Capela dos Santos Mártires

IPA.00000872
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta hexagonal, seiscentista, com remate barroco e estrutura desornamentada. Se planimetricamente a sua tipologia indica o gosto da região pelos espaços centralizados, a fachada é uma variante do frontispício da igreja do Convento de Santo António, em Aveiro.
Número IPA Antigo: PT020105060018
 
Registo visualizado 277 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada. Capela de planta hexagonal unida, lateralmente, a estrutura rectangular, incorporando portal murado encostado ao templo e que dá acesso ao pátio fronteiro. Massa diferenciada com cobertura exterior hexagonal com lanternim moderno e de duas águas no anexo. Estrutura simples com marcação única, por cunhais, da fachada com portal com verga abaulada, rasgando-se superiormente pequeno óculo e um frontão triangular assente em duas mísulas e coroado por cruz com simples função decorativa. Ao longo da marcação superior do alçado, cornija corrida e saliente, dividindo o corpo inferior da simples cimalha superior que sustém na frontaria remate decorado com molduras curvas laterais com pináculos e estrutura central abrigando pequena edícula com estatuetas, coroada por cruz de hastes em flor-de-lis. Interior desornamentado constituído por seis panos verticais onde se rasgam arcos simples sem marcação nos cunhais, inscrevendo-se na parede fundeira retábulo-mor e lateralmente, arcas tumulares. Cobertura interior de seis sectores.

Acessos

Rua dos Santos Mártires

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolada, na berma de via de comunicação, junto a fábrica e zona habitacional, integrada em adro arborizado com pequeno jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1670, cerca - Simão da Costa Andrade manda edificar o templo, que servirá de capela funerária familiar; 1673 - falecimento do benfeitor; 1683 - O filho, Manuel da Costa Andrade manda edificar as arcas tumulares de seus pais; séc. 19, inícios - porta da Capela e do edifício anexo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cobertura em tijolo, cantarias (porta, remates e túmulos), estuque (retábulo).

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pp. 142 - 143.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1882 - Restauro da capela a cargo de António Rangel de Quadros, sexto neto do fundador.

Observações

*1 - As semelhanças óbvias entre as fachadas da igreja do Convento de Santo António (reformado a partir de 1653) e da Capela dos Santos Mártires, incorporada ancestralmente nos limites das terras pertencentes aos franciscanos, leva a supor que o risco poderá dever-se ao mesmo arquitecto, pois esta última é uma variante simplificada da primeira. *2 - Dado a falta de qualidade arquitectónica do edifício anexo, a Capela ganharia arquitectonicamente com a sua demolição, retornando ao seu aspecto original.

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login