 98/2014, DR, 2.ª série, n.º 30, de 12 fevereiro 2014 (Capela de Nossa Senhora da Piedade)

Enquadramento

Urbano, com frontaria virada a pequeno largo e fachada lateral esquerda, a N., à estrada alcatroada. As outras fachadas estão adossadas a construções de 1 e de 2 pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1672 - data esculpida na lápide funerária de Cristóvão Pinto de Paiva, benfeitor da capela dos Pintos ou de Nossa Senhora da Piedade; 1862, após - colocação da campa do bispo do Funchal, Beja e Viseu, D. José Xavier Cerveira e Sousa (1797 - 1862); 1886 - data da grande renovação e ampliação da igreja pintada em caracteres góticos numa cartela sobre o portal lateral; séc. 20, década 90 - D. Rosa Cancela Belard, proprietária da Casa dos Cerveiras (v. PT020103150002), funciona como mecenas e responsável pelo tratamento da capela, tendo custeado obras para a sua beneficiação;1993, 3 abril - proposta da DRCoimbra para a classificação da Igreja Paroquial de Nosas Senhora da Piedade, incluindo a Capela de Nossa Senhora da Piedade, como VC; 30 julho - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação da Capela de Nossa Senhora da Piedade (no interior da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição), incluindo o retábulo de talha e as imagens de madeira que o integram, como IIP; 1999, 14 outubro - Despacho de homologação de 14-10-1999 da Secretária de Estado da Cultura; 2010, 27 dezembro - proposta da ZEP pela DRCCentro; 2011, 7 novembro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2013, 6 março - - publicação do projeto de decisão relativo à fixação da Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 46, anúncio n.º 101/2013.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Calcário (pedra de Ançã, Coimbra), madeira e folha de ouro (retábulo), vidro, azulejo, telha marselha.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 77 - 78; NEVES, Amaro, SEMEDO, Ónio, ARROTEIA, Jorge, Aveiro. Do Vouga ao Buçaco, Lisboa, 1989, p. 211 - 212; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/155601 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRC

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Carlos Ruão 1996 / Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login