Memorial de Santo António do Burgo / Arco da Rainha Santa

IPA.00000871
Portugal, Aveiro, Arouca, Santa Eulália
 
Marco de couto medieval.
Número IPA Antigo: PT010104160003
 
Registo visualizado 512 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Político e administrativo  Estrutura de delimitação territorial  Marco  Marco de couto

Descrição

Assente em alto pedestal (4,75 m) de forma rectangular, é constituído por um arco de volta perfeita simples (2,10 m de diâmetro), duas frestas superiormente e remate irregular com cruzes nas ilhargas e elemento cilíndrico ao centro. O sistema decorativo de elementos geométricos e vegetalistas restringe-se às molduras exteriores e intradorso da arquivolta, incluindo internamente uma empena de feições irregulares sustida por duplos colunelos de fuste liso e capitéis com motivos antropomórficos, às duas frestas com besantes e à cornija superior com modilhões.

Acessos

EN. 326, Lugar de Santo António

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto 16-06-1910, DG nº 136, de 23 Junho 1910

Enquadramento

Urbano. Implanta-se em pequeno adro fronteiro à capela paroquial com escadaria, na berma da estrada nacional, com construções e ambiente destoantes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: marco de couto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1256 - ano do falecimento de D. Mafalda; de base não científica, relaciona-se a sua construção com a passagem do féretro de D. Mafalda, filha de D. Sancho I, do Mosteiro de Cête, Paredes, para o Convento arouquense; 1965 - fez-se um estudo de arranjo envolvente, nunca concretizado, encarando-se a possibilidade de deslocamento do imóvel; 1986 - a Câmara Municipal solicita que se realizem obras que melhorem o enquadramento visual.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Granito

Bibliografia

LEAL, Pinho, Monumento da Rainha Santa, Almanaque das Lembranças; VITORINO, Pedro, Os Memoriais, Boletim da Comissão Provincial de Etnologia e História, Porto, 1942; BOAVENTURA, Frei Fortunato, Memórias para a vida da beata Mafalda, Rainha de Castela e reformadora do Mosteiro de Arouca; CORREIA, Azevedo de, Arte Monumental Portuguesa, Vol. 1, Porto, 1975, p. 36; GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, Vol. XI, Lisboa, 1991, pp. 95, 97 - 98; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70396 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Em 1965 fez-se um estudo de arranjo envolvente, nunca concretizado, encarando-se a possibilidade de deslocamento do imóvel. Em 1986 a Câmara Municipal solicita que se realizem obras que melhorem o enquadramento visual. *2 - O sistema decorativo liga-se, de forma estreita, ao Românico do Norte de Portugal, permitindo a datação estilística para finais de centúria de Duzentos.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login