Casa de Lamas

IPA.00008717
Portugal, Braga, Cabeceiras de Basto, União das freguesias de Alvite e Passos
 
Casa nobre barroca, de planta irregular, composta por corpo principal alongado, com dois corpos adossados frontalmente, um deles bastante posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e em cantaria de granito rasgadas por vãos de verga recta e em arco abatido. Fachada principal ritmada ao nível do segundo registo por janelas de guilhotina com remates em cornija, elevada ao centro. Fachada principal com escadaria com arranque e corrimão volutados, de acesso a vestíbulo aberto para o exterior. Corpo SO. neobarroco, com vãos feitos à semelhança dos antigos, acrescentando apenas mísulas a ladear as janelas e pináculos nos cunhais. Os arranques da escadaria principal associam volutas com outros motivos fitomórficos. O corpo revivalista apresenta um janelão tripartido criando janelas geminadas e duas janelas disposta junto ao cunhal simulando uma janela de ângulo.
Número IPA Antigo: PT010304020039
 
Registo visualizado 440 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta irregular, composta pelo longo corpo principal, a que se adossam, frontalmente, dois pequenos corpos rectangulares, ladeando, de forma assimétrica, escadaria nobre. Volumes articulados de dominante horizontal. Coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas, com duas chaminés de pano enclinado . Fachadas de dois registos, enquadradas por cunhais apilastrados toscanos, rematadas por cornija sob beiral. Fachada principal voltada a NO., marcada, centralmente, pelo corpo principal, com o primeiro registo em aparelho de granito, rasgado por portas de verga recta e o segundo registo, rebocado e pintado de branco, com pedra de armas, fenestração regular, com janelas de guilhotina, em vãos rectangulares, rematados por cornija, com elevação central, e portal principal enquadrado por pilastras toscanas que liga a vestíbulo aberto para o exterior, a que se acede por escadaria de pedra, de lanço recto com arranque e corrimão volutado. Os panos dos corpos adossados apresentam-se rebocados e pintados de branco, com embasamento de pedra. O corpo da esquerda, mais pequeno, possui porta de verga recta, no primeiro registo do pano lateral SO., e janela rectangular com morfologia igual às restantes da fachada, no segundo registo. O corpo direito, encimado nos cunhais por pináculos piramidais, tem, no primeiro registo, porta e janelas em arco abatido, e no segundo, grande vão tripartido estruturado por colunelos formando três janelas geminadas, enquadrado por mísulas e junto ao cunhal, janela em arco pleno assente em colunelos embebidos, com motivo decorativo na pedra de fecho. Esta janela procura simular uma janela de ângulo juntamente com a outra igual que existe no pano lateral. No cunhal encontra-se nicho com mísula. Ainda nesta pano encontra-se no primeiro registo janela em arco abatido e no segundo, janela de verga recta, entre mísulas, pequena janela em arco abatido e porta em arco pleno, de acesso à cozinha, com escadaria de lanço recto e guarda de ferro. Pano oposto do corpo com janela em arco abatido encimada por janela de verga recta, entre mísulas. Topo do corpo principal com fachadas em cantaria de granito, aberto por janelas de guilhotina de arco abatido. Fachadas lateral NE. com anexos de apoio à actividade agrícola adossados. Fachada posterior em cantaria de granito com portas de verga recta, no primeiro registo e janelas rectangulares de guilhotina no segundo. No extremo esquerdo encontra-se escadaria de granito de lanço recto. No INTERIOR *1 distribuem-se, no primeiro piso, a adega, lojas e arrumos e, no segundo a zona residencial, com, salas, oratório, quartos, casas de banho e cozinha.

Acessos

Lugar de Lamas; EN 205, ao Km. 104.4

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 624/2013, DR, 2.ª série, n.º 182 de 20 setembro 2013 *1

Enquadramento

Rural, fronteira à EN 205 no troço que liga Cabeceiras de Basto a Arco de Baúlhe, em quota ligeiramente mais baixa, integrada numa quinta agrícola, vedada por muros e sebe. A propriedade integra edifícios rústicos de apoio à produção agrícola, em alvenaria de granito e xisto, salientando-se casas de caseiros, palheiros, a azenha e um moinho. Possui, nas traseiras da casa, jardim formal com canteiros estruturados por buxo. Na proximidade localiza-se a Casa do Alvação (v. PT010304020038).

Descrição Complementar

HERÁLDICA: Pedra de armas com paquife, esquartelada com armas dos Araújo, Vasconcelos, Pereira e Alvim e timbre formado por elmo.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Referência à Casa de Lamas; séc. 18 - reedificação da casa; 1758 - referência à Casa de Lamas como tendo pertencido a João de Araújo Ferreira, Colegial de São Paulo, Lente de Coimbra e Desembargador do Porto; 1940 - construção do corpo SO., adossado à fachada principal; 1990, década - recuperação da casa e abertura a Turismo de Habitação; 2011, 25 Outubro - anúncio nº 15404/2011, DR, 2ª série, nº 205, com abertura do procedimento de classificação; 2012, 27 abril - proposta da DRCNorte para a classificação como MIP; 2012, 11 setembro - publicação do projeto de decisão de classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção em Anúncio n.º 13400/2012, DR, 2.ª série, n.º 176.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, cornijas de remate, elementos decorativos, escadarias exteriores e pedra de armas em granito; revestimento da cozinha e casas de banho com azulejos; pavimentos, tectos, retábulo da capela, portas e janelas em madeira; corrimão de escadas em ferro; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

Jornal de Cabeceiras, nº 2390, 15/11/1969, p. 3; Vv.Aa., Cabeceiras - das Terras de Basto..., Paços de Ferreira, 1998, p. 55; BARROS, Estela Leite de, A importância de Portagem no Foral de Cabeceiras de Basto, in Ecos de Basto, nº 35, 15 Fevereiro 1992, p. 2; Casa de Lamas é referida nos documentos do século XVIII, in Diário do Minho, 14 Dezembro 2006, p. 27.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Arquivo da Casa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1915 / 1920 - Intervenção na fachada principal; 1940, década de - construção do corpo SO. e remodelação da cozinha; 1990 - recuperação da casa para Turismo de Habitação; 2000 / 2001 - obras de beneficiação e adaptação no primeiro piso; isolamento dos telhados e revisão dos pavimentos; reboco das fachadas e pintura.

Observações

*1 - DOF: Casa de Lamas e Jardins.

Autor e Data

António Dinis 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login