Cruzeiro de Nossa Senhora da Alegria

IPA.00000881
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Cruzeiro renascentista de templete. Insere-se na tipologia de cruzeiros com templete de planta quadrangular, de enorme sucesso na região aveirense e coimbrã a partir de Quinhentos, com planta quadrangular e estrutura arquitectónica clássica. As colunas jónicas apresentam similitudes com os modelos contemporâneos da renascença coimbrã. Podemos encontrar modelos Quinhentistas e Seiscentistas em Coimbra (Assafarge, Botão), Cantanhede (Covões, Pocariça), Montemor-o-Velho (Azarede), Soure (Vila Nova d'Anços) e em Aveiro, Anadia (Avelãs de Cima, Mogofores, São Lourenço do Bairro) e Vagos (Soza). É seu contemporâneo o Cruzeiro do Beduído (Estarreja) datado de 1571. A perfeita erudição no tratamento da ordem arquitectónica (coluna e entablamento) reveste este modelo de excepção. A colocação do painel de azulejos no muro do adro devolveu-lhe dignidade a nível de enquadramento e evidência do seu valor arquitectónico.
Número IPA Antigo: PT020105120019
 
Registo visualizado 420 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo alpendrado com coluna e cruz

Descrição

Soco quadrangular constituído por dois degraus inferiores sobre o qual se ergue templete composto por quatro colunas jónicas sustidas por altos pedestais, de base pseudo-ática com motivo floral, fuste esguio e liso e capitel jónico demarcado do fuste pela inscrição de uma gola. Os quatro pares de colunas sustêm entablamento corrido com friso côncavo inserindo internamente espaço central em cúpula hemisférica sem cintas e correspondendo no exterior a estrutura piramidal de arestas recortadas e revestido a azulejos, sobrepujada por cruz simples. Abriga, no INTERIOR, cruzeiro constituído por coluna assente em plinto, base simples, fuste liso e capitel coríntio com crucifixo cimeiro.

Acessos

Rua de Sá - Barrocas, Rua de Hintze Ribeiro, Avenida da Força Aérea.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Situa-se à margem de longa avenida, no adro da capela de Nossa Senhora da Alegria (v.PT020105120016), com pavimento em tijoleira e pedra formando quadrados; ergue-se isolado, em local de destaque, numa zona de construções destoantes. O adro, em cota superior à via pública é delimitado por muro de sustentação de terras totalmente revestido por painel de azulejos.

Descrição Complementar

O Painel de azulejos que reveste o muro de suporte do adro é evidenciado pelos tons azuis (mar) que se conjugam com os tons terra (verdes e castanhos); as representações pictóricas são evocativas da tradição piscatória e marítima da região. A representação é dominada pela imagem de uma mulher que segura um peixe na mão esquerda.

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

AZULEJOS: Zé Augusto; CONSTRUTOR: Antero Santos & Santos (arranjo urbanístico);

Cronologia

1554 - data inscrita no pedestal: "ESTA OBRA E SINO MAM DOV FAZER A DRE RIBEIRO IV IZ E IOAM PRE TO MORDO MO E ATONI O AFOMSO ESCRIVAM ER D 1554"; Séc. 17 - Cúpula piramidal exterior; 1998 - a empresa Antero Santos & Santos projecta e executa a arranjo exterior à Capela e Cruzeiro da Senhora da Alegria; 2001 - colocação de um painel de azulejos quando da regularização das obras do adro da capela e cruzeiro; 2012, 8 outubro - publicação do Anúncio n.º 13523/2012, DR, 2.º série, nº 194, relativo ao arquivamento do procedimento de classificação da Capela.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Calcário da região de Ançã (Coimbra), cimento (cúpula interior), cerâmica (revestimento exterior) e ferro (cruzes). Azulejos: revestimento do muro do adro.

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pp. 141 - 142; NEVES, Amaro, Aveiro. Arte e História, Aveiro, 1984; www.cm-aveiro.pt [consulta em 03-11-09].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

CMA: 1998 - arranjos exteriores à Capela e Cruzeiro da Senhora da Alegria; 2001 - colocação de um painel de azulejos quando da regularização das obras do adro da capela e cruzeiro.

Observações

*1 - Originariamente, o espaço central do templete revelaria externamente a forma ovalada e não a piramidal, de edificação posterior, tal como revelam modelos contemporâneos.

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

Cecília Matias 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login